Acervo

Localizado no terceiro andar do prédio, o Centro de Documentação e Memória Capitólio reúne obras e documentos diversos relacionados ao cinema gaúcho, nacional e internacional, com o objetivo de atender pesquisadores da área e demais interessados pelo tema. Todas as atividades e serviços oferecidos pelo Centro de Documentação são administrados a partir do CDM/Biblioteca.

 

Biblioteca

Composto por material bibliográfico diferenciado sobre o cinema nacional e internacional, tais como, livros, periódicos, catálogos, folhetos e monografias relacionados ao cinema. Entre os materiais bibliográficos vamos encontrar a coleção completa do Festival de Gramado, uma coleção de material informativo, como catálogos que registram a produção cinematográfica do Rio Grande do Sul, bem como dos principais pólos produtores de cinema, Rio de Janeiro e São Paulo; biografias, crítica e interpretação, resenhas e roteiros cinematográficos completam os recursos informacionais da Biblioteca.

 

Arquivos e Coleções

Os Arquivos e coleções reúnem conjuntos documentais produzidos, acumulados, recebidos, colecionados por pessoas ou entidades ligadas ao cinema gaúcho e nacional ao longo de suas trajetórias e configuram-se em importantes fontes para a pesquisa histórica e para a produção de conhecimento. Estes conjuntos de documentos estão divididos por acervos levando-se em conta as características de cada acervo para preservação.

Acervo Documental esta dividido em três grandes fundos documentais, sendo eles: Cinemateca Capitólio, Acervo da Coordenação de Cinema Vídeo e Fotografia e Arquivos Pessoais de cineastas, fotógrafos e críticos de cinema, dos quais podemos citar: Antonio Carlos Textor, Fatimarlei Lunardeli, Jorge Furtado, Luiz Carlos Lisboa, Odilon Lopez, Tony Rabattoni, Tuio Becker e Telmo Kersting. Entre os documentos que constituem estes acervos podemos destacar roteiros e sinopses de filmes, recortes de jornais e revistas, boletins informativos, jornais, folders de programação de cinema, clippings de entrevistas em áudio, relatórios, projetos, correspondências, entre outros documentos relacionados ao cinema gaúcho e nacional.

Acervo de Filmes em Películas são encontrados filmes em 8mm, 16mm e 35mm, entre tantos outros encontramos os filmes gaúchos premiados como Sal de Prata, Tolerância, Verdes Anos, Ilha das Flores, Anahy de Las Misiones, Houve uma Vez Dois Verões, Carrocel, Quintana dos 8 aos 80, Três Minutos, Dona Cristina Perdeu a Memória, O Homem que Copiava, todo este acervo retrata a memória do cinema gaúcho. O Filme mais antigo que consta no acervo é o Charlot Vagabundo, de Charles Chaplin de 1916. Também fazem parte do acervo, filmes institucionais e pessoais.

O Acervo de Filmes em Multimeios é composto por mais de oito mil títulos registrados em diferentes suportes (Disco laser, VHS, DVD, Blu-ray, HD, etc.), e classificados como Projetos Especiais, sendo eles: Cine Esquema Novo, Projeto Olho na Rua, Curta nas Telas, Divercine; Longas Brasileiros, Coleção Raridades de um Século, Clássicos do Cinema; Depoimentos; Documentários; Entrevistas; Debates; Carnaval; alem de uma grande quantidade de filmes que estão classificados como gerais, pois são filmes dos mais diversos gêneros e procedências.

Coleção de Cartazes conta com mais de dois mil cartazes que ilustram a história do cinema e marcam épocas através das imagens.

Coleção de Fotografias nesta coleção encontramos fotografias em diferentes suportes e meios (em papel, digital, cromos, negativos, slides, etc.) que retratam a história do Capitólio, cenas de filmes e acervos de pessoas ligados ao cinema.

Coleção de Peças Históricas  neste acervo encontram-se objetos e peças que contam a história e a evolução dos equipamentos de filmagens, de edição e de projeção. Também podemos encontrar neste acervo objetos que retratam diferentes épocas do cinema gaúcho.

 

Serviços

Atendimento à pesquisa

O atendimento à pesquisa é realizado pela biblioteca que possui dois espaços de atendimento, um para atendimento a pesquisa do material bibliográfico e documental e um segundo espaço equipado para atendimento a pesquisa de filmes em vídeo.

Horário de atendimento:

De Terça à Sexta-feira

 

Em outros horários e dias faz se necessário agendamento com antecedência pelo e-mail: pesquisacapitolio@gmail.com ou pelo telefone (51) 3289 7464 / 7463

As pesquisas nos materiais bem como a utilização das salas de pesquisa são de uso gratuito.

Recebimento de Doação de Acervos

A Cinemateca tem como objetivo principal a preservação da Memória do audiovisual gaúcho e nacional, assim, recebemos acervos diversos ligado ao cinema como: vídeos em VHS, DVD, Blu-ray, HD, filmes em películas, documentos como fotografias, roteiros, recortes de jornais, relatórios, folders, cartazes, folhetos, livros, revistas, informativos, peças históricas, etc.
Entre em contato pelo e-mail: cdmcapitolio@gmail.com ou nos telefones 51 32897463 ou 7464 e faça sua doação.

O(s) formulário(s) abaixo deverá ser preenchido e entregue junto ao acervo doado.

Termo doação de acervos (Documento textual, Fotografias, Livros, Revistas, etc.)
Termo doação Filmes PF
Termo doação Filmes PJ
Formulário – Depósito legal Filmes