Programação

Sala de Cinema

Horários

27/11/2022 • 17:00h

Programa Mostra Ohún Itinerante

(entrada franca)
Interiores (Matheus Bizarrias, 22’, Rio de Janeiro/Niterói/São Gonçalo – RJ)

Estatística (Ana Stela Cunha, Milla Negrah Avelar e Rodrigo Sena, 6’, Quilombo do Damasio – MA)

Procura-se Bixas Pretas (Vinicius Eliziário, 25’, Salvador – BA)

Morde e Assopra (Stanley Albano, 10’, Belo Horizonte – MG)

Inimigo (Alisson Severino, 18’, Fortaleza – CE)

Te aguardo no bolso da saudade” (Rosy Nascimento, 12’, Natal – RN)

Ohún, a Mostra de Cinema Negro de Pelotas, surgiu da vontade de alunas e alunos negros dos cursos de cinema da UFPel de exibirem e discutirem filmes feitos por pessoas negras. Já em sua 6ª edição,  a mostra já exibiu mais de 100  produções de todo Brasil. Como lembram os organizadores, Pelotas, situada no Extremo Sul do país, é a cidade com a maior população negra do Rio Grande do Sul

“Ohún” vem do yorubá e é traduzida como voz:  “representa o desejo da OHÚN se fazer ouvida e ser uma referência de acesso ao cinema negro, desde Pelotas onde nasce em 2017 a outros territórios alcançados através da virtualidade”, informa uma das idealizadores, Jackeline Nunes. Ela afirma ainda que Ohún representa uma autodeclaração da Mostra, enquanto um coletivo que atua de forma independente e ganhou maior sentido nas transformações do evento através dos anos, em busca de uma identidade original.

A seção Ohún Itinerante faz parte da programação que marca os 15 anos de criação dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da UFPel.

Veja a programação completa