Notícias

Cinemateca Capitólio Petrobras inaugura equipamento de acessibilidade para a sala de cinema
11 de novembro de 2019

 

A partir desta semana a Cinemateca Capitólio Petrobras conta com acessibilidade completa. Desde sua reinauguração, o espaço possui acessibilidade física, com banheiros adaptados, elevador de acesso a todos os andares e espaços reservados para cadeirantes e obesos na plateia da sala de cinema. A partir de agora, a acessibilidade também chegou à tela da sala de cinema, através do equipamento  que permite aos exibidores tornarem suas salas acessíveis para espectadores com deficiência visual ou auditiva. A aquisição foi possibilitada através do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – Programação Especial 2019 que realizou oito mostras de cinema, quatro eventos especiais “Noites na Cinemateca”, duas master classes; duas exposições na Galeria da Cinemateca, dez sessões de cinema acessível e o tratamento de material de acervo, digitalização de cartazes e documentos.

Visando ampliar o acesso à Cinemateca Capitólio, o projeto fez a aquisição do equipamento que permite acesso a espectadores com deficiência visual ou auditiva e, assim cumprir com a legislação brasileira vigente, IN 128 / 2016. O equipamento se chama CineAssista e possui três aparelhos (smartphones) que possibilitam a fruição do filme, dentro da sala de cinema, em conjunto com os demais espectadores, através dos recursos de acessibilidade (LIBRAS, legendas descritivas e audiodescrição), em sistema fechado.

O processo de implementação do equipamento está sendo um aprendizado para todos os envolvidos nesta ação, pois para que seu uso seja bem-sucedido, é necessária a qualificação da equipe. Para isto, os funcionários da Cinemateca estão se preparando para melhor atender aos usuários, contando com a assessoria da Ovni Acessibilidade Universal. “Tudo para que a comunidade de Pessoas com Deficiência se sinta incluída e faça parte deste novo momento da Cinemateca”, afirma Beto Rodrigues, presidente da FUNDACINE.

“Para termos certeza da funcionalidade do equipamento foi realizado um teste onde foram convidados Rafael Braz, psicólogo clínico e consultor em audiodescrição, Ana Luisa Paganelli Caldas, professora de Libras da UFRGS e doutoranda na UFPEL, Eraldo Fortini, professor e Celina Xavier intérprete de LIBRAS, que puderam avaliar o uso dos smartphones numa sessão exclusiva. Para eles o equipamento é eficaz e colabora para a inclusão e democratização do cinema”, conta Beto Rodrigues.

Já na primeira semana que acessibilidade será possível conferir as produções “Diz a ela que me viu chorar”, “O olho e a faca”, “A cidade dos piratas” e “Legalidade”, em cartaz na programação da Cinemateca, até o dia 20 de novembro.

O uso do equipamento de acessibilidade será viabilizado mediante agendamento prévio do público interessado nas sessões de filmes que possuem os recursos de acessibilidade. Como o aparelho é móvel será possível aos usuários escolherem a cadeira que desejam sentar, por isso é importante, chegar antecipadamente para que a equipe da Cinemateca possa atender da melhor maneira e instalar o aparelho. A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro 1085 – Esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7458 | http://www.capitolio.org.br | facebook.com/cinemateca.capitolio

COMO FUNCIONA:
O uso do equipamento de acessibilidade será viabilizado mediante agendamento prévio do público interessado nas sessões de filmes que possuem os recursos de acessibilidade.

A Cinemateca Capitólio Petrobras é um espaço cultural e diante desta prerrogativa exibe mostras, filmes de diferentes nacionalidades e produzidos em diferentes épocas, possuindo uma programação diferenciada das demais salas de exibição, por isso, a exibição de filmes que possuam os recursos de acessibilidade fechada está sujeita a programação dos mesmos e, quando o filme dispuser de tais recursos haverá a divulgação nas mídias tradicionais e on line.

Cada aparelho (estarão disponíveis 03 smartphones por sessão) é individual e neste há o aplicativo de acessibilidade, devendo o usuário selecionar a modalidade mais adequada. Mesmo durante a exibição do filme é possível mudar a tecnologia de acessibilidade, conforme a necessidade ou o conforto. O aparelho não possui iluminação para não atrapalhar os demais usuários da sala; possui uma instalação móvel com adaptador no braço da cadeira e espaço para a inserção do smartphone. 

Mais informações:
http://www.capitolio.org.br
3289-7458 (Administração)
cinematecacapitolio@gmail.com
https://www.facebook.com/cinemateca.capitolio/
https://www.instagram.com/cinematecacapitolio/

Voltar para notícias