Novidades

Mostra Carlos Reichenbach
24 de novembro de 2017

A partir de 1º de dezembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras realiza uma homenagem ao grande cineasta brasileiro Carlos Reichenbach. Com entrada franca, a programação apresenta uma mostra de filmes emblemáticos da trajetória do diretor e uma série de debates sobre sua obra.

A programação faz parte do projeto Cinemateca Capitólio – Digitalização e Programação Especial 2017, patrocinado pela Petrobras e financiado através do Pró-Cultura RS da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

A mostra começa na sexta-feira, 1º de dezembro, às 20h, com uma edição especial do Projeto Raros apresentando o cultuado Snuff, Vítimas do Prazer (1977, 109 minutos) dirigido por Cláudio Cunha, co-roteirizado e fotografado por Reichenbach. A sessão será comentada pelos críticos e pesquisadores Carlos Thomaz Albornoz e Cristian Verardi.

O crítico Inácio Araújo, co-roteirista de Carlos Reichenbach em realizações dos anos 1980, e montador de Lilian M: Relatório Confidencial (1975, 120 minutos), também incluído na mostra, vem a Porto Alegre comentar a sessão de Filme Demência (1986, 92 minutos) no sábado, 2 de dezembro, às 20h.

Na terça-feira, 5 de dezembro, às 20h, o montador e coordenador do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos Milton do Prado, pesquisador da obra de Reichenbach, comenta a sessão de Alma Corsária (1993, 112 minutos).

Completa a programação da mostra o longa-metragem político Avanti Popolo (2012, 72 minutos), de Michael Wahrmann, protagonizado por Carlos Reichenbach.

FILMES

LILIAN M: RELATÓRIO CONFIDENCIAL

Brasil, 1976, 120 minutos

Direção: Carlos Reichenbach

Exibição digital

Maria abandona o marido lavrador e os dois filhos pequenos seduzida por um caixeiro-viajante (Walter Marins), sofre um trágico acidente de carro e segue sozinha para tentar a vida em São Paulo.

SNUFF – VÍTIMAS DO PRAZER (PROJETO RAROS ESPECIAL)

Brasil, 1977, 109 minutos

Direção: Cláudio Cunha

Exibição digital

Michael Tracey e Bob Channung, inescrupulosos produtores de filmes pornográficos, estão no Brasil para realizar uma obra “snuff’, gênero que alcançou enorme sucesso nos circuitos pornôs de Nova York. Nesses filmes, os atores são assassinados e violentados em cena, sem nenhum truque. Os produtores contratam dois técnicos brasileiros que estão às portas da falência, organizam a produção e arregimentam o elenco: Taty Ibanez, atriz em decadência, antiga rainha dos filmes de cangaço; Glória Verdi, figurante de teatro; Maria Rosa, candidata a Miss São Paulo; Lia de Souza, stripper da Boca do Lixo de São Paulo; o ator Sérgio Bandeira, retirado de um sanatório. Aos poucos, a máquina da fatalidade começa a rodar e as mortes reais vão acontecendo de forma surpreendente e inesperada, causando pânico na equipe de produção.

FILME DEMÊNCIA

Brasil, 1986, 96 minutos

Direção: Carlos Reichenbach

Exibição digital

Um pequeno industrial de cigarros, falido economicamente e em crise doméstica, sai de casa e passa a refugiar-se em visões e alucinações. Como na lenda de Fausto, terá de encontrar seu correspondente Mefisto, que durante a história lhe aparecerá de várias formas e personalidades, ora como traficante noturno, ora como uma cândida velhinha.

ALMA CORSÁRIA

Brasil, 1994, 112 minutos

Direção: Carlos Reichenbach

Exibição digital

Rivaldo Torres e Teodoro Xavier, amigos de infância, lançam o livro “Sentimento Ocidental”. Os poetas convidam pessoas dos mais variados estilos para o evento. Enquanto a festa avança, Torres e Xavier relembram momentos diversos do passado.

AVANTI POPOLO

Brasil, 2012, 72 minutos

Direção: Michael Wahrmann

Exibição em DCP

Imagens captadas pelo irmão nos anos 70 são usadas por André na tentativa de reavivar a memória do pai, que há 30 anos espera seu filho desaparecido.

GRADE DE HORÁRIOS

30 de novembro a 6 de dezembro de 2017

30 de novembro (quinta-feira)

17h15 – Cidade dos Sonhos

20h – Sessão de dez anos de Ainda Orangotangos

1º de dezembro (sexta-feira)

17h15 – Cidade dos Sonhos

20h – Projeto Raros Especial (Snuff – Vítimas do Prazer, de Cláudio Cunha)

2 de dezembro (sábado)

17h15 – Cidade dos Sonhos

20h – Filme Demência + debate com Inácio Araújo

3 de dezembro (domingo)

17h15 – Cidade dos Sonhos

20h – Lílian M – Relatório Confidencial

5 de dezembro (terça-feira)

17h15 – Cidade dos Sonhos

20h – Alma Corsária + debate com Milton do Prado

6 de dezembro (quarta-feira)

17h15 – Cidade dos Sonhos

20h – Avanti Popolo

Voltar