Novidades

O Desmonte do Monte e Baronesa em cartaz
2 de julho de 2018

Os filmes O Desmonte do Monte, de Sinai Sganzerla, e Baronesa, de Juliana Antunes, ganham exibição na Cinemateca Capitólio Petrobras até o dia 11 de julho. O valor do ingresso para o filme de Sganzerla é R$ 16,00. Para o filme Baronesa, ingresso promocional de R$ 10,00. Estudantes e idosos pagam meia.

O DESMONTE DO MONTE

Brasil, 2017, 85 minutos DCP

Direção: Sinai Sganzerla

O documentário O Desmonte do Monte aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. O Morro do Castelo, conhecido como “Colina Sagrada”, foi escolhido pelos colonizadores portugueses para ser o local das primeiras moradias e fundação da cidade do Rio de Janeiro. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o morro foi destruído por reformas urbanísticas com o intuito de “higienizar” a cidade e também de promover a especulação imobiliária.

O filme aborda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro e conta com trechos de O Subterrâneo do Morro do Castelo, escrito por Lima Barreto que foi uma das poucas vozes que defendeu publicamente a permanência e vida do Morro do Castelo de São Sebastião.O filme tem sua narrativa baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade de São Sebastião até os dias atuais e conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo, e também com depoimentos de áudio de ex-moradores do Morro do Castelo e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte.

 

BARONESA

Cor/DCP – 70′
Brasil – 2017
Direção: Juliana Antunes
No dia 28 de junho, a diretora participa de um debate após a sessão.

Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

O longa mostra o dia a dia de duas vizinhas e amigas que moram na periferia de BH. De um lado, Andreia começa a construir sua casa para se mudar. Do outro, Leid e os filhos estão à espera do marido, que está preso. Em comum, a necessidade de se desviar dos perigos da guerra do tráfico e a estratégia para evitar as tragédias trazidas como consequência. Segundo Juliana Antunes, que também assina o roteiro do filme híbrido, a história era escrita diariamente, muito em função dos acontecimentos imprevisíveis da vida na periferia.

GRADE DE HORÁRIOS

5 a 11 de julho de 2018

5 de julho (quinta)

16h – Baronesa

17h30 – O Desmonte do Monte

19h – Velocipastor

20h30 – Aterrorizados

 

6 de julho (sexta)

(neste dia a programação começa às 19h em razão do jogo do Brasil na Copa do Mundo)

19h – Ederlezi Rising

20h30 – Puppet Master: The Littlest Reich

 

7 de julho (sábado)

14h30 – Baronesa

16h – O Desmonte do Monte

18h – The Dark

20h – Hagazussa

 

8 de julho (domingo)

14h30 – Baronesa

16h – O Desmonte do Monte

18h – Nosferatu

20h – Frankenstein

 

10 de julho (terça)

16h – Baronesa

17h30 – O Desmonte do Monte

19h – Luz

20h30 – Os Tigres Não Têm Medo

 

11 de julho (quarta)

16h – Baronesa

17h30 – O Desmonte do Monte

19h – Matar a Deus

20h30 – Vidar, o Vampiro

 

Voltar