Novidades

A Ilha do Sol de Thomas Elsaesser
12 de agosto de 2018

No sábado, 18 de agosto, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a exibição do filme A Ilha do Sol (Die Sonneninsel, 2017, 60 minutos), dirigido pelo alemão Thomas Elsaesser, importante nome dos estudos internacionais de cinema. O evento é uma co-realização do PPG em Comunicação – Unisinos, do Curso de Realização Audiovisual – Unisinos, do Instituto Goethe, e do Risco Cinema. Entrada franca.

A Ilha do Sol

(Die Sonneninsel)

Alemanha, 2017, 60 minutos

HD com legendas em português

Direção: Thomas Elsaesser

Um filme-ensaio sobre coincidências, vidas destruídas e glória póstuma, mas também um filme familiar sobre paixões e amizades em Berlim entre duas guerras. A carreira de um arquiteto modernista, Martin Elsaesser (1884 – 1957) está no centro deste filme.

Thomas Elsaesser é professor emérito de Estudos de Cinema e Televisão na Universidade de Amsterdã, Elsaesser leciona desde 1976 como professor visitante em universidades dos Estados Unidos, principalmente na Universidade de Iowa, na Universidade da Califórnia (Los Angeles, San Diego, Berkeley, Irvine, Santa Bárbara), na Universidade de Nova York e na Universidade de Yale.

Entre 2000 e 2005, coordenou um projeto de pesquisa internacional sobre Cinema Europeu na Universidade de Amsterdã. O projeto resultou em várias publicações de livros sobre cinema europeu, história do cinema, cinema contemporâneo, os movimentos de vanguarda e sociedade cinematográfica europeia, e o circuito de festivais de cinema europeus. Outros estudos do projeto foram dedicados a estudos comparativos, como a narração pós-clássica e o cinema mundial, o cinema, a guerra e a memória, a música no cinema europeu dos anos 90 e vários estudos sobre as cidades europeias e a cultura das mídias.

Elsaesser é um importante representante dos estudos internacionais de cinema, cujos livros e ensaios sobre teoria do cinema, teoria do gênero, Hollywood, história do cinema, arqueologia e novas mídias, cinema europeu de arte e arte de instalação foram publicados em mais de 20 idiomas. Em 2013 ele se tornou professor visitante da Escola de Artes da Universidade de Columbia.

Voltar