Novidades

Projeto Raros apresenta A Bigger Splash de Jack Hazan
18 de setembro de 2018

Na sexta-feira, 28 de setembro, o Projeto Raros apresenta na Cinemateca Capitólio Petrobras o filme A Bigger Splash (1974, 106 minutos), dirigido por Jack Hazan e protagonizado pelo artista britânico David Hockney. Após a exibição, acontece um debate com a pesquisadora Paula Trusz. Com projeção em HD e legendas em português, a sessão tem entrada franca.

A sessão especial integra a mostra O Cinema de Ira Sachs, que apresenta, a partir do dia 25 de setembro, os três últimos longas do diretor americano (Deixe a Luz Acesa, O Amor é Estranho e Melhores Amigos) e filmes de Yasujiro Ozu e Leo McCarey que o influenciaram.

Paula Trusz Arruda é doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte junto ao PPGAV-UFRGS, em que pesquisa questões relativas à produção de artistas mulheres no ambiente virtual. Possui mestrado pela mesma universidade, e defendeu a dissertação chamada Pregnâncias da autorreferencialidade: a produção de Mário Röhnelt nos anos 1980, com orientação do Prof. Dr. Alexandre Santos. Atualmente também é editora de arte da Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte.

 

A BIGGER SPLASH

A Bigger Splash é um filme biográfico que combina documentário, ficção e fantasia para mostrar o rompimento prolongado de David Hockney com seu então parceiro Peter Schlesinger, no período de 1970 a 1973. Dirigido por Jack Hazan, também responsável pelo cult Rude Boy, o filme é um marco do cinema queer dos anos 1970, aproximando de forma singular o processo criativo e a intimidade de Hockney, nome decisivo da Pop Art britânica. O título do filme evoca uma de suas obras-primas, pintada em 1967, momento em que o artista lecionava na University of California, em Berkeley.

Ira Sachs cita A Bigger Splash como um dos modelos de Deixe a Luz Acesa, um de seus filmes mais conhecidos, lançado em 2012, destacando o modo como a atmosfera pode revelar mais sobre a separação de um casal do que as intrigas bem delineadas de uma trama convencional. Outro grande diretor norte-americano, Martin Scorsese, tem o filme de Hazan como uma referência importante para a mise en scène de um de seus clássicos, Taxi Driver.

A BIGGER SPLASH
Reino Unido, 1974, 104 minutos
HD com legendas em português
Direção: Jack Hazan
Elenco: David Hockney, Peter Schlesinger, Celia Birtwell, Henry Geldzahler, Mo McDermott, Kasmin, Mike Sida, Ossie Clark

Voltar