Novidades

Semana de Portugal
29 de novembro de 2018

 

De 29 de novembro a 6 de dezembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta quatro sessões especiais para celebrar a Semana de Portugal. A programação inclui um programa de curtas de animação de José Miguel Ribeiro, dois filmes da essencial produtora O Som e a Fúria e a cinebiografia da poeta Florbela Espanca. Com apoio do Instituto Camões e do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre, as sessões têm entrada franca.

PROGRAMA DE ANIMAÇÕES DE JOSÉ MIGUEL RIBEIRO

A Suspeita

Portugal, 2000, 25 minutos

Um compartimento de comboio, quatro pessoas, um revisor, um canivete de Barcelos e um potencial assassino. Chegarão todos ao fim da viagem?

Passeio de Domingo

Portugal, 2009, 20 minutos

São capazes de guardar um segredo?… Este domingo vai ser diferente. Nem pomos os pés dentro do carro. A mãe e o pai não vão discutir e nós vamos brincar num jardim de couves gigantes.

Viagem a Cabo Verde

Portugal, 2010, 17 minutos

História de uma viagem de 60 dias a andar em Cabo Verde. Sem telemóvel ou relógio, sem programar antecipadamente e com o essencial às costas, o viajante descobre as montanhas, povoações, o mar, uma tartaruga, a música, as cabras, a bruma seca, os cabo-verdianos e acima de tudo uma parte essencial de si mesmo.

Papel de Natal

Portugal, 2014, 30 minutos

Dodu, um destemido bonequinho de cartão, Camila, uma amorosa menina de 8 anos e Sana, um Pai Natal de todos os dias, resgatam o pai de Camila das garras do Monstro Desperdício, reciclando o papel de embrulho dos presentes de Natal e respirando em sincronia com todas as florestas do Céu e da Terra.

 

JOHN FROM

Portugal, 2015, 90 minutos

Direção: João Nicolau

Exibição em HD.

Uma adolescente ocupa seu tempo ocioso tomando sol na varanda. Um dia, ela se interessa por um novo vizinho, bem mais velho do que ela e que tem uma filha pequena. Decidida a conquistá-lo, ela elabora planos para atrair sua atenção.

AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO

Portugal, 2008, 150 minutos

Direção: Miguel Gomes

Exibição digital

Pai, filha e primo retornam para casa, no coração das montanhas de Portugal, para compartilhar o amor pela música.

FLORBELA

Portugal, 2012, 118 minutos

Direção: Vicente Alves do Ó

Exibição digital

Florbela é uma famosa poetiza portuguesa do início do século 20. Em busca de estabilidade, ela aceita se casar. Logo fica entediada com essa nova vida e vai a Lisboa encontrar o irmão, onde vive intensamente e se inspira para escrever.

Voltar