Novidades

A Vingança dos Filmes B – Parte VIII: Lucio Fulci, o Poeta da Crueldade
15 de janeiro de 2019

 

Lucio Fulci (1927-1996) foi um dos mais prolíficos e inventivos diretores do cinema fantástico italiano. No começo dos anos 1950 abandona a escola de medicina para se dedicar ao cinema, inicialmente como roteirista das clássicas comédias de Steno e Totó. Começa a investir na direção em 1959 com a comédia Os Ladrões, e nas décadas seguintes trabalharia com os mais variados gêneros, da comédia, passando pelo western, o giallo, dramas históricos, o cinema policial, até aventuras pós-apocalípticas, mas foi no cinema de horror que ele deixou a sua marca. A partir dos anos 70, em filmes como O Segredo do Bosque dos Sonhos, Fulci exacerbaria o seu gosto pelo mórbido, pelo grotesco e pela violência gráfica. Em seu cinema muitas vezes costumava romper com a narrativa tradicional deixando que a razão fosse sobrepujada pela lógica um universo onírico macabro. Sua predileção por registrar com detalhes cenas de extrema brutalidade lhe renderam apelidos como “o padrinho do gore” e “poeta da crueldade”. Zumbi 2- A Volta dos Mortos, Pavor na Cidade dos Zumbis e Terror nas Trevas, obras onde não poupa o espectador dos detalhes mais grotescos, nauseantes e desconfortáveis que a violência pode causar fariam jus as suas alcunhas. “A imaginação é mais fértil quando pressionada pelos horrores do inferno”, costumava dizer. Essa pequena retrospectiva destaca algumas das obras que o tornaram um dos grandes mestres do cinema de horror italiano.

 

“Não me considero um poeta do macabro, mas penso que o cinema do medo pode exorcizar a realidade bruta dos dias de hoje, e transformar até os piores pesadelos em uma fértil fantasia.” (Lucio Fulci).

 

FILMES

A CASA DO CEMITÉRIO (Quella villa accanto al cimitero, Itália, 1981, 86’, digital)
De Lucio Fulci. Com Catriona MacColl, Paola Malco, Ania Pieroni.

Norman Boyle muda-se com a família para uma velha mansão ao lado de um cemitério. E violentas mortes começam a acontecer. A família começa a suspeitar que uma força maléfica esconde-se no porão da casa. Com uma atmosfera de pesadelo “A Casa do Cemitério” reforçou a fama de Fulci como o “Padrinho do Gore”.

 

PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS (Paura nella città dei morti viventi, Itália, 1981, 93’, digital)
De Lucio Fulci. Com Christopher George, Catriona MacColl e Carlo De Mejo.

Na misteriosa cidade de Dunwich um padre comete suicídio num antigo cemitério desencadeando uma profecia que culminará com a abertura dos portais do inferno. No mesmo instante em Nova York, durante uma sessão mediunica, a jovem sensitiva Mary (Catriona MacColl) tem um colapso após ter visões de um futuro apocalíptico, onde os mortos retornam das regiões infernais para subjugar a terra. Auxiliada por Peter (Christopher George), um jornalista obstinado, eles viajam para Dunwich na tentativa de evitar que a profecia se concretize. Primeiro filme da Trilogia do Medo, seguido por Terror nas Trevas e A Casa do Cemitério.

 

TERROR NAS TREVAS (…E tu vivrai nel terrore! L’aldilà,  Itália, 1981, 88’, HD)

De Lucio Fulci. Com Catriona MacColl, David Warbeck e Cinzia Monreale.

Mulher herda um antigo hotel, e enquanto reforma o prédio abre acidentalmente uma das sete portas para o inferno, permitindo assim que os mortos voltem para Terra.  Tour de force do cinema praticado por Fulci, onde o corpóreo e o metafísico se unem gerando uma verdadeira carnificina, numa trama embalada por uma lógica onírica. Uma das obras primas do brutal cinema de horror italiano dos anos 80..

 

OS QUATRO DO APOCALIPSE (I quattro dell’apocalisse, Itália,1975. 104’, digital)

De Lucio Fulci. Com: Fabio Testi, Tomas Milian, Lynne Frederick

Presos na cadeia de uma cidade do Velho Oeste, um jogador, uma prostituta grávida, um ex-escravo que vê fantasmas, e um bêbado, sobrevivem a um massacre, mas na fuga entram em conflito com um sádico fora da lei. Considerado uma espécie de Easy Rider a cavalo, neste filme Fulci lança um olhar atípico sobre o velho oeste, gerando uma aventura amarga e existencialista.

 

O SEGREDO DO BOSQUE DOS SONHOS (Non si Sevizia um Paperino, Itália, 1972, 98’, digital)

De Lucio Fulci. Com Florinda Bolkan, Barbara Bouche e Tomas Milian.

Um vilarejo italiano fica à beira da histeria quando um maníaco inicia uma série de assassinatos de crianças. Instaura-se um estado de paranoia generalizada em que todos são suspeitos. As mortes continuam à medida que a polícia demonstra incompetência na solução do caso, e o medo gera uma nova onda de violência, atingindo vidas inocentes. Um dos filmes preferidos de Fulci.

 

PREMONIÇÃO (Sette Note in Nero, Itália, 1977, 96’, digital)

De Lucio Fulci. Com Jennifer O’Neill, Gabriele Ferzetti, Marc Porel.

Mulher acometida por estranhas visões encontra um esqueleto atrás da parede de sua sala. Perturbada, ela decide investigar o que aconteceu. Ao desencavar os fatos sua vida se transforma em um pesadelo.

 

UMA LAGARTIXA NUM CORPO DE MULHER

(Una Lucertola con la Pelle di Donna, Itália, 1971, 103’, digital)

De Lucio Fulci. Com Florinda Bolkan, Stanley Baker e Jean Sorel.

Mulher é acusada de ter matado sua vizinha, após ter sonhado com o assassinato. Giallo psicodélico e onírico do mestre Lucio Fulci com uma grande atuação da brasileira Florinda Bolkan.

 

O ESTRIPADOR DE NOVA YORK (Lo Squartatore di New York, Itália, 1982, 93’, HD)

De Lucio Fulci. Com Jack Hedley, Almanta Suska, Howard Ross.

Nova York, um detetive e um psicanalista caçam um brutal serial killer de mulheres. A marca registrada do psicopata são suas ligações para a polícia onde narra seus crimes imitando a voz de Pato Donald.  Devido a sua extrema violência “O Estripador de Nova York” é considerado um dos filmes mais polêmicos de Fulci.

 

ZUMBI 2 – A VOLTA DOS MORTOS (Zombi 2, Itália, 1979, 91’, HD) – ESPECIAL 40 ANOS-

De Lucio Fulci. Com Tisa Farrow, Ian McCulloch, Richard Johnson.

Jovem decide ir até a ilha caribenha de Matul para procurar o pai, um cientista desaparecido. Ao chegar lá descobre que o local está infestado por zumbis famintos por carne humana. Repleto de cenas antológicas, como o insólito duelo entre um zumbi e um tubarão, o filme tornou-se um ícone do gênero e consolidou o nome de Fulci como um dos mestres do cinema de horror.  Tornado filme de culto, sempre lembrado pelo incrível trabalho de maquiagem do especialista em efeitos Giannetto de Rossi, a obra completa 40 anos em 2019.

GRADE DE HORÁRIOS

 

31 de janeiro (quinta-feira)

20h – Sessão de Abertura: Clube dos Canibais (81′) + debate com Guto Parente

 

1º de fevereiro (sexta-feira)

17h – O Estranho Cinema de Guto Parente: Doce Amianto (70′)

18h30 – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: A Casa do Cemitério (86’)

20h00 – Projeto Raros: Singapore Sling (110′)

 

02 de fevereiro (sábado)

15h – O Estranho Cinema de Guto Parente: Inferninho (82′)

16h30 – Sessão Shoot or Die I: Inside (SP / 2’), de Joel Caetano; Gorete (RS /15’), de Nícolas Mabilia; Hoax  (ES /18’), de Thiago Amaral; A Janela da Outra (10’), de Larissa Anzoategui; Diagnose (10’), Diego Camelo; Âmago (20’), de Leo Miguel; A Mesa no Deserto (15’ ), de Diego Scarparo; Scratchs (2’), de Joel Caetano. Total: 82’

18h30 – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Pavor na Cidade dos Zumbis (93’)

20h30 – Adeus aos Mestres I: Nicolas Roeg – Inverno de Sangue em Veneza (110′)

23h59 –  Maldita Meia Noite: O Dia da Besta (103′)

 

03 de fevereiro (domingo)

15h – O Estranho Cinema de Guto Parente: A Misteriosa Morte de Pérola (62′)

16h30 – Especial Memórias da Boca do Lixo: Amigos Filmam Amigos (75′)

18h- A Vingança do FECEA: Fingerman (5’), Guts and Glory (3’), Surprise (6’), Chica Camina Sola En El Estacionamento (3’50”), She’s Wating (7’), Chateau Sauvignon: terroir (13’), The Screen Behind the Mirror (8’26”), La Chambre Noire (20’). Total: 67’

20h- Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Zumbi 2- A Volta dos Mortos (91′) – 40 Anos

 

05 de fevereiro (terça-feira)

18h00 – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Os Quatro do Apocalipse (104’)

20h00 – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Premonição  (95′)

 

06 de fevereiro (quarta-feira)

18h00 – Por Ordem da Cosa Nostra (95′)

20h00 – Adyos, General  (55’) + debate

 

07 de fevereiro (quinta-feira)

18h00 – A Máfia Nunca Perdoa (102′)

20h00 – Fulci, Poeta da Crueldade: O Segredo do Bosque dos Sonhos (98’)

 

08 de fevereiro (sexta-feira)

18h00 – Lucio Fulci, o Poeta da Crueldade: Uma Lagartixa Num Corpo de Mulher (103′)

20h00 – O Príncipe das Sombras (102′) + debate

 

09 de fevereiro (sábado)

15h – O Estranho Cinema de Guto Parente: O Estranho Caso de Ezequiel (72′)

17h – Sessão Shoot or Die 2: Pelos Velhos Tempos (RS / 5’), de Ulisses da Motta; A Triste Figura  (19′), de Calebe Lopes; Você, Morto (19’), de Raphael Araújo; Casa Cheia (15’), de Caco Nigro; Hera (14’), de Bernardino Fendt; A Princesa Morta do Jacuí (15’), de Marcela Ilha Bordin  Total: 87’

20h30 –  Adeus aos Mestres II: Ringo Lam- Perigo Extremo (City on Fire / 105′) + debate

23h59: Madrugada Maldita: A História de Ricky (91′)

1h50 – Estripador de Nova York (93’)

3h30 – Dia dos Namorados Macabro (90′)

5h- Filme surpresa (80′)

 

10 de fevereiro (domingo)

15h – Sessão Brasil Fantástico: A Mata Negra (98′)

17h – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Terror nas Trevas (88’)

20h – Sessão de Encerramento: Morto Não Fala (110′)

Voltar