Novidades

Filmes de Bruce Baillie em sessão especial
17 de fevereiro de 2019

Na quinta-feira, 28 de fevereiro, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a sessão 4x BRUCE BAILLIE, com quatro filmes de um dos realizadores mais importantes do cinema de vanguarda dos Estados Unidos.

A programação exibe restaurações digitais de obras seminais da filmografia de Baillie: três curtas musicais, To Parsifal (1963), All My Life (1966) e Valentin de Las Sierras (1968), e o western cósmico Quick Billy (1970), meditação sobre a os ciclos de vida e morte em quatro bobinas, inspirada no Livro Tibetano dos Mortos.

Com comentários da cineasta e pesquisadora Marcela Bordin e do programador Leonardo Bomfim, a sessão encerra a mostra Quanto Mais Quente Melhor. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

BRUCE BAILLIE

Nascido em Dakota do Sul em 1931, Bruce Baillie é uma das principais referências da cena independente de cinema dos anos 1960 e 70 nos Estados Unidos. Ele estudou na Universidade de Minnesota, em Berkeley, na Universidade da Califórnia e na London School of Film Technique. Em 1961, de volta à Califórnia, iniciou em seu quintal o Canyon Cinema, que hoje se tornou um extenso arquivo e distribuidor de artistas que trabalham com imagens em movimento. Ele também fundou, junto com seu colega cineasta Chick Strand, a Cinemateca de San Francisco. Realizou, nos anos 1960 e 1970, obras-primas do filme experimental como Quixote (1965), Castro Street (1966) e Quick Billy (1970).

Bruce Baillie ganhou retrospectiva no Brasil em 2015, dentro do Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental de Goiânia –, que apresentou diversas obras do cineasta e parte do acervo da Canyon Cinema.

No catálogo do festival, o crítico e pesquisador italiano Toni D’Angela destaca a possível relação dos poemas cinematográficos de Baillie com a cultura oriental: “são animados por uma vocação à reconciliação com a natureza, a textura visual é aprimorada com sobreposições, misturas de positivo e negativo relacionadas aos objetivos do processo natural, da transformação da natureza. Beleza e inocência”. No mesmo texto, o pesquisador também observa uma relação intensa com as experiências contraculturais que a Costa Oeste americana viveu nos anos 1960: “visões mórbidas, fluidas, ondulantes e sonhadoras, como se o olho do espectador fosse o contato com os elementos naturais. O olho entre as curvas das ondas, acalentadas pelo vendo, expostas à luz do sol que se altera, na textura delicada das sobreposições, uma experiência sensorial comparável ao LSD”.

FILMES

TO PARSIFAL
1963, 16 minutos, 16mm
Exibição digital
Direção: Bruce Baillie

Aquele que se torna lentamente sábio.

ALL MY LIFE
1966, 3 minutos, 16mm
Exibição digital
Direção: Bruce Baillie

Caspar, Califórnia, cerca velha com rosas vermelhas.

VALENTIN DE LAS SIERRAS
1968, 10 minutos, 16mm
Exibição digital
Direção: Bruce Baillie

Canção do herói revolucionário, Valentin, cantada por Jose Santollo Nascido em Santa Cruz de la Soledad; Chapala, Jalisco, México.

QUICK BILLY
1970, 55 minutos, 16mm
Exibição digital
Legendas em português
Direção: Bruce Baillie

A experiência de transformação entre vida e morte, morte e vida, ou o renascimento em quatro bobinas.

Voltar