Novidades

Sessão especial de Phantom Islands
26 de abril de 2019

No sábado, 27 de abril, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta o longa-metragem Phantom Islands (2018), do cineasta experimental Rouzbeh Rashidi. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

 

A sessão faz parte da mostra Panorama Internacional: videoarte e cinema experimental, que traz a Porto Alegre uma seleção de filmes do cineasta experimental Rouzbeh Rashidi. A edição especial do evento tem curadoria de Muriel Paraboni e conta com parceria entre a Pinacoteca Ruben Berta e a Cinemateca Capitólio Petrobras. Na sexta-feira, 26, às 19h serão exibidos 6 curtas do diretor no auditório da Pinacoteca, em sessão com entrada gratuita e comentada por Flávio Guirland Vieira, da Revista Teorema.

 

Rouzbeh Rashidi é iraniano radicado na Irlanda. Estudou New Media no Dublin Institute of Technology e é fundador da Experimental Film Society. Desde 2000, dedica-se à realização intensiva de filmes experimentais, trabalhando ao largo das principais concepções tradicionais de cinema. Em vez disso, enraíza seu estilo numa interação poética entre imagem e som, concebendo o filme como exploração. Também fotógrafo, desenhista de som e responsável pela pós-produção da maioria de seus filmes, Rashidi é um autêntico cineasta da era digital, explorando tecnica e esteticamente todas as possibilidades abertas pelas novas tecnologias.

 

No longa-metragem Phantom Islands (2018), o cineasta parece realizar uma síntese de seu próprio exercício estilístico, que se coloca nos limites do documentário e da ficção. O filme segue um casal à deriva na paisagem deslumbrante das ilhas da Irlanda. No entanto, esse romance deliberadamente melodramático é constantemente questionado por uma abordagem cinematográfica provocativa que, em última instância, resulta em uma investigação hipnótica e visceral da própria possibilidade de objetividade documental. Phanton Islands foi premiado como melhor filme no Istambul Experimental Film Festival e participou de importantes festivais ao redor do mundo, entre os quais o Festival Internacional de Cinema de Dublin, na Irlanda, e o Festival du Novean Cinéma, em Montreal, no Canadá.

 

O Panorama Internacional teve sua primeira edição em dezembro do ano passado na Pinacoteca Ruben Berta, trazendo 12 filmes de artistas de 9 países. O objetivo da mostra é fazer uma seleção periódica de filmes artísticos e experimentais de destaque no circuito internacional, fomentando a produção local com obras relevantes e inéditas. Os encontros contam geralmente com bate-papos após a sessões, discutindo com realizadores, professores, críticos e público sobre os aspectos estéticos, de linguagem e inovação trazidos pelos filmes exibidos. A segunda edição da mostra está prevista para o segundo semestre.

Voltar