Novidades

A Vida Útil na Sessão ACCIRS
13 de maio de 2019

A programação do segundo ciclo da Sessão ACCIRS tem sequência na terça-feira, 14 de maio, às 20h, com a exibição do filme uruguaio A Vida Útil, de Federico Veiroj. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

 

Sinopse: Empregado da cinemateca em Montevidéo, Jorge (Jorge Jellinek, célebre crítico de cinema uruguaio) cuida da programação da casa, assim como da projeção e das contas. Aficionado por cinema, o funcionário se desespera quando descobre que a instituição vai fechar por causa das dificuldades financeiras.

 

Realizado em preto e branco, escrito e dirigido por Federico Veiroj, o filme é uma ode ao cinema e à cinefilia. São feitas várias referências a filmes, inclusive aparece uma sucessão de fotogramas ampliados de um cavalo galopando, que é uma citação ao fotógrafo Muybridge, um dos precursores da arte cinematográfica. Participações de Paola Venditto e Manuel Martinez Carril, falecido em 2014, jornalista que dedicou sua vida profissional à Cinemateca Uruguaia. A sessão será comentada pelos críticos Paulo Casa Nova e Carla Oliveira.

 

Filmes com olhares diversificados para o cinema dão continuidade à Sessão ACCIRS, que realiza o segundo ciclo entre abril e julho de 2019. O programa de exibições de filmes com debate, iniciado no ano passado, é um dos eventos em comemoração aos 10 anos da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.

Voltar