Novidades

Homenagem a Décio Andriotti
24 de junho de 2019

No próximo dia 29 de junho, sábado, às 14h, a Cinemateca Capitólio Petrobras realiza, em parceria com o Clube de Cinema de Porto Alegre, uma homenagem a um de seus frequentadores e colaboradores mais ativos, o professor, pesquisador e cinéfilo Décio Andriotti, falecido em 2018. Na ocasião, a Sala Multimídia do espaço, destinada a cursos, oficinas e exibições para grupos menores, passa a se chamar Sala Décio Andriotti.

 

A homenagem a Décio Andriotti iniciará com a exibição da cópia restaurada do clássico No Tempo das Diligências (Stagecoach), de John Ford, um dos filmes favoritos de Andriotti, pesquisador e colecionador de westerns, seu gênero cinematográfico favorito. Produção de 1939, este ano a obra-prima de Ford comemora seu 80º aniversário de lançamento. A exibição, que acontece na sala principal da Cinemateca Capitólio Petrobras, será seguida pela cerimônia de descerramento da placa da Sala Décio Andriotti, localizada no terceiro andar. Durante a homenagem, os familiares de Andriotti também farão a entrega oficial do acervo cinematográfico do pesquisador para o Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras. A coleção de livros, revistas e filmes de Andriotti doada à Capitólio contém cerca de 900 itens e passa, a partir de agora, a ficar à disposição do público, num gesto que traduz a generosidade intelectual do homenageado, reconhecida por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

 

Luiz Osvaldo Leite, que conviveu por 74 anos com o intelectual, lembra que a paixão pelo cinema sempre esteve presente na trajetória de  Décio Andriotti. No período em que ele lecionou Matemática e História no Colégio Catarinense, em Florianópolis, Andriotti foi responsável pela criação de um cineclube escolar, frequentado por Rogério Sganzerla: “Décio influenciou Sganzerla a fazer cinema, e manteve uma amizade com o diretor de O Bandido da Luz Vermelha ao longo de toda a sua vida”.

 

Tanto a exibição de No Tempo das Diligências quanto a cerimônia de descerramento da placa em homenagem a Décio Andriotti são abertas ao público e têm entrada franca.

 

Voltar