Novidades

Longa de estreia de Kathleen Collins é atração do Projeto Raros
22 de julho de 2019

Na sexta-feira, 26 de julho, às 20h, uma edição especial do Projeto Raros apresenta Sem Chão (Losing Ground, 1982, 86 minutos), da diretora Kathleen Collins, um marco da produção afro-americana realizada na década de 1980. A sessão será comentada pela pesquisadora Juliana Costa, integrante do Cineclube Academia das Musas, que exibe e discute, desde 2016, filmes dirigidos por mulheres. Exibição em HD com legendas em português. Entrada franca.

Semi-autobiográfico, Sem Chão conta a história de Sara Rogers, uma brilhante e bela professora de filosofia negra (interpretada por Seret Scott) e Victor (interpretado por Bill Gunn, diretor de Ganja & Hess), seu marido artista, em uma encruzilhada conjugal. Quando Victor aluga uma casa de campo no verão para celebrar uma venda no museu, o idílio do casal rapidamente entra em crise. O filme também conta com a participação do ator Duane Jones, um dos protagonistas de A Noite dos Mortos-Vivos, de George A. Romero.

Kathleen Collins (1942-1988) foi cineasta, escritora e dramaturga. Como ativista do Comitê Estudantil de Ações Não Violentas da Universidade Rutgers Newark, do estado de Nova Jersey, foi duas vezes presa política. Uma das primeiras mulheres americanas negras a produzir um longa-metragem, Collins desafiou estereótipos e explorou interseccionalmente as questões de gênero, raça e classe.

A sessão faz parte da seção temática Aprendizados, ao lado de O Professor Aloprado, de Jerry Lewis, dentro da mostra Cinema, Ciência e Tecnologia: Diálogos Possíveis.

 

 

Voltar