Novidades

4x Clouzot
23 de julho de 2019

Entre 1 e 13 de agosto, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta o ciclo 4x Clouzot, com quatro obras restauradas em DCP do incontornável diretor francês Henri-Georges Clouzot.

A programação apresenta O Assassino Mora no 21, um dos primeiros longas de Clouzot, realizado durante a 2ª Guerra, duas obras-primas eternas da década de 1950, O Salário do Medo e As Diabólicas, e um documento precioso sobre o processo criativo de um dos grandes mestres da arte moderna, O Mistério de Picasso.

Complementam a mostra os documentários O Escândalo Clozout, um retrato dos intensos métodos de trabalho do realizador ao longo de sua trajetória, e O Inferno de Henri-Georges Clouzot, sobre a mítica obra interrompida L’Enfer.

A experiência desconcertante provocada pela obra de Clouzot é tema de um belo artigo escrito por Ismar Tirelli Neto no blog do Instituto Moreira Salles: https://ims.com.br/blog-do-cinema/clouzot-em-juizo/

O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

A mostra é realizada em parceria com o Institut Français e a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.

 

 

FILMES

O ASSASSINO MORA NO 21

L’assassin Habite au 21 (França, 1942).

De Henri-Georges Clouzot. Com Pierre Fresnay, Suzy Delair, Noël Roquevert.

Thriller Policial. 85’. Formato DCP. Legendas em português.

 

Um assassino em série deixa sobre os corpos de suas vítimas um cartão de visitas assinado M. Durand. O delegado Wens recebe a pista de que o responsável pelos crimes estaria hospedado em uma pensão familiar chamada Les Mimosas. Disfarçado de pastor e acompanhado por uma amiga, Wens se hospeda na pensão para tentar solucionar o caso.

 

O SALÁRIO DO MEDO

Le Salaire de La Peur (França/Itália, 1952).

De Henri-Georges Clouzot. ComYves Montand, Charles Vanel, Peter van Eyck.

Thriller. 148’. Formato DCP. Legendas em português.

 

Em Las Piedras, um pobre vilarejo na América Central, uma companhia de petróleo americana contrata quatro imigrantes europeus para transportar dois caminhões carregados de nitroglicerina por 500 quilômetros de estradas perigosas. O objetivo é apagar um incêndio em um poço de petróleo.

 

AS DIABÓLICAS

Les Diaboliques (França, 1954).

De Henri-Georges Clouzot. Com Noël Roquevert, Simone Signoret, Véra Clouzot.

Thriller. 112′. Formato DCP. Legendas em português.

 

Michel Delassalle dirige com mão de ferro um pensionato para meninos, assistido por sua doce esposa Christina. Ele tem por amante Nicole Horner, professora da instituição. Cansadas do despotismo de Michel, as duas mulheres associam-se para assassinar o odioso personagem.

 

O MISTÉRIO DE PICASSO

Le Mystère Picasso (França, 1955).

De Henri-Georges Clouzot. Com Pablo Picasso, Henri-Georges Clouzot.

Documentário. 78’. Formato DCP. Legendas em espanhol.

 

Em 1955, Henri-Georges Clouzot convenceu seu amigo, o pintor Pablo Picasso, a participar de um documentário em torno de seu processo criativo. Para o filme, Picasso criou 20 telas. Usando tinta e papel especiais, ele elaborava os desenhos enquanto Clouzot filmava o lado inverso da tela, capturando o trabalho em tempo real. Quando o artista decidiu pintar a óleo, Clouzot optou por utilizar a técnica de animação em stop-motion. Pelo contrato, todas as telas pintadas deveriam ser destruídas quando o filme fosse finalizado. Em 1956, o longa recebeu o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes e, em 1982, foi reexibido, fora de competição, no mesmo festival.

 

O INFERNO DE HENRI-GEORGES CLOUZOT

L’enfer d’Henri-Georges Clouzot (França, 2009).

De Ruzanda Medrea, Serge Bromberg.

Documentário. 100’. Formato: 35 mm. Legendas em inglês.

 

Em 1964 Henri-Georges Clouzot iniciou as filmagens de seu novo longa. L’Enfer contava com  Romy Schneider e Serge Reggiani no elenco, era uma das mais caras produções francesas da História e retratava um conturbado relacionamento afetado pelos delírios ciumentos do marido. Após algumas semanas de trabalho o ator principal ficou doente, Clouzot sofreu um ataque cardíaco e a produção foi interrompida. Quarenta anos mais tarde, a viúva do diretor libera os registros da época para Serge Bromberg e Ruxandra Medrea.

 

 

O ESCÂNDALO CLOUZOT

Le Scandale Clouzot (França, 2017).

De Pierre-Henri Gibert.

Documentário. 52’. HD Legendas em português.

 

Henri-Georges Clouzot tornou-se o mestre do realismo noir e do suspense com filmes como ”Le Corbeau”, ”Le Salaire de la Peur”, ”Les Diaboliques”… Considerado um grande cineasta, ele nem sempre gostou das boas graças das críticas. Pierre-Henri Gibert pinta um retrato de um agitador de vida romântica e a reputação (justificada) de um tirano.

 

GRADE DE HORÁRIOS

1 a 4 de agosto (primeira semana)

 

1º de agosto (quinta-feira)

14h – O Assassino Mora no 21

16h – O Inferno de Henri-Georges Clouzot

18h30 – O Escândalo Clouzot

20h – As Diabólicas

 

2 de agosto (sexta-feira)

14h – O Inferno de Henri-Georges Clouzot

16h – O Salário do Medo

18h30 – O Mistério de Picasso

20h – O Assassino Mora no 21

 

3 de agosto (sábado)

14h – Sessão Vagalume: O Mágico de Oz

16h – As Diabólicas

18h30 – Rafiki (pré-estreia)

20h – O Inferno de Henri-Georges Clouzot

 

4 de agosto (domingo)

14h – Sessão Vagalume: O Mágico de Oz

16h – O Salário do Medo

18h30 – O Assassino Mora no 21

20h – O Mistério de Picasso

 

 

Voltar