Novidades

Cinema ao Vivo – Copacabana Mon Amour
30 de julho de 2019

Para marcar o encerramento do 33º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre, o artista Nuno Ramos (SP), em colaboração com a atriz Helena Ignez (BA), realiza a performance inédita do filme Cinema ao Vivo – Copacabana Mon Amour (1970), de Rogério Sganzerla.

A programação tem início na terça-feira, dia 6, às 20h, na Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico). Sessões contínuas permitirão ao público acompanhar a performance, que se encerrará às 20h da quarta-feira, 7. As sessões são gratuitas com entrada exclusivamente mediante retirada de senhas.

A performance – O projeto parte de um paradoxo: unir o elemento teatral à fantasmagoria fílmica, unindo-os diante do público. Assim, Helena Ignez, durante 24h, irá conviver com a produção em que estrelou. Durante as sessões a atriz poderá comer, sentar, descansar ou não fazer nada. Poderá repetir as falas, gritar e até mesmo pedir para sair. Poderá aplaudir e vaiar. Sua própria presença desloca todo o sentido do filme, atualizando e abrindo o que tinha se tornado definitivo na edição. O público assistirá assim a um filme “acompanhado” por sua protagonista, observando aquele produto de luz e som fundido paradoxalmente à cena ao vivo. Por sua vez, Helena terá a oportunidade de “acertar as contas” com um filme que marcou profundamente a sua carreira.

Já na quinta-feira, 8, das 14h às 16h, será realizada, no Instituto de Cultura da Pucrs (7º andar da Biblioteca Central, av. Ipiranga, 6681) a atividade Cinema ao vivo – Conversa com Nuno Ramos e Helena Ignez com o artista propositor do projeto e a atriz protagonista do filme. A mediação é do poeta Diego Grando e da professora de cinema Helena Stigger. A entrada é gratuita e inscrições devem ser realizadas através do link bit.ly/conversacinema.

As sessões da Cinemateca Capitólio Petrobras serão transmitidas ao vivo na página do Atelier Livre.

O Filme – Copacabana Mon Amour (1970, comédia, 85min)
Roteiro e direção: Rogério Sganzerla
Música composta por Rogério Sganzerla e Gilberto Gil
Produção: Rogério Sganzerla e Júlio Bressane
Elenco: Helena Ignez, Otoniel Serra e Paulo Villaça

Sinopse
Sônia Silk trabalha como prostituta enquanto tenta virar cantora da Rádio Nacional. De tanto ouvir a mãe dizer que ela e o irmão são possuídos pelo demônio, Sônia procura um pai de santo para tentar quebrar o feitiço maligno que atua sobre os dois.

33º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre – Começou em 28 de junho com o tema do universo feminino e as relações entre arte, feminismo e emancipação. O público de Porto Alegre tem a oportunidade de se aproximar de inúmeras manifestações culturais na área das Artes Plásticas. Já recebeu mais de 1.650 pessoas entre participantes de oficinas, palestras, bate-papos, performances e visitantes das exposições Artistas Mulheres: territórios expandidos, com visitação até 27 de setembro na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço Municipal, 10, Centro Histórico), Natália Schul – Descaber, já encerrada, e Claudia Paim: corpopaisagem, que segue até 29 de agosto, na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico).

Serviço
Cinema Ao Vivo – Copacabana Mon Amour

Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico)
De terça-feira, 6, às 20h, com sessões consecutivas até 20h do dia 7, quarta-feira.
Quanto: sessões gratuitas – entrada exclusivamente mediante retirada de senha
Transmissão ao vivo: www.facebook.com/atelierlivre

Cinema ao vivo – Conversa com Nuno Ramos e Helena Ignez
Instituto de Cultura da Pucrs – 7º andar da Biblioteca Central: avenida Ipiranga, 6681
Quinta-feira, 8, 14h às 16h
Inscrições gratuitas inscrições no link bit.ly/conversacinema
Realização: Prefeitura de Porto Alegre
Apoio Cultural: Pucrs e Mundaréu

Voltar