Novidades

Brasil Contemporâneo
6 de novembro de 2019

Cinemateca Capitólio Petrobras promove mostra sobre filmes brasileiros contemporâneos e inéditos em Porto Alegre

Atividade conta com sete produções do cinema brasileiro contemporâneo e integra a programação especial 2019 com patrocínio master da Petrobras com produção cultural da Fundacine RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Mostra conta com uma retrospectiva do diretor Paulo Sacramento que participa de sessão comentada no dia 17 de novembro

De 12 a 20 de novembro a Cinemateca Capitólio Petrobras promove a mostra Brasil Contemporâneo, uma das 26 atividades do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras Programação Especial 2019, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura/Governo Federal, com produção cultural da Fundacine RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura. O projeto tem patrocínio master da Petrobras.
Brasil Contemporâneo conta com sete produções, sendo parte delas uma retrospectiva do montador, diretor e produtor paulista Paulo Sacramento, que estreou em 2002 na direção de longas com o documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro, eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema – ABRACCINE – um dos maiores documentários brasileiros de todos os tempos. O filme contará com exibição de cópia remasterizada seguida de debate com a presença de Sacramento no domingo, 17 de novembro.
Na quarta-feira, 13 de novembro, a programação conta com a sessão comentada de Diz a ela que me viu chorar, de Maíra Buhler, vencedor da mostra principal do festival Olhar de Cinema, com a presença de Marcos Vinicius Maia, integrante do elenco.
Outro destaque fica por conta de Vermelha, de Getúlio Ribeiro, vencedor da Mostra Aurora do Festival de Tiradentes. O longa conta a história de dois homens que viajam até região rural em busca de uma antiga raiz atingida por um raio. Enquanto eles extraem a raiz, Beto auxilia Gaúcho na reforma do telhado de sua casa, que passa a ser ameaçada diariamente pelo fornecedor de materiais de construção por dívidas em atraso.
No dia 15 de novembro o longa inédito no circuito comercial, Os Pássaros de Massachusetts, do gaúcho Bruno de Oliveira, tem sessão comentada com a presença do diretor. O filme foi um dos selecionados na Mostra Competitiva de Longas Gaúchos no Festival de Gramado 2019.
Os ingressos para as sessões custam R$ 10,00, com meia entrada para estudantes, idosos e portadores do Cartão Petrobras com acompanhante, além de gratuidade para os funcionários da Petrobras. A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão. A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro 1085 – Esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7453 | http://www.capitolio.org.br | facebook.com/cinemateca.capitolio

FILMES

DIZ A ELA QUE ME VIU CHORAR
Brasil, 2019, 85 minutos, DCP
Direção: Maíra Bühler
O filme narra o cotidiano de moradores de um hotel social no centro de São Paulo, numa região marcada pelo uso abusivo de crack. Entre escadas circulares, quartos decorados, elevadores lotados e ao som das músicas do rádio, os personagens de ‘Diz a ela que me viu chorar‘ são atravessados por amores tumultuados e pelo espectro da solidão.

VERMELHA
Brasil, 2019, 79 minutos, DCP
Direção: Getúlio Ribeiro
Dois homens viajam até região rural em busca de uma antiga raiz atingida por um raio. Enquanto eles extraem a raiz, Beto auxilia Gaúcho na reforma do telhado de sua casa, que passa a ser ameaçada diariamente pelo fornecedor de materiais de construção por dívidas em atraso.

SEUS OLHOS E SEUS OSSOS
Brasil, 2019, 118 minutos, DCP
Direção: Caetano Gotardo
João, cineasta de classe média, passa por uma série de encontros com pessoas como Irene, sua amiga de longa data; Álvaro, seu namorado; Matias, um rapaz que vê no metrô e com quem se envolve sexualmente, entre outros conhecidos e desconhecidos. Esses encontros o afetam e revelam aos poucos um jogo de tempos que mistura vida e processo de criação, presente e memória.

OS PÁSSAROS DE MASSACHUSETTS
Brasil, 2019, 85 minutos, DCP
Direção: Bruno de Oliveira
Durante um inverno na cidade de Porto Alegre, Sofia, Fernanda e Bruno se conhecem.

O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO
Brasil, 2003, 123 minutos, DCP
Direção: Paulo Sacramento
Utilizando as técnicas aprendidas em um curso de filmagem ministrado dentro do presídio, os detentos encarcerados no maior centro de detenção da América Latina documentam seu cotidiano, registrando as condições precárias nas quais sobrevivem.

RIOCORRENTE
Brasil, 2013, 79 minutos, DCP
Direção: Paulo Sacramento
Marcelo é jornalista. Carlos é um ex-ladrão de automóveis. Renata é uma mulher dividida entre dois relacionamentos tão diversos quanto seus desejos. Exu é o porvir.

O OLHO E A FACA
Brasil, 2018, 99 minutos, DCP
Direção: Paulo Sacramento
Roberto trabalha há anos em uma plataforma de petróleo, onde criou fortes vínculos de amizade. Uma inesperada promoção, no entanto, abala a estabilidade de suas relações profissionais em um momento em que também vive uma grave crise familiar.

GRADE DE HORÁRIOS

12 de novembro (terça)
19h30 – Riocorrente

13 de novembro (quarta)
18h – Riocorrente
19h30 – Diz a Ela que me Viu Chorar + debate

14 de novembro (quinta)
18h – O Olho e a Faca
20h – Vermelha

15 de novembro (sexta)
18h – Vermelha
19h30 – Os Pássaros de Massachusetts + debate

16 de novembro (sábado)
18h – Seus Olhos e Seus Ossos
20h – O Olho e a Faca

17 de novembro (domingo)
18h – O Prisioneiro da Grade de Ferro + debate

20 de novembro (quarta)
18h – Os Pássaros de Massachusetts
20h – Riocorrente

Voltar