Novidades

1939 – O Ano de Ouro de Hollywood
4 de dezembro de 2019

A partir de terça-feira, 10 de dezembro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra 1939 – O Ano de Ouro de Hollywood. A programação integra as atividades do Natal Alegre 2019 e exibe doze clássicos lançados no ano em que marcou o apogeu da era dourada do cinema clássico norte-americano. As exibições dialogam com a exposição A Era do Ouro do Cinema: anos 30 e 40, com curadoria de Alice Trusz, que segue em exibição na galeria da Cinemateca até o dia 20. O ingresso custa R$ 10 (inteira e R$ 5 (estudantes e idosos).

Os principais gêneros hollywoodianos – romance, comédia, musical, drama histórico, faroeste, fantasia, aventura, policial, horror – estarão presentes na tela da Cinemateca Capitólio! Grandes estrelas do cinema – Cary GrantVivian LeighLaurence OlivierGreta GarboJames CagneyRita HayworthHumphrey BogartJean ArthurJohn WayneMaureen O’HaraHenry Fonda,  Judy GarlandJames StewartClaudette ColbertClark Gable, iluminarão a esquina da Rua Demétrio Ribeiro e a Avenida Borges de Medeiros!

A seleção apresenta obras eternas da história do cinema como …E o Vento Levou e O Mágico de Oz, dirigidos por Victor FlemingA Mulher Faz o Homem, de Frank CapraO Morro dos Ventos Uivantes, de William Wyler e outras obras-primas célebres de nomes como Howard HawksRaoul Walsh e Ernst Lubitsch. A programação também inclui os três marcos lançados pelo mestre John Ford naquele ano: No Tempo das DiligênciasAo Rufar dos Tambores e A Mocidade de Lincoln.

O Natal Alegre 2019 tem patrocínio de Trilegal, Cyrela, Motormac, Center Shop, Aldo Magazine, OAB RS, Porto Alegre Airport. Conta com apoio de Acomac, Sindicov, Fenabrave, Abrasel, Convention Bureau, Sescon-RS, Sincopeças-RS, Fetransul, Sulpetro, Aehn, Lide, Adce, Setcergs, Agas, Seprogrs, Abrasce e Sinepe. Realização do Sindilojas POA, CDL POA, Sistema Fecomércio, Sesc/Senac, Shopping Total, Sindha, ACPA e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

FILMES  

…E o Vento Levou

(Gone with the Wind)

Estados Unidos, 1939, 241 minutos, HD

Direção: Victor Fleming

Scarlett O’Hara é uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. No entanto, algo falta em sua vida: o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie. Tudo muda quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.

O Morro dos Ventos Uivantes

(Wuthering Heights)

Estados Unidos, 1939, 104 minutos, HD

Direção: William Wyler

Humilhado por seu irmão de criação, Heathcliff (Laurence Olivier) torna-se um homem rico e em busca de vingança. Ao mesmo tempo, o rebelde nutre grande paixão por Cathy (Merle Oberon), irmã do homem que deseja matar e que, durante os anos em que esteve ausente da Inglaterra, casou-se com o nobre Edgar (David Niven). Adaptação do romance de Emily Brontë.

O Corcunda de Notre Dame

(The Hunchback of Notre Dame)

Estados Unidos, 1939, 116 minutos, HD

Direção: William Dieterle

No final do Século XV, o tocador de sino Quasimodo é eleito o Rei dos Bobos. A bela cigana Esmeralda não tem a necessária permissão para entrar em Paris e procura santuário em Notre Dame com o Arcebispo de Paris.

O Paraíso Infernal

(Only Angels Have Wings)

Estados Unidos, 1939, 121 minutos, HD

Direção: Howard Hawks

Em um pequeno aeroporto na América do Sul, Bonnie Lee (Jean Arthur) conhece um grupo de pilotos que se arriscam diariamente entre neblina e montanhas fazendo entregas pela região. O frio e distante líder dos aviadores, Geoff Carter (Cary Grant), chama especialmente sua atenção, mas para conquistá-lo Bonnie terá antes que afastar Judy MacPherson (Rita Hayworth) de seu caminho. Mais uma obra-prima de aviação de Howard Hawks.

Ninotchka

Estados Unidos, 1939, 110 minutos, HD

Direção: Ernst Lubitsch

Nina “Ninotchka” Ivanovna, uma diplomata russa pragmática, é enviada a Paris em uma missão de negócios oficial. Lá, ela se apaixona pelo guardião das joias de uma grã-duquesa, o conde Leon, um homem que representa tudo que ela deveria odiar.

O Mágico de Oz

(The Wizard of Oz)

Estados Unidos, 1939, 104 minutos, HD

Direção: Victor Fleming

Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem.

Heróis Esquecidos

(The Roaring Twenties)

Estados Unidos, 1939, 106 minutos, HD

Direção: Raoul Walsh

Eddie Bartlett é um veterano de guerra desempregado que se torna contrabandista de bebidas, trocando as batalhas por garrafas. Enquanto cresce seu império, Eddie enfrenta ameaças externas e internas, constantes batalhas territoriais, confrontos de gangues e traições.

A Mulher Faz o Homem

(Mr. Smith Goes To Washington)

Estados Unidos, 1939, 129 minutos, HD

Direção: Frank Capra

Jovem interiorano e idealista é eleito para o Senado e chega à capital americana cheio de sonhos e aspirações. Mas logo ele descobrirá os verdadeiros interesses que movimentam seus colegas de congresso.

Ao Rufar dos Tambores

(Drums Along the Mohawk)

Estados Unidos, 1939, 104 minutos, HD

Direção: John Ford

Jovem casal muda-se para um vale e começa a descobrir os percalços da vida a dois. Atacados continuamente por índios que estão sob o comando da tutela britânica, acabam obrigados a recomeçar seu lar em outro local. A chegada do filho, a vida coletiva com os demais refugiados, tudo é ameaçado por um novo ataque.

A Mocidade de Lincoln

(Young Mr. Lincoln)

Estados Unidos, 1939, 100 minutos, HD

Direção: John Ford

Os primeiros passos do jovem Abraham Lincoln: sua formação no Direito, a perda da primeira esposa e a difícil defesa dos irmãos Matt e Adam Clay, acusados de homicídio. John Ford dirige um dos filmes maiores da sua obra, e um dos mais pessoais. Para muitos, é mesmo a sua obra prima absoluta. Eisenstein referiu-se a ele como o filme que gostaria de ter feito.

No Tempo das Diligências

(Stagecoach)

Estados Unidos, 1939, 97 minutos, HD

Direçã: John Ford

Um grupo de nove pessoas é obrigado a embarcar em uma perigosa jornada em cima de carruagens através do Arizona, em um território indígena. Sendo levados por cavalos durante bastante tempo, cada um tem o seu motivo pessoal para realizar tal viagem. No meio do caminho eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros apaches, e contra eles contarão apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid (John Wayne).

O Filho de Frankenstein

(Son of Frankenstein)

Estados Unidos, 1939, 100 minutos, HD

Direção: Rowland V. Lee

O cientista e médico Barão Wolf von Frankenstein, filho de Henry Frankenstein, acompanhado da esposa Elsa e do filho pequeno Peter, vão ao castelo da família num vilarejo remoto. Mas, ao chegar, percebe que os habitantes do local temem que ele recrie a criatura de seu pai.

 

GRADE DE HORÁRIOS

10 a 22 de dezembro de 2019

10 de dezembro (terça)

14h –  Ninotchka

16h – …E o Vento Levou

20h – O Morro dos Ventos Uivantes

11 de dezembro (quarta)

14h – Heróis Esquecidos

16h – O Mágico de Oz

18h – O Filho de Frankenstein

20h – Sessão Abraccine: Miragem + Animal Direto

12 de dezembro (quinta)

14h – O Morro dos Ventos Uivantes

16h – A Cidade dos Piratas

17h30 – A Mulher Faz o Homem

20h – Diante dos Meus Olhos

13 de dezembro (sexta)

14h – A Mocidade de Lincoln

16h – A Cidade dos Piratas

17h30 – Paraíso Infernal

20h – Diante dos Meus Olhos

14 de dezembro (sábado)

14h – Heróis Esquecidos

16h – A Cidade dos Piratas

17h30 – O Corcunda de Notre Dame

20h – Diante dos Meus Olhos + debate com André Felix

15 de dezembro (domingo)

14h – Ninotchka

16h – A Cidade dos Piratas

17h30 – A Mulher Faz o Homem

20h – Diante dos Meus Olhos

17 de dezembro (terça)

14h – O Corcunda de Notre Dame

16h – A Cidade dos Piratas

17h30 – No Tempo das Diligências

20h – Diante dos Meus Olhos

18 de dezembro (quarta)

14h – Ao Rufar dos Tambores

16h – Diante dos Meus Olhos

18h – Mostra Unisinos de Cinema

20h – Mostra Unisinos de Cinema

19 de dezembro (quinta)

14h – O Corcunda do Notre Dame

16h – O Mágico de Oz

18h – Mostra Unisinos de Cinema

20h – Mostra Unisinos de Cinema

20 de dezembro (sexta)

14h – O Morro dos Ventos Uivantes

16h – Heróis Esquecidos

18h – O Filho de Frankenstein

20h – Projeto Raros (divulgação em breve)

21 de dezembro (sábado)

14h – O Filho de Frankenstein

16h – …E O Vento Levou

20h – Paraíso Infernal

22 de dezembro (domingo)

14h – No Tempo das Diligências

16h – A Mocidade de Lincoln

18h – Ao Rufar dos Tambores

20h – Sessão especial de encerramento do ano

Voltar