Novidades

Obra-prima de Nanni Moretti no Projeto Raros
12 de dezembro de 2019

Na sexta-feira, 20 de dezembro, às 20h, a última edição de 2019 do Projeto Raros apresenta uma obra-prima do realizador italiano Nanni Moretti que completou o trigésimo aniversário este ano: Palombella Rossa. A sessão será comentada pelo programador Leonardo Bomfim e pelo crítico e pesquisador Cristian Verardi.
Exibição digital com legendas em português.

PALOMBELLA ROSSA
(Itália/França, 1989, 90 minutos, digital)
Direção: Nanni Moretti

Michele (Nanni Moretti), um jogador de polo aquático e um dos líderes do Partido Comunista da Itália, sofre um acidente e perde a memória. Na piscina, durante uma competição, ele lidará os fragmentos assombrosos dos fantasmas do passado e do presente. É o último filme em que o diretor interpreta seu alter ego, Michelle Apicella, presente em cinco das suas primeiras obras.

“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no CineSesc de São Paulo. A partir de 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio Petrobras passa a receber provisoriamente o Projeto Raros.

Voltar