Novidades

Semana de Porto Alegre 2021
20 de março de 2021
SEMANA DE PORTO ALEGRE 2021
A programação da Coordenação de Cinema e Audiovisual para a Semana de Porto Alegre apresenta exibições online de três longas-metragens, três debates em torno de produções contemporâneas do Rio Grande do Sul, além da disponibilização de novos conteúdos no canal da Cinemateca Capitólio no YouTube.
As programações serão disponibilizadas, a partir do dia 22, no site da Cinemateca Capitólio: http://www.capitolio.org.br/
Apoio: APTC-RS e Diálogo de Cinema.
MOSTRA O CINEMA E A CIDADE
Entre 22 e 28 de março a Cinemateca Capitólio oferece sessões com filmes que estabelecem diálogos com a cidade de Porto Alegre. Serão apresentados três longas-metragens de diferentes épocas, gêneros e gerações. Fazem parte da programação os filmes Aqueles Dois, de Sergio Amon (que tem cena filmada no antigo Cine Theatro Capitólio), Beijo Ardente – Overdose, de Flavia Moraes e Hélio Alvarez (filmado nas ruínas da Usina do Gasômetro) e Porto dos Mortos, de Davi de Oliveira Pinheiro. Cada filme ficará disponível no site da Cinemateca Capitólio durante 48 horas.
DISPONIBILIZAÇÃO DE CONTEÚDOS
Além das atividades na Cinemateca Capitólio, durante a Semana de Porto Alegre serão disponibilizados no canal no YouTube da instituição duas novas entrevistas do projeto de memória oral Persona Grata, gravadas em dezembro último, com o cineasta Otto Guerra e a produtora de cinema Gina O’Donnell, e os três programas da série Registros Inquietos, sobre a cena cultural porto-alegrense no início dos anos 2000, realizados pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
DEBATES ONLINE
Longas gaúchos em 2020 – 24/03 – 19h30
O debate contará com a presença da realizadora e do realizador dos longas Aos Olhos de Ernesto, Ana Luiza Azevedo, e Disforia, Lucas Cassales, e discutirá a exibição de obras produzidas no Rio Grande do Sul ao longo do último ano, marcado pelo fechamento das salas de cinema e por novas relações com as plataformas de streaming.
Longas-metragens de 2021 – 26/03 – 19h30
O debate contará com a presença das realizadoras dos longas A Nuvem Rosa, Iuli Gerbase, e A Primeira Morte de Joana, Cristiane Oliveira, que estrearam no mês de janeiro em importantes festivais internacionais e foram os dois primeiros longas gaúchos exibidos em 2021.
Filmar em Dupla, filmar em película 28/03 – 16h
O debate contará com a presença dos realizadores dos longas-metragens Irmã, Luciana Mazeto e Vinicius Lopes, e Oráculo, Gustavo Jahn e Melissa Dullius, exibidos na Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro de 2021, e abordará a criação coletiva de um filme e o uso da película em produções contemporâneas.
GRADE DE SESSÕES E SINOPSES DOS FILMES
22 a 24 de março – Aqueles Dois (a partir das 20h do dia 22)
24 a 26 de março – Beijo Ardente: Overdose (a partir das 20h do dia 24)
26 a 28 de março – Porto dos Mortos (a partir das 20h do dia 26)
Aqueles Dois, de Sergio Amon (1985, 75 minutos)
Elenco: Pedro Wayne Beto Ruas Suzana Saldanha
Baseado no conto homônimo de Caio Fernando Abreu, o filme conta a história de Saul e Raul, colegas de trabalho em uma repartição pública.
Raul, recém-saído de um casamento frustrado, é extrovertido e brincalhão e passa o tempo ouvindo e tocando bolero no pequeno apartamento onde mora. Saul é tímido, de espírito crítico e amargo. Saiu de um noivado quase interminável e se recupera de uma tentativa de suicídio. Os dois acabam unidos pela solidão e iniciam uma intensa amizade. Os outros colegas de trabalho confundem a amizade com um romance e os dois viram alvo de discriminação. Confusos, nem eles mesmos sabem se estão de fato apaixonados.
Beijo Ardente – Overdose, de Flavia Moraes e Hélio Alvarez (1984, 60
minutos)
Elenco: Andréa L’Abbate. Antônio Carlos Falcão. Pilly Calvin. Careca da
Silva. Júlio Conte. Oscar Simch.
Nas ruínas da Usina do Gasômetro, esconde-se um vampiro entediado e angustiado com a vida eterna. À noite, em busca de sangue, ele sai pelas ruas de Porto Alegre atrás de vítimas inocentes.
Porto dos Mortos, Davi de Oliveira Pinheiro (2010, 89 minutos)
Elenco: Rafael Tombini, Alvaro RosaCosta, Ricardo Seffner, Amanda
Grimaldi, Luciana Verch, Leandro Lefa, Tatiana Paganella e Adriano
Basegio.
Em um mundo pós-apocalíptico onde as regras da realidade são transformadas pela loucura, um policial vingativo trava uma batalha contra um assassino em série.
Voltar