Novidades

VEM AÍ – 12º FESTIVAL ESCOLAR DE CINEMA
5 de abril de 2021

 

12º Festival Escolar de Cinema é uma ação do Programa de Alfabetização Audiovisual, que desde 2008 já levou mais de 80 mil estudantes e professores das redes públicas de ensino às salas de cinema da Cinemateca Capitólio, Sala Redenção, CineBancários e P.F. Gastal. Pensado originalmente para oportunizar a experiência da sala de cinema para estudantes de Porto Alegre, no contexto de pandemia o 12º Festival Escolar de Cinema precisou se readequar às condições sanitárias necessárias. Num momento em que escolas, professores e estudantes passam por dias difíceis e incertos, o Programa de Alfabetização Audiovisual aposta em ações de fortalecimento de vínculos e de apoio ao trabalho desenvolvido até aqui.

12º Festival Escolar de Cinema ocorrerá em 2021 em formato online e gratuito entre os dias 10 e 18 de abril através do site alfabetizacaoaudiovisual.poa.br . A programação está dividida em eixos temáticos: “Histórias do Brasil”, “Diferente é Normal”, “Cinema, Infâncias e Imaginação” e “O Mundo da Escola”, cada um com um programa de quatro curtas-metragens. Acompanham os programas de curtas as “Primeiras Conversas” sobre os filmes que reúnem a equipe do Programa de Alfabetização Audiovisual, cineastas e professores da Educação Básica, estabelecendo diálogo entre o cinema, o universo escolar e as temáticas abordadas. O encerramento do 12º Festival Escolar de Cinema traz o longa-metragem Atravessa a Vida, de João Jardim, em sessão única no dia 18 de abril, domingo, além de dois programas de curtas do projeto Minuto Escola, produzido pelo Festival do Minuto e que é uma parceria do PAA em 2021.

O Festival Escolar de Cinema é gratuito e oferece certificação da UFRGS.

Acesse as redes sociais do Programa de Alfabetização Audiovisual (@alfabetizacaoaudiovisual) para mais informações sobre o festival!

SERVIÇO

O que: 12º FESTIVAL ESCOLAR DE CINEMA

Quando: de 10 a 18 de abril de 2021.

Para quem: Professores das Redes de Públicas de Ensino de Educação Básica e público em geral.

Mais informações: alfabetizacaoaudiovisual@gmail.com

Voltar