Novidades

Filmes de Coraci Ruiz, Sofia Bost, Mariana Gaivão, Leonor Teles, Jennifer Reeder e Angela Schanelec em cartaz
16 de agosto de 2021

 

A partir de quinta-feira, 19 de agosto, a Cinemateca Capitólio exibe dois novos filmes na grade de programação: Limiar, documentário autobiográfico de Coraci Ruiz, e Três Realizadoras Portuguesas, coletânea com três narrativas dirigidas por Sofia Bost, Mariana Gaivão e Leonor Teles.

Knives and Skin, de Jennifer Reeder, e Eu Estava em Casa, Mas…, de Angela Schanelec, ganham mais uma semana de exibição.

O valor do ingresso é R$ 16,00.

 

FILMES

 

Limiar

Brasil, 2020, Documentário, 73′, DCP

Direção: Coraci Ruiz

Distribuição: Taturana

 

“Limiar” é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente: entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz que conversa com o filho por detrás da câmera, passa ela também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.

 

 

Três Realizadoras Portuguesas

Portugal, 2021, 62 minutos, HD-DCP

Direção: Sofia Bost, Mariana Gaivão, Leonor Teles

Distribuição: Bretz Filmes

 

Três histórias portuguesas (Dia de festa, Ruby e Cães que ladram aos pássaros) realizadas por jovens cineastas portuguesas e premiadas em festivais europeus, que se agregam em um único longa-metragem.

 

DIA DE FESTA um filme de Sofia Bost 2019 | 17’ Mena vive sozinha com a filha, Clara, que faz hoje 7 anos. Enquanto lhe prepara uma festa de aniversário, tarefa que executa com dificuldades financeiras e a contragosto, Mena recebe um telefonema da mãe que a deixa perturbada.

 

RUBY um filme de Mariana Gaivão 2019 | 25’ O canto da madrugada desce a montanha queimada, ecoando no xisto de uma aldeia portuguesa. Ruby desperta e ergue-se na meia luz. No exterior, o seu cão Frankie fugiu. Filha de dois mundos, aquele que os pais ingleses deixaram para trás e a terra portuguesa que a viu crescer mas que ainda lhe chama estrangeira, Ruby move-se entre as fronteiras de ambos, sem pertencer a nenhum. A sua melhor amiga, Millie, irá regressar a Inglaterra, e o fim da infância de ambas encontra-se com o fim de um dia quente de Verão.

 

CÃES QUE LADRAM AOS PÁSSAROS um filme de Leonor Teles 2019 | 20’ As aulas terminaram e sente-se uma azáfama no ar. Os turistas enchem as ruas e os cafés do Porto. O velho e decadente é agora vendido como ponto alto da gentrificação. Vicente pedala pela cidade montado na sua Órbita azul e observa a transformação urbana a cada dia que passa. O Porto já não é o mesmo e ele também não. Entre família e amigos, Vicente vive com expectativa os primeiros dias de férias, que trazem a promessa de mudança e a incerteza de uma vida nova.

 

 

 

 

GRADE DE HORÁRIOS

19 a 25 de agosto de 2021

 

19 de agosto

15h – Knives and Skin

18h – Limiar

 

20 de agosto

15h – Eu Estava em Casa, Mas…

18h – Três Realizadoras Portuguesas

 

21 de agosto

15h – Knives and Skin

18h – Limiar

 

22 de agosto

15h – Três Realizadoras Portuguesas

 

24 de agosto

15h – Eu Estava em Casa, Mas…

18h – Limiar

 

25 de agosto

15h – Knives and Skin

18h – Três Realizadoras Portuguesas

Voltar