Novidades

Estreia de Rodantes e A Barqueira; curtas de Antonio Moreno no Projeto Raros
23 de agosto de 2021

 

A Cinemateca Capitólio apresenta dois novos filmes na programação a partir de quinta-feira, 26 de agosto: Rodantes, de Leandro Lara, e A Barqueira, de Sabina Blanco. Limiar e Três Realizadoras Portuguesas ganham mais uma semana de exibição. O valor do ingresso é R$ 16,00.

 

Na sexta-feira, 27 de agosto, às 19h30, a Cinemateca Capitólio apresenta edição do Projeto Raros com curtas realizados por Antonio Moreno entre 1974 e 1988. Com apoio do cineclube Urubu Cine, a sessão tem entrada gratuita.

 

Para a retomada da programação presencial, uma série de adaptações para a utilização do espaço foram implementadas, desde entrada e saída do público, o estabelecimento de limite de espectadores por sessão (teto de 30% de ocupação), distanciamento entre os presentes, sendo bloqueados os assentos demarcados, além do uso obrigatório de máscara durante toda a sessão e o incentivo à higienização constante das mãos.

 

FILMES

 

RODANTES

Brasil, 2020, 108 minutos, DCP

Direção: Leandro Lara

Classificação: 16 anos

Distribuição: Zeta Filmes

 

Tatiane é uma jovem garota que foge para tentar se reinventar após um passado traumático; Odair é fruto da explosão migratória rondoniense do início dos anos 90, e um rapaz que em meio a descobertas sexuais corre riscos ao se desprender da casa dos pais. Já Henry é um imigrante haitiano que, após a morte de sua mulher, luta com seus dois filhos pequenos para sobreviver em meio ao progresso e à miséria brasileira. Vidas em ebulição no caos, se esbarram por aí em momentos ocasionais sem envolvimento maior do que sua própria condição de ambulantes.

 

A BARQUEIRA

Argentina/Brasil, 2020, 75 minutos, DCP

Direção: Sabina Blanco

Classificação: 16 anos

Distribuição: Zeta Filmes

 

Tati é uma menina de 14 anos que mora numa casa humilde junto de seu relapso pai. Instável e masculinizada, Tati não consegue se encaixar no ambiente que vive. Obcecada em se tornar barqueira, todo dia ela, sem sucesso, tenta andar de barco. Uma tarde, um trabalhador de 17 anos chega e começa a trabalhar no barco. Tati tenta o impedir, até que ele se oferece para ensina-la, com a condição de que ela o deixe trabalhar em paz.

 

PROJETO RAROS

CURTAS DE ANTONIO MORENO

 

Reflexos, de Antonio Moreno e Stil

Brasil, Animação, 1974, 5´47´´

Através da metamorfose de imagens os reflexos de duas músicas brasileiras na interpretação de Antônio Moreno (O Canto Negro do Cisne, de Heitor-Villa-Lobos) e Stil (Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri).

Troféu Humberto Mauro, Coruja de Ouro/1975.

 

Ícaro e o Labirinto, de Antonio Moreno

Brasil, Animação, 1975, 7´16´´

Adaptação livre da lenda grega de Ícaro, vivendo no presente como um fantasma ou nos sonhos dos homens que imaginam voar. Realizado em 1975, refletia a desinformação e acuamento do jovem brasileiro alienando-se e se refugiando nas drogas por não encontrar no labirinto o caminho de busca pela liberdade de voar.

Menção Honrosa, Festival JB/Mesbla, 1975.

 

 

 

Vão-se os pais, ficam os filhos, de Antonio Moreno

Brasil, Animação, 1980, 5´26´´

A herança deixada para as crianças de uma geração a outra onde a violência grita mais alto, alcançando, cada vez mais, uma velocidade estonteante.

Curta exibido no circuito comercial como complemento de longa.

 

Eclipse, de Antonio Moreno

Brasil, Animação, 1984, 12´15´´

Diante de imagens que se transfiguram, dentro de um cogumelo de uma explosão já começada, a narração de um rude poema latino-americano conta ocorrências e impressões das décadas de sessenta, setenta e oitenta no Brasil e América Latina, com algumas falhas de memória. O filme foi realizado a partir da técnica de animação direta na película.

Menção Especial do Júri do Festival de Gramado/1985 “pelo ousado caráter experimental”.

 

O Olho amarelo do tigre, de Antonio Moreno

Brasil, Ficção, 1988, 14´07´´

Com Maria Helena Dias, Zózimo Bulbul, Hélio Tavares e Guilherme Cetto Vitor.

Indefesa, como diante dos olhos amarelos de um tigre, uma mulher, antes de se matar, fala a Cristo na cruz. Expõe o que a perturba: a fome, a miséria, crianças abandonadas, a relação homem-mulher, controle de natalidade e a sua própria crise de fé.

 

 

 

GRADE DE HORÁRIOS

26 de agosto a 1º de setembro

 

 

26 de agosto (quinta)

15h – Limiar

18h – Rodantes

 

27 de agosto (sexta)

15h – A Barqueira

18h – Três Realizadoras Portuguesas

19h30 – Projeto Raros: Curtas de Antonio Moreno

 

28 de agosto (sábado)

15h – Limiar

18h – Rodantes

 

29 de agosto (domingo)

15h – Três Realizadoras Portuguesas

18h – A Barqueira

 

31 de setembro (terça)

15h – Limiar

18h – Rodantes

 

1º de setembro (quarta)

15h – Três Realizadoras Portuguesas

18h – A Barqueira

 

Voltar