Novidades

Drama gay de Stanley Donen é atração do Projeto Raros
1 de outubro de 2021

 

Na sexta-feira, 8 de outubro, às 19h, a Cinemateca Capitólio apresenta uma edição especial do Projeto Raros dentro da mostra Um caminho para dois: Elaine May e Stanley Donen, com Os Delicados, longa que Donen realizou na Europa, em 1969, sobre o cotidiano conjugal de um casal londrino interpretado por Richard Burton e Rex Harrison. Com entrada franca, a sessão será apresentada pelo crítico Marcus Mello.

Adaptação da peça teatral homônima de Charles Dyer, o filme narra dez dias da vida do casal Charles (Rex Harrison) e Harry (Richard Burton), que vive junto há quase vinte anos. Eles ganham a vida como cabeleireiros no West End de Londres e se preocupam profundamente com suas mães idosas.

Fracasso de público e de crítica na época do lançamento, o filme ganhou olhares mais atentos nas décadas seguintes. No final dos anos 1970, na ocasião do lançamento de As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, de Rainer Werner Fassbinder, na Espanha, o crítico Miguel Marías observou o diálogo entre as duas narrativas de origem teatral e chegou a sugerir um programa duplo com os filmes. Para o crítico espanhol: “o que perturba e desassossega em Os Delicados: nem seu suposto tema – o sugerido pela publicidade, até mesmo seu acertado slogan original (‘a sad gay story’) – nem a forma pretendidamente ‘pouco séria’ de tratá-lo, mas o próprio estilo do filme, a sua precisão implacável, a sua austeridade, a atenção constante que dá às suas personagens e que exige aos seus espectadores, a determinação com que nos introduz num claustrofóbico ‘beco sem saída’ existencial, num autêntico huis clos físico, respirável (ou melhor, sufocante), palpável”.

 

PROJETO RAROS

OS DELICADOS

(Staircase)

Estados Unidos/Inglaterra/França, 1969, 96 minutos, digital

Direção: Stanley Donen

O casal Charles e Harry é dono de uma barbearia em Londres. Com o avanço da idade, eles começam a entrar em conflito sobre o quanto dependem um do outro. A sessão será apresentada pelo crítico Marcus Mello.

Voltar