Novidades

Projeto Raros e Cineclube Academia das Musas apresentam sessões especiais
15 de outubro de 2021

 

A Cinemateca Capitólio e o Cineclube Academia das Musas promovem duas sessões especiais do Projeto Raros no fim de outubro. No dia 22, às 19h30, será exibido The Student Nurses, uma subversão do cinema exploitation dirigida por Stephanie Rothman, com produção de Roger Corman. No dia 29, às 19h30, será apresentado o longa francês Simone Barbès ou a Virtude, de Marie-Claude Treilhou. 

Com exibição digital e legendas em português, as sessões têm entrada franca.

 

O Cineclube Academia das Musas exibe e discute, desde 2016, filmes dirigidos por mulheres. O grupo já debateu mais de 150 filmes e as sessões, propostas por participantes do cineclube, são marcadas sempre pela pluralidade nas proposições de nomes e filmes pesquisados. Os encontros são abertos e gratuitos. Em 2020, com a pandemia, as discussões estão ocorrendo de forma virtual. Já foram pesquisadas obras de cineastas iranianas, húngaras, senegalesas, venezuelanas, suecas, russas, chinesas, cubanas, entre outras. Documentários, dramas, comédias, filmes eróticos, experimentais, de horror, longas e curtas-metragens foram alguns dos gêneros propostos pelos integrantes e debatidos nas sessões.

“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Prefeitura de Porto Alegre com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no CineSesc de São Paulo. Em 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio passa a receber provisoriamente o Projeto Raros.

 

 

22/10 – 19h30

Projeto Raros + Cineclube Academia das Musas

The Student Nurses

Estados Unidos, 1970, 89 minutos, digital

Direção: Stephanie Rothman

Sessão apresentada por Yasmin Borges

Quatro moças moram juntas em uma casa enquanto estudam para ser enfermeiras. Phred flerta com um médico sedutor. A liberal Priscila tem um caso com um motoqueiro vegetariano. Sharon estabelece um relacionamento com um paciente em estado terminal. Lynn se apaixona por um revolucionário latino-americano.

 

29/10 – 19h30

Projeto Raros + Cineclube Academia das Musas

Simone Barbès ou a Virtude

(Simone Barbès ou la vertu)

França, 1980, 73 minutos, digital

Direção: Marie-Claude Treilhou

Sessão apresentada por Daniela Strack

Simone Barbès é funcionária de um cinema pornô. Uma noite, após o trabalho, ela vai a uma boate lésbica. Depois, ela encontra um homem solitário e desesperado.

Voltar