Novidades

Edifício Cristal
18 de outubro de 2021

 

 

Instalação artística em formato de cristaleira reproduz a rotina de moradores de um condomínio durante a pandemia.

 

 

Após cumprir uma temporada de estreia na Casa de Cultura Mário Quintana, seguida de temporada no Multipalco Eva Sopher, participou do Festival Palco Giratório SESC 2021 e, nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, o Edifício Cristal é recebido pela Cinemateca Capitólio, espaço querido da cidade de Porto Alegre. As visitações são gratuitas, sempre de terças a domingos, das 14h às 19h.

 

A Cia. Incomode-Te buscou um caminho próprio repleto de criatividade para reproduzir a vida e suas emoções, em pouco espaço, durante a crise sanitária do novo coronavírus. Assim nasceu Edifício Cristal, uma cristaleira cenográfica que abriga diversos espetáculos curtos. Em vez de louças e pratarias, miniaturas ilustram visualmente dez apartamentos acompanhados de histórias fictícias sobre personagens vivendo em quarentena. Cada apartamento foi concebido a partir do lixo reciclado dos integrantes da Cia.

 

É um verdadeiro espelho do nosso cotidiano, exatamente como um condomínio. Cada apartamento tem um número e, para escutar o que se passa lá dentro, basta apenas colocar os fones de ouvido, escolher a unidade, apertar um botão e acompanhar a locução que acontece paralelamente a automação e iluminação para o apartamento escolhido, nas vozes dos artistas Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella, Letícia Vieira e Nelson Diniz. 

 

Outra curiosidade é que cada integrante da equipe trabalhou sozinho, em isolamento social, comunicando-se somente em reuniões por vídeo chamadas. Mesmo sendo composta por adereços, todos de material reciclado, em formato reduzido, a produção tem todos os elementos de uma montagem teatral. A trilha sonora original é assinada por Angelo Primon. Juan Quintáns está à frente da engenharia de som. Todo o projeto luminotécnico e a automação é de Ricardo Vivian e a cenotécnica, de Matheus Grimm. 

 

Uma experiência visual, sonora e aberta à imaginação do público. A partir da narração do elenco, da trilha sonora, da iluminação e da cenografia criada para cada ambiente, o espectador será convidado a embarcar em uma viagem na qual terá o desafio delinear os protagonistas na sua própria mente: um síndico transtornado, o último inquilino do imóvel que está para alugar, a filha que precisou isolar-se para cuidar da mãe, a senhora que não consegue parar em casa, o casal que adotou duas crianças, um escritor famoso enfrentando a solidão em um moderno duplex, entre outros. 

 

FICHA TÉCNICA

Idealização: Liane Venturella; Concepção de interiores: Liane Venturella e Nelson Diniz; Textos: Carlos Ramiro FensterseiferLiane Venturella e Nelson Diniz; Locuções:  Carlos Ramiro FensterseiferLetícia VieiraLiane Venturella e Nelson Diniz; Cenotécnica: Matheus Grimm; Projeto Luminotécnico e Automação: Ricardo Vivian; Trilha Sonora: AngeloPrimon; Desenho de Som: Juan Quintáns; Produção artística: Letícia Vieira; Assessoria de Imprensa: Leo Sant´Anna; Identidade Visual: Ricardo Petry; Produção: Primeira Fila Produções; Realização: Cia. Incomode-Te

 

 

SERVIÇO

QUANDO: De 21/10 a 19/12, de terças a domingos, das 15h às 19h 

ONDE: Cinemateca Capitólio – R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre

QUANTO: gratuito  

Voltar