Novidades

1ª MOSTRA UMBÚ DAS ARTES
5 de novembro de 2021

 

1ª MOSTRA UMBÚ DAS ARTES

de 25 de novembro a 1º de dezembro na Cinemateca Capitólio

com sessões, debates e instalação

 

O Estado do Rio Grande do Sul é conhecido por ser um grande polo de excelentes artistas, seja na música, no audiovisual, nas artes visuais ou no teatro. Propor ações que dialoguem com o fortalecimento das diversas áreas artísticas, garantindo o encontro entre a arte e o público – motor principal das atividades inerentes da produção cultural – foi a motivação da Umbú para a realização desta 1ª Mostra.

A 1a MOSTRA UMBÚ DAS ARTES acontece de 25 de novembro a 1o de dezembro na Cinemateca Capitólio, com realização da UMBÚ, coletivo de produtoras artistas de teatro de Porto Alegre. A proposta é reunir diversos trabalhos realizados durante a pandemia por artistas e coletivos teatrais da nossa cidade, em diversos outros formatos que não o teatro em sua essência. Nascidos mutantes, são trabalhos que se equilibram na corda bamba dos “entres”: ora investigando sua relação com o cinema, ora desbravando o meio virtual como possibilidades de novas linguagens artísticas. Expressões das artes cênicas que, através de diferentes ferramentas, encontram a sala de cinema como janela de contato com o seu público, de forma segura e presencial.

Quando em março de 2020, os profissionais de teatro tiveram seu ofício paralisado, Adriane Mottola, Guega Peixoto, Lauro Fagundes, Letícia Vieira, Liane Venturella, e Sandra Possani se reuniram e iniciaram diversos encontros remotos provocados pela necessidade de entender o novo contexto em que o mercado das cênicas se encontrava, criando a Umbú como um espaço de trocas, apoio e crescimento.

A 1a Mostra Umbú das Artes nasce com a proposta de alimentar a perspectiva e o estímulo ao desenvolvimento das cadeias produtivas da cultura, das competências criativas e da formação de mercados, assim como de atender a um público que desde março de 2020 não pode frequentar as salas de espetáculo. Com esta 1ª Mostra, artistas do teatro e do cinema e seus espectadores encontram na tela da Cinemateca Capitólio um respiro e um caminho para que as produções realizadas durante a pandemia reencontrem seu público, num panorama da arte teatral gaúcha enamorada pelo audiovisual.

Para a programação desta primeira edição, obras criadas para a linguagem do audiovisual nas suas diferentes formas foram elencadas a partir das produções das cias pertencentes ao coletivo UMBÚ e convidados da cena teatral do município de Porto Alegre.

A 1a Mostra Umbú das Artes marca uma posição estrategicamente importante na consolidação de uma política cultural efetiva e significativa no contexto artístico do cenário cultural da Capital. Nesta edição, conta-se com 14 obras virtuais entre curtas, médias e longas-metragens, com diferentes temáticas desenvolvidas. Aspectos como direitos das pessoas com deficiência, direitos do idoso, memória e verdade, população negra, população em situação de rua, mulheres, direitos humanos e segurança, proteção aos defensores de direitos humanos, direito à participação política, combate à tortura, situação prisional, democracia e direitos humanos, saúde mental, cultura, liberdade e educação.

Uma programação acentuada pela qualidade artística dos artistas envolvidos e que contempla rodas de conversas gratuitas durante as tardes, no foyer da Cinemateca. As conversas PapoUmbú acontecem sempre as 17h, (com exceção da sexta feira, dia 26/11, que será às 15h), no foyer do segundo andar da Cinemateca Capitólio, de forma gratuita. PapoUmbú reúne os profissionais do teatro e do audiovisual envolvidos nas produções apresentadas nesta primeira edição, além de convidados do mercado, cineastas, desenvolvedores de plataforma, para discutirmos sobre como se deram os processos, suas possibilidades e dificuldades, avaliações de mercado para esses trabalhos, etc.

A Mostra em Porto Alegre também conta com uma instalação artística da Cia Incomodete, que ficará em temporada na Capitólio no mesmo período, com entrada gratuita e aberta para vivência das 14h às 19h: Edifício Cristal. A instalação é uma experiência visual e sonora, aberta à imaginação do público. Uma cristaleira cenográfica que abriga diversos espetáculos curtos. Em vez de louças e pratarias, miniaturas ilustram visualmente dez apartamentos acompanhados de histórias fictícias sobre personagens vivendo em quarentena. Cada apartamento foi concebido a partir do lixo reciclado dos integrantes da Cia.

A primeira edição da Mostra Umbú das Artes tem parceria com a Cinemateca Capitólio – Coordenação de Cinema e Audiovisual e Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Porto Alegre. Com uma política de acesso sublinhada com o valor popular dos ingressos, a Mostra propõe apresentações a preços de R$ 16,00, com desconto de 50% para a classe artística, mediante comprovação de registro profissional; municipários, além da aplicação de todos os descontos previstos em Lei (Pessoas com mais de 60 anos, com carteira de identidade; Pessoas com deficiência e um acompanhante, mediante cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); jovens de baixa renda com comprovante ID e doadores de sangue, com carteira de comprovação). A entrada na Sala de Cinema da Cinemateca Capitólio só se dá com a carteira vacinal e obrigatoriedade de máscara no rosto durante toda a sessão.

 

25 de novembro, quinta-feira, 17h

#papoUmbú (2º andar)

25 de novembro, quinta-feira, 19h (16 anos)

A MULHER ARRASTADA (35:30min)

9 SAIAS (45min) – Cia Stravaganza

COLAPSO: Terra em Chamas (25min) Centauro Produções

 

26 de novembro, sexta-feira, 15h

#papoUmbú (2º andar)

26 de novembro, sexta-feira, 17h (16 anos)

PALÁCIO DO FIM (90min) – Cia Incomodete

ÍCARO – SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO (35min)

 

27 de novembro, sábado, 17h

#papoUmbú (2º andar)

27 de novembro, sábado, 19h (16 anos)

INVISÍVEIS – HISTÓRIAS PARA ACORDAR (39min) – Companhia de Solos & Bem Acompanhados e Casulo – Núcleo de Artes Performativas (Portugal)

HIPERGAIVOTA (50min) – Coletivo Errática

 

28 de novembro, domingo, 17h

#papoUmbú (2º andar)

28 de novembro, domingo, 19h (14 anos)

CLASSE CORDIAL (28min) – Coletivo Nômade e Companhia de Solos & Bem Acompanhados

A VÓ DA MENINA (54min) – Projeto Gompa

DESMEDIDA NOITE (40min) – Cia Rústica

 

30 de novembro, domingo, 17h

#papoUmbú (2º andar)

30 de novembro, terça-feira, 19h (18 anos)

A FOME (60min) – Cia Espaço em Branco

DERROTA (35:40min) – Projeto Gompa e Cia Incomodete

 

01 de dezembro, quarta-feira, 17h

#papoUmbú (2º andar)

01 de dezembro, quarta-feira, 19h (12 anos)

A MÃE DA MÃE DA MENINA (70min) – Projeto Gompa

2068 (53min) – Máscara EnCena

 

SERVIÇO:

DE 25 DE NOVEMBRO A 1ºDE DEZEMBRO 2021

HORÁRIOS CONFORME PROGRAMAÇÃO

INGRESSO: R$ 16,00 

 

Voltar