Novidades

Saga niilista de Buddy Giovinazzo no Projeto Raros
4 de novembro de 2021

Na sexta-feira, 12 de novembro, às 19h30, o Projeto Raros apresenta a sessão de Combat Shock, cultuado filme de Buddy Giovinazzo que narra o traumático retorno a casa de um combatente da Guerra do Vietnã. Com apoio da lendária produtora Troma, a sessão tem apresentação de Carlos Thomaz Albornoz e Flávio Castro Barbosa. Entrada franca.

“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Prefeitura de Porto Alegre com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no CineSesc de São Paulo. Em 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio passa a receber provisoriamente o Projeto Raros.

 

PROJETO RAROS

Combat Shock

Estados Unidos, 1986, 91 minutos, HD com legendas em português
Dirigido por Buddy Giovinazzo
Estrelado por Rick Giovinazzo, Veronica Stork, Mitch MaglioA sessão será apresentada por Carlos Thomaz Albornoz e Flávio Castro

O escritor/diretor/produtor Buddy Giovinazzo fez sua estreia indelével com esta saga niilista da busca desesperada de um veterano do Vietnã para salvar sua família dos horrores da pobreza e da miséria urbana. Culminando em um dos clímax mais brutais já cometidos com celuloide, esta obra-prima implacável permanece tão controversa e relevante como era no auge da América de Reagan. Produzido por Troma Team – Lloyd Kaufman & Michael Herz.

Voltar