Novidades

Homenagem a Melvin Van Peebles no Projeto Raros
19 de novembro de 2021

 

Na sexta-feira, 26 de novembro, às 19h30, o Projeto Raros da Cinemateca Capitólio celebra o legado de Melvin Van Peebles, um dos grandes nomes do cinema negro dos Estados Unidos, morto em setembro deste ano, com a exibição de Don’t Play Us Cheap, adaptação de um musical que o próprio diretor escreveu e musicou para a Broadway. Com entrada franca, a sessão será apresentada pelo programador Leonardo Bomfim.

No musical Don’t Play Us Cheap, um par de morcegos diabólicos toma forma humana e invade uma festa no Harlem. Tentam, em vão, arruinar a noite festiva. Realizado em 1972, o filme é uma inventiva adaptação cinematográfica do musical concebido por Melvin Van Peebles para a Broadway, que obteve duas indicações no Tony Awards. Com o passar dos anos, tornou-se uma das obras menos conhecidas do realizador de marcos do cinema negro americano dos anos 1970, como Sweet Sweetback’s Baadasssss Song e A Noite em que o Sol Brilhou (The Watermelon Man).

“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Prefeitura de Porto Alegre com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no CineSesc de São Paulo. Em 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio passa a receber provisoriamente o Projeto Raros.

 

PROJETO RAROS

26/11 – 19h30

Don’t Play Us Cheap 

Estados Unidos, 1973, 100 minutos, HD com legendas em português

Direção: Melvin Van Peebles

 

 

 

 

 

 

Voltar