Novidades

Bookpink – O Livro dos Pássaros e Sobre Portas e Janelas no Cineclube Academia das Musas
7 de março de 2022

No dia 13 de março, domingo, às 19h, a Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão especial do cineclube Academia das Musas, com duas diretoras locais convidadas. 

“Bookpink – O Livro dos Pássaros” e “Sobre Portas e Janelas” trazem a linguagem do teatro em diálogo com o cinema e o audiovisual.  A proposta desta sessão especial é reunir os dois trabalhos, resultados do período de pandemia, onde o cruzamento das linguagens cinematográficas e teatrais foram experimentados de diferentes formas.

A exibição é uma parceria da Cinemateca Capitólio, Goethe-Institut Porto Alegre e Cineclube Academia das Musas.

****

Bookpink – O Livro dos Pássaros é uma montagem cênica e digital, contemplada pela 5a  edição do projeto TRANSIT, realizado pelo Goethe-Institut Porto Alegre em parceria com o Festival Palco Giratório Sesc/RS, e traz diversas reflexões sobre nossas existências atravessadas por questões globais da atualidade.  

 

O texto da alemã Caren Jeß propõe sete cenas com personagens-pássaros e nos envolve em temas filosóficos com narrativas carregadas de um humor ácido e atual. A partir de um conceito que mistura uma espécie de reality show, documentário de vida selvagem e bird watching, a peça mostra personagens em um não-lugar, travando suas lutas internas, expondo seus conflitos de individualização, destilando suas frustrações com relação ao resto do mundo e a si próprios.

 

O espetáculo foi dirigido por Liliane Pereira, que usou do distanciamento ocasionado pela pandemia e convidou artistas de diferentes lugares para o projeto. Jeffie Lopes, Giovana de Figueiredo, Marcos Kligman, Leon Oliveira e Gisela Rodriguez, também dramaturgista do espetáculo, estão em Porto Alegre. Ed Lannes, de Itaqui, participou do interior do estado do RS. Vivian Salva, Yheuriet Kalil e Bia Malagueta estão em São Paulo e a atriz suíça Luna Schmid fez sua participação diretamente da Alemanha. A cinematografia é de Bernardo Zancan, projeções de Jana Castoldi, trilha sonora, edição e finalização audiovisual de Paulo Ratkiewicz com participação de Carlos Fermentão.

 

A estreia da montagem ocorreu durante o 15º Festival Palco Giratório Sesc/RS em outubro de 2021, e agora, dia 13 de março às 19h, terá uma exibição especial na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, em parceria com o Cineclube Academia das Musas.

 

Sobre a obra Bookpink

Em sete miniaturas poéticas e cômicas, Caren Jeß (Alemanha) descreve abismos humanos, constelações sociais e debates atuais. Em seu ‘compêndio dramático’, termo definido pela autora, ela permite que seus protagonistas pássaros conversem tanto quanto as ervas selvagens, ou ervas daninhas, que amam a si mesmas, usam nomes latinos e crescem em meio às rachaduras da calçada, elas temem por suas vidas ao observar o jardineiro – a disposição dia – mas sabem sobreviver nas fissuras entre as lajes do pavimento. Com Bookpink, um material com diálogos inovadores e uma série de cenas caprichosas, Caren Jeß foi escolhida como a dramaturga revelação do ano no Theatre Heutes 2020 (Alemanha).

 

Sobre o curta “Sobre Portas e Janelas”
Curta de 11 minutos dirigido por Victória Sanguiné, performer, atriz e artista visual licenciada em Dança na UERGS e formada pela Casa de Teatro de Porto Alegre. 

Sinopse: De alguma maneira, para todas aquelas que me acompanharam em aberturas de portas e janelas das quais não pulei. Duração: 11min, 27s

 

Sobre o Academia das Musas
O Cineclube Academia das Musas exibe e discute, desde 2016, filmes dirigidos por mulheres. Entre 2016 e 2021 o grupo já debateu 235 filmes e 186 diretoras. As sessões são propostas por participantes do cineclube e são marcadas sempre pela pluralidade nas proposições de nomes e filmes pesquisados. Os encontros são abertos e gratuitos.

 

SERVIÇO

Bookpink e Portas e Janelas

13 de março de 2022 – DOMINGO às 19h

Duração: 96 min (Sobre Portas e Janelas 11 min; Bookpink 84 min)

Entrada franca 

Local: R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre / RS
*Bookpink será exibido com legendas em alemão

Voltar