Novidades

Semana de Porto Alegre 2022
17 de março de 2022

 

A Cinemateca Capitólio apresenta a programação da Semana de Porto Alegre de 2022 com exibições de importantes filmes realizados na cidade, um fim de semana especial da Sessão Vagalume e a 250ª noite do Projeto Raros, celebrada na véspera do aniversário de 250 anos da capital do Rio Grande do Sul.

O CINEMA E A CIDADE

 

A Cinemateca Capitólio apresenta ao longo da semana sessões especiais gratuitas de Overdose – Beijo Ardente, de Flavia Moraes, Hélio Alvarez, e Aqueles Dois, de Sergio Amon. No domingo, 27 de março, dia do aniversário de sete anos da Cinemateca Capitólio, acontece a sessão do longa-metragem Cão Sem Dono, de Beto Brant e Renato Ciasca, seguida de debate com integrantes da equipe do filme.

 

SESSÃO VAGALUME

 

A Sessão Vagalume, uma atividade do Programa de Alfabetização Audiovisual para crianças de todas as idades, apresenta nos dias 26 e 27 de março, às 15h, a animação As Aventuras do Avião Vermelho, dirigida por Frederico Pinto e José Maia, inspirada no livro homônimo de Érico Veríssimo. No dia 27 de março, às 10h, uma edição especial da sessão apresenta, com entrada gratuita, o clássico Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore.

 

PROJETO RAROS 250

 

Programação ininterrupta desde 2003, o Projeto Raros celebra a edição 250 na sexta-feira, 25 de março, véspera do aniversário de 250 anos da cidade. A tradicional sessão que exibe “filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam” apresenta, a partir das 19h30, um programa duplo com a obra-prima afrofuturista Space is the Place (1974), de John Coney, escrito e protagonizado pelo mítico jazzista Sun Ra, e Agosto 13 Sexta-Feira, de Camilo Tebaldi, pioneira produção porto-alegrense da Tomazoni Films lançada em 1955. A sessão tem entrada franca.

 

 

 

FILMES

 

AQUELES DOIS

Brasil, 1985, 75 minutos, digital

Direção: Sergio Amon.

Elenco: Pedro Wayne, Beto Ruas, Suzana Saldanha.

 

Baseado no conto homônimo de Caio Fernando Abreu, o filme conta a história de Saul e Raul, colegas de trabalho em uma repartição pública. Raul, recém-saído de um casamento frustrado, é extrovertido e brincalhão e passa o tempo ouvindo e tocando bolero no pequeno apartamento onde mora. Saul é tímido, de espírito crítico e amargo. Saiu de um noivado quase interminável e se recupera de uma tentativa de suicídio. Os dois acabam unidos pela solidão e iniciam uma intensa amizade. Os outros colegas de trabalho confundem a amizade com um romance e os dois viram alvo de discriminação. Confusos, nem eles mesmos sabem se estão de fato apaixonados.

 

BEIJO ARDENTE – OVERDOSE

Brasil, 1984, 60 minutos, digital

Direção: Flavia Moraes, Hélio Alvarez.

Elenco: Andréa L’Abbate, Antônio Carlos Falcão, Pilly Calvin, Careca da Silva, Júlio Conte, Oscar Simch.

 

Nas ruínas da Usina do Gasômetro, esconde-se um vampiro entediado e angustiado com a vida eterna. À noite, em busca de sangue, ele sai pelas ruas de Porto Alegre atrás de vítimas inocentes. A sessão será apresentada pela pesquisadora Thainá Maria.

 

 

CÃO SEM DONO

Brasil, 2006, 82 minutos, HD

Direção: Beto Brant e Renato Ciasca

Elenco: Julio Andrade, Tainá Muller, Marcos Contreras, Luis Carlos Coelho, Janaína Kremer, Sandra Possani, Roberto Oliveira.

 

Uma observação de um relacionamento amoroso, escrita com as cores íntimas de um retrato de geração. Narra o encontro entre Ciro, recém-formado em Literatura, que passa por uma crise existencial marcada pelo ceticismo e pela falta de planos, e Marcela, uma ambiciosa modelo em início de carreira, que se entrega de forma obsessiva ao seu trabalho e, com isso, adia para mais tarde a realização de qualquer sonho. Adaptação do romance Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera.

 

 

PROJETO RAROS 250

 

SPACE IS THE PLACE

EUA, 1974, 82 minutos, HD com legendas em português

Direção: John Coney

 

O filme mostra o legendário jazzista experimental Sun Ra e sua “Arkestra” em sua busca de se tornarem exploradores do espaço. A intenção dos músicos é a de fundar um novo planeta com afro-americanos, levando-os para longe da Terra com o poder da sua música. Uma intrigante mistura de jogos de cartas, viagens intergalácticas no tempo, naves espaciais e música, Space is the place imagina o espaço como uma zona utópica livre de racismo, onde todos são livres para criar o seu próprio destino.

 

AGOSTO 13 SEXTA-FEIRA

Brasil, 1955, 74 minutos, digital

Direção: Camilo Tebaldi

Produção: Tomazoni Films

 

Em um dia de azar, um crime ocorre envolvendo dois assassinatos e um assalto de joalheria. Das nove ao meio dia, as jóias circulam por mãos inocentes e terminam na mesa de um delegado que esclarece as diversas casualidades e coincidências.

 

 

SESSÃO VAGALUME

 

AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO

Brasil, 2014, 73 minutos, 35mm

Direção: Frederico Pinto e José Maia

 

O filme conta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância.

 

CINEMA PARADISO

(Nuovo Cinema Paradiso)

Itália, 1988, 174 minutos, HD

Direção: Giuseppe Tornatore

 

Nos anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração.

 

GRADE DE HORÁRIOS

SEMANA DE PORTO ALEGRE

 

24 de março (quinta)

19h30 – Beijo Ardente – Overdose

 

25 de março (sexta)

19h30 – Projeto Raros 250: Space is the Place + Agosto 13 Sexta-Feira

 

26 de março (sábado)

15h – Sessão Vagalume: As Aventuras do Avião Vermelho

19h30 – Aqueles Dois

 

27 de março (domingo)

10h30 – Sessão Vagalume Especial: Cinema Paradiso

15h – Sessão Vagalume: As Aventuras do Avião Vermelho

19h – Cão Sem Dono + debate

Voltar