Novidades

Coppola: Um filme é uma pergunta
25 de março de 2022

De 31 de março a 14 de abril, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Coppola: Um filme é uma pergunta, com uma seleção de oito filmes dirigidos por Francis Ford Coppola, um dos principais nomes da Nova Hollywood. O valor do ingresso é R$ 10,00.

 

A programação apresenta a obra do diretor sob outra perspectiva no ano do cinquentenário de seu filme mais famoso, O Poderoso Chefão. Reunindo títulos de 1969 a 2011, a mostra explora a ascensão do diretor nos anos de ouro da Nova Hollywood, as produções megalomaníacas e a subsequente adaptação aos excessos estéticos e narrativos ante o endividamento, com realizações em diferentes conjunturas: do indie autoral ao cinema grandioso, do experimentalismo aos filmes de encomenda. A mostra Coppola: Um filme é uma pergunta é um convite para acompanhar as distintas respostas que o diretor elabora em sua filmografia. Programação de Helena Pavan e Leonardo Bomfim.

 

 

FILMES

 

Caminhos Mal Traçados

(The Rain People)

Estados Unidos, 1969, 101 minutos, digital

Direção: Francis Ford Coppola

 

Ao descobrir que está grávida, Natalie Ravenna, uma dona de casa de Long Island, entra em pânico e foge de casa a fim de descobrir se poderia ter feito algo diferente de si mesma.

 

A Conversação

(The Conversation)

Estados Unidos, 1974, 113 minutos, HD

Direção: Francis Ford Coppola

 

O especialista em vigilância Harry Caul é contratado para seguir um jovem casal. Os acompanhando pela Union Square de São Francisco, o homem consegue gravar uma conversa enigmática entre eles. Atormentado pelas lembranças de um caso anterior que terminou mal, Caul decide determinar se o casal está em perigo.

 

Apocalypse Now

Estados Unidos, 1979, 153 minutos, HD

Direção: Francis Ford Coppola

 

No Vietnã, em 1970, Capitão Willard faz uma perigosa e alucinante jornada rio acima para encontrar e exterminar Coronel Kurtz, um oficial outrora promissor que supostamente enlouqueceu.

 

O Fundo do Coração

(One from the Heart)

Estados Unidos, 1981, 107 minutos, HD

Direção: Francis Ford Coppola

 

Um casal briga depois de viverem juntos 5 anos em Las Vegas. Eles saem e comemoram o 4 de julho, cada um com um novo parceiro. O amor verdadeiro prevalecerá sobre uma paixão aparentemente glamorosa?

 

Vidas Sem Rumo

(The Outsiders)

Estados Unidos, 1983, 91 minutos, HD

Direção: Francis Ford Coppola

 

Os Greasers, uma gangue de adolescentes na zona rural de Oklahoma, estão perpetuamente em desacordo com os Socs, um grupo rival. Quando Ponyboy e Johnny entram em uma briga que termina com a morte de um membro dos Socs, os meninos são forçados a se esconder. Em seguida os dois, junto com seus outros amigos Greasers, devem enfrentar as consequências de suas vidas violentas.

 

O Selvagem da Motocicleta

(Rumble Fish)

Estados Unidos, 1983, 94 minutos, HD

Direção: Francis Ford Coppola

 

Rusty James está pronto para uma briga. Abandonado por sua mãe e vivendo com seu pai alcoólatra, quando seu irmão, o Garoto da Motocicleta, retorna à cidade, Rusty espera obter orientação e sabedoria de alguém que a maioria das pessoas acha que é louco.

 

Peggy Sue – Seu Passado a Espera

(Peggy Sue Got Married)

Estados Unidos, 1986, 103 minutos, HD

Direção: Francis Ford Coppola

 

Peggy Sue Bodell participa de sua reunião de 25 anos do ensino médio depois de se separar de seu marido, Charlie. Ela se arrepende das decisões que tomou em sua vida, como engravidar no ensino médio. Quando ela desmaia na reunião, ela acorda em 1960. Com a chance de reviver sua vida, ela muda muitas coisas. No entanto, algumas escolhas são mais complicadas, pois ela começa a ver o charme e os verdadeiros sentimentos do jovem Charlie.

 

Virgínia

(Twixt)

Estados Unidos, 2011, 88 minutos, HD

Direção: Francis Ford Coppola

 

Assombrado por um fantasma, um escritor imerge em um mistério de assassinato.

 

 

GRADE DE HORÁRIOS

 

31 de março (quinta-feira)

19h30 – Caminhos Mal Traçados

 

1º de abril (sexta-feira)

19h30 – A Conversação

 

2 de abril (sábado)

15h – Vidas Sem Rumo

 

3 de abril (domingo)

15h – Peggy Sue – Seu Passado a Espera

 

5 de abril (terça-feira)

19h30 – O Selvagem da Motocicleta

 

6 de abril (quarta-feira)

19h30 – Virgínia

 

7 de abril (quinta-feira)

15h – Apocalipse Now

 

8 de abril (sexta-feira)

15h – A Conversação

 

10 de abril (domingo)

17h – O Fundo do Coração

 

12 de abril (terça-feira)

15h – Caminhos Mal Traçados

17h – Vidas Sem Rumo

 

13 de abril (quarta-feira)

15h – O Selvagem da Motocicleta

17h – Peggy Sue – Seu Passado a Espera

 

14 de abril (quinta-feira)

15h – Virgínia

17h – O Fundo do Coração

19h – Apocalipse Now

Voltar