Novidades

A retomada do cinema gaúcho
22 de abril de 2022

A partir do dia 03 de maio, terça-feira, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra A retomada do cinema gaúcho, um panorama de obras produzidas no Rio Grande do Sul entre 1991 e 1998, que coloca em perspectiva o renascimento da produção cinematográfica brasileira após o fim traumático da Embrafilme no ano de 1990. A programação tem entrada gratuita.

Entre 1991 e 1995, com a suspensão dos mecanismos de incentivo ao setor e após o fim da Embrafilme, do Concine e da Fundação do Cinema Brasileiro, somente duas produções brasileiras alcançaram mais de 500 mil espectadores nos cinemas. Em 1992, o auge da crise, um único longa nacional chegou às telas, A Grande Arte, de Walter Salles. A partir desse mesmo ano, o Festival de Gramado teve que se internacionalizar, tornando-se ibero-americano, pois não havia mais como viabilizar uma competição exclusiva de longas brasileiros, pela absoluta falta de títulos. Ainda assim, o cinema gaúcho procurou reagir, lançando obras importantes ao longo dos anos 1990, no período conhecido como o Cinema da Retomada.

A sessão de abertura da mostra, no dia 03 de maio, às 19h15, apresenta o curta-metragem Au Revoir Shirlei, de Gilberto Perin, realizado em 1991, e o média Rocky & Hudson: Os Caubóis Gays, de Otto Guerra, lançado em 1994. Os diretores participam de uma conversa após a sessão.

A programação contempla mais dois médias produzidos no período, o documentário Ventre Livre, de Ana Luiza Azevedo, e o drama experimental Bola de Fogo, de Marta Biavaschi, dois longas-metragens essenciais da produção gaúcha dos anos 1990, Anahy de las Misiones, de Sergio Silva, e Lua de Outubro, de Henrique de Freitas Lima, e o filme de episódios Felicidade É… que combinou os esforços de quatro produtoras (duas do Rio Grande do Sul e duas de São Paulo) para reunir quatro curtas em um projeto de longa coletivo premiado nos festivais de Brasília e Gramado em 1995.

No domingo, 08 de maio, às 17h30, Ventre Livre ganha exibição comentada na Sessão AAMICCA, organizada pela Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio.

FILMES

 

AU REVOIR SHIRLEI

Brasil, 1991, 8 minutos, 35mm

Direção: Gilberto Perin

A bordo do avião, Shirlei relembra fragmentos de sua vida. Sentimentos de ternura, melancolia e decepção se misturam em suas lembranças.

 

VENTRE LIVRE

Brasil, 1994, 48 minutos, digital

Direção: Ana Luiza Azevedo

O país do futuro é onde as crianças engravidam? O maior país católico do mundo é onde mais de trinta mil mulheres morrem em consequência de aborto? A 10ª economia do planeta é a do país onde 27% das mulheres estão esterilizadas? Ventre Livre conta um pouco da história de Vera, Ivonete, Carmen, Denise, Maria do Carmo, Marlove – pessoas que nasceram no país com a mais desigual distribuição de renda do planeta. Um documentário sobre direitos reprodutivos no Brasil, enquanto o futuro não chega.

 

ROCKY & HUDSON: OS CAUBÓIS GAYS

Brasil, 1994, 56 minutos, 35mm

Direção: Otto Guerra

Rocky e Hudson são dois caubóis gays cuja relação é marcada por pieguices, lutas, diversão e amor. Lado a lado em duas novas missões, os dois enfrentam dificuldades de convivência enquanto tentam ser úteis para a resolução dos crimes.

 

FELICIDADE É…

Brasil, 1995, 72 minutos, digital

Direção: José Pedro Goulart, José Roberto Torero, Cecilio Neto e Jorge Furtado

Quatro visões da felicidade. Sonho: Um escritor em crise recebe inesperada ajuda de sua mulher, mas só quando ela dorme. Bolo: Um casal se xinga e se ofende enquanto ela prepara o bolo para comemorar suas Bodas de Ouro. Cruz: Um homem bem-casado, respeitável e com um neto se reencontra com uma ex-namorada de 50 anos atrás. Estrada: Dois casais em busca de um tranquilo fim de semana na serra cruzam com um caminhoneiro mal-humorado e sem freio.

 

LUA DE OUTUBRO

Brasil, 1997, 100 minutos, 35mm

Direção: Henrique de Freitas Lima

O filme narra os sangrentos acontecimentos históricos registrados durante uma revolução no Rio Grande do Sul, que pôs em conflito federalistas (maragatos) e republicanos (chimangos).

 

ANAHY DE LAS MISIONES

Brasil, 1997, 110 minutos, DCP

Direção: Sergio Silva

1839, interior do Rio Grande do Sul. Anahy (Araci Esteves) é uma mulher forte dos pampas, mãe de quatro filhos, todos de pais diferentes. Carregando uma carroça, ela luta para sobreviver em plena Revolução Farroupilha.

 

BOLA DE FOGO

Brasil, 1997, 45 minutos, digital

Direção: Marta Biavaschi

Um casal, no limite da incomunicabilidade, busca a reconciliação numa praia tranquila durante o carnaval. Um nativo desta aldeia de pescadores revela e ritualiza os elementos da natureza. Intermediados por sua ação, acompanhamos as transformações do casal e da pequena comunidade.

 

GRADE DE HORÁRIOS

03 a 13 de maio de 2022

 

03 de maio (terça)

15h – Felicidade É…

19h15 – Au Revoir Shirlei + Rocky & Hudson: Os Caubóis Gays (sessão comentada)

 

04 de maio (quarta)

15h – Anahy de las Misiones

19h15 – Lua de Outubro

 

05 de maio (quinta)

15h – Ventre Livre

16h – Bola de Fogo

19h15 – Felicidade É…

 

06 de maio (sexta)

15h – Rocky & Hudson: Os Caubóis Gays

19h15 – Anahy de las Misiones

 

07 de maio – (sábado)

17h30 – Bola de Fogo

 

08 de maio – (domingo)

14h – Lua de Outubro

17h30 – Sessão AAMICCA: Ventre Livre

 

10 de maio – (terça)

15h – Anahy de las Misiones

19h15 – Felicidade É…

 

11 de maio – (quarta)

15h – Rocky & Hudson: Os Caubóis Gays

19h15 – Lua de Outubro

 

12 de maio – quinta

17h30 – Ventre Livre

 

13 de maio – Sexta

17h30 – Bola de Fogo

 

Voltar