Novidades

Destaque do Irã na Sessão Plataforma
27 de maio de 2022

 

Depois do sucesso da exibição lotada de Memoria de Apichatpong Weerasethakul, a segunda edição do ano da Sessão Plataforma apresenta no dia 04 de junho, às 20h, o longa-metragem Crime Culposo, do diretor iraniano Shahram Mokri, lançado no Festival de Veneza em 2020, na prestigiada seção competitiva Orizzonti.

Na noite de 19 de agosto de 1978, quatro homens incendiaram o Cinema Rex, na cidade de Abadan, matando mais de 400 pessoas que assistiam a uma projeção de “The Deer”, de Masoud Kimiai. Marco da revolta popular que meses depois derrubaria o governo monárquico, o episódio traumático é revisitado em um jogo ficcional labiríntico que imagina a repetição do crime na sala escura. Ao vislumbrar o risco do infinito na história iraniana, Crime Culposo circunscreve o cinema como um protagonista ao mesmo tempo incontornável e desconcertante.

Nas palavras do diretor, a obra é sobre “um impensado ato criminoso que tenta recriar significativos eventos históricos. Mas o filme não tenta reencenar a história; em vez disso é sobre o próprio Cinema.”

Sessão Plataforma retorna sua programação em 2022 ressaltando a importância da experiência imersiva do cinema como potência e transformação coletiva. Atenta aos desafios do circuito de salas comerciais e da força dos serviços de streaming após a pandemia, o objetivo da sessão é proporcionar uma oportunidade única de assistir na telona da Cinemateca Capitólio renomados e impactantes filmes internacionais recentes sem distribuição garantida nos cinemas brasileiros, incluindo também importantes obras lançadas apenas em serviços de streaming.
Serviço: 

Crime Culposo

(Careless Crime)

Irã, 2021, 134 minutos, DCP

Direção: Shahram Mokri

Neste filme baseado em fatos reais, quatro homens decidem colocar fogo em uma sessão de cinema.

Exibição única no sábado, 04/06 às 20h na Cinemateca Capitólio.
Todos podem pagar meia na sessão (R$ 8,00), os ingressos serão vendidos a partir de terça-feira, 31 de maio, nos horários de funcionamento da bilheteria da Cinemateca. 

 

Sessão Plataforma tem curadoria e produção de Davi Pretto e Paola Wink, realizada em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre. Entre 2013 e 2016, a Plataforma apresentou, em sessões programadas na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, filmes inéditos na cidade, de diversas nacionalidades, durações e bitolas, sem distribuição garantida no Brasil. Foram apresentados filmes de realizadores como Pedro Costa, Pascale Ferran, Mati Diop, Nadav Lapid, Jem Cohen, Miguel Gomes, Dominga Sotomayor, Sergei Loznitsa, Corneliu Porumboiu, entre muitos outros.

Voltar