Novidades

Os Destinos de Zurlini
13 de junho de 2022

OBRAS-PRIMAS DE VALERIO ZURLINI EM EXIBIÇÃO NA CINEMATECA CAPITÓLIO

 

De 16 a 29 de junho, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Os Destinos de Zurlini, com sete filmes de Valerio Zurlini, um dos mais importantes diretores italianos de todos os tempos, incluindo obras-primas como Dois Destinos, A Moça com a Valise e A Primeira Noite de Tranquilidade. Idealizada pelo crítico e pesquisador Cristian Verardi, a mostra tem apoio da Versátil Filmes. O valor do ingresso é R$ 10,00.

 

OS DESTINOS DE ZURLINI

 

“Não há cineasta mais delicado do que Valerio Zurlini” – assim o crítico Inácio Araújo abre seu pequeno ensaio sobre o diretor italiano na ocasião de uma retrospectiva na Mostra de São Paulo, em 2001. Zurlini, nascido em Bolonha no ano de 1926, autor de algumas das mais singulares obras-primas produzidas entre os anos 1950 e 1970, no esplendor da era de ouro do cinema italiano, buscou uma rara delicadeza para compor narrativas intimistas em torno de contextos diversos como a Segunda Guerra Mundial (Verão Violento, Mulheres no Front); de jornadas à flor da pele (Dois Destinos, A Primeira Noite de Tranquilidade), ou de impasses aparentemente incontornáveis (A Moça com a Valise, O Deserto dos Tártaros). Quando precisou tangenciar a sutileza, retratou a violência com mão firme para narrar a revolução congolesa (Sentado à Sua Direita). Nos destinos invariavelmente trágicos de Zurlini, a inclinação constante pelo melodrama rendeu algumas das obras decisivas desse gênero ardiloso da história do cinema, e o encontro sempre luminoso entre as lágrimas de quem vive e quem vê as histórias. A mostra celebra também o legado do ator francês Jacques Perrin, morto em abril deste ano, que protagoniza três das obras mais importantes de Zurlini: A Moça com a Valise, Dois Destinos e O Deserto dos Tártaros.

 

FILMES   

 

 

VERÃO VIOLENTO

(Estate Violenta)

Itália, 1959, 100 minutos, HD

Direção: Valerio Zurlini

 

Em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, alguns jovens italianos, ricos e desocupados, gastam seus dias à beira do mar, animados por romances passageiros e inconseqüentes. Burgueses e urbanos, eles pouco se preocupam com os rumos que a política fascista de Benito Mussolini impõe ao país. O filme se passa em Rimini, um dos cenários preferidos de Zurlini, e tem no elenco Jean-Louis Trintignant, Eleonora Rossi Drago e Jacqueline Sassard.

 

 

A MOÇA COM A VALISE

(La Ragazza con la Valigia)

Itália, 1960, 115 minutos, HD

Direção: Valerio Zurlini

 

Marcello Mainardi é um galanteador incurável. Um dia conhece Aida e a conquista com falsas promessas. Depois de seduzi-la, tenta se livrar dela. Marca um novo encontro, mas não comparece. Ela não aceita ser abandonada e procura Marcello, que pede então ao seu irmão mais novo, Lorenzo, para substituí-lo. Ele aceita ajudar Marcello, mas de seu encontro com Aida acaba nascendo uma forte amizade.

 

DOIS DESTINOS

(Cronaca Familiare)

Itália, 1962, 115 minutos, HD

Direção: Valerio Zurlini

 

Separados ainda crianças, os irmãos Enrico e Lorenzo se reencontram já adultos. A longa separação fez com que poucas semelhanças fossem preservadas. Enrico, o mais velho, tornou-se um marxista radical. Lorenzo foi educado pela aristocracia local e frequentou os melhores colégios. Enrico está muito doente, e caberá a Lorenzo cuidar dele.

 

MULHERES NO FRONT

(Le Soldatesse)

Itália, 1965, 110  minutos, HD

Direção: Valerio Zurlini

 

Grupo de prostitutas é “convocado” para trabalhar em prostíbulos militares italianos durante a Segunda Guerra, com o objetivo de animar seus soldados. A trama, no entanto, se desenvolve a partir do relacionamento das garotas com os três militares que as conduzem na longa viagem que empreendem em direção à base militar, localizada em uma região montanhosa da Grécia. Protagonizado por Anna Karina, estrela da Nouvelle Vague francesa.

 

SENTADO À SUA DIREITA

(Seduto alla sua Destra)

Itália, 1968, 93 minutos, HD

Direção: Valerio Zurlini

 

Livre adaptação cinematográfica da biografia do político africano Patrice Hemery Lumumba (1925-1961), um líder nacionalista que se tornou primeiro-ministro da República Democrática do Congo no curto período entre junho a setembro de 1960, mas que foi assassinado no ano seguinte, depois de uma crise política.

 

 

A PRIMEIRA NOITE DE TRANQUILIDADE

(La Prima Notte di Quiete)

Itália, 1972, 105 minutos, HD

Direção: Valerio Zurlini

 

O protagonista Daniele (Alain Delon) é um angustiado professor de literatura que se envolve afetivamente com uma de suas alunas (Sonia Petrovna). Trata-se de um personagem à deriva. Ateu e alcóolatra, Daniele logo se apaixona, mas acaba descobrindo que ela está envolvida em um esquema de pornografia e prostituição.

 

O DESERTO DOS TÁRTAROS

(Il Deserto dei Tartari)

Itália, 1976, 140 minutos, HD

Direção: Valerio Zurlini

 

O tenente Drogo é enviado para uma fortaleza localizada no meio do deserto, construída para prevenir um possível ataque pelos temidos tártaros que supostamente virão de um lugar além do deserto. Todos os soldados que habitam o local sacrificam sua juventude para defender a nação do inimigo, vigiando o horizonte. Mas no vasto vazio que os rodeia não há sinal dos tártaros. O último filme de Zurlini foi adaptado do romance homônimo de Dino Buzzati.

 

GRADE DE HORÁRIOS

MOSTRA OS DESTINOS DE ZURLINI

 

16/06 (quinta)

17h – Verão Violento

19h – A Primeira Noite de Tranquilidade

 

17/06 (sexta)

17h – Mulheres no Front

19h15 – A Moça com a Valise

 

18/06 (sábado)

15h – Dois Destinos

19h – O Deserto dos Tártaros

 

19/06 (domingo)

15h – Sentado à Sua Direita

 

21/06 (terça)

17h – A Moça com a Valise

19h – Mulheres no Front

 

22/06 (quarta)

16h40 – A Primeira Noite de Tranquilidade

19h – Dois Destinos

 

23/06 (quinta)

15h – O Deserto dos Tártaros

17h30 – Sentado à Sua Direita

 

24/06 (sexta)

15h – Mulheres no Front

 

25/06 (sábado)

15h – Verão Violento

 

26/06 (domingo)

15h – A Moça com a Valise

 

28/06 (terça)

15h – Dois Destinos

 

29/06 (quarta)

15h – A Primeira Noite de Tranquilidade

Voltar