Novidades

A Colmeia em pré-estreia
20 de junho de 2022

No sábado, 25 de junho, às 20h, a Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão de pré-estreia de A Colmeia, novo filme de Gilson Vargas. A sessão tem entrada franca.

Sinopse longa: Uma adolescente luta para sair da colônia onde vive com um grupo de imigrantes alemães. Isolados do mundo, Mayla é oprimida e traída pelo próprio irmão gêmeo. Tendo como pano de fundo os anos 1940 no interior do sul do país, quando falar alemão era proibido por lei, o grupo procura ser invisível, mas o medo do entorno os faz frágeis e os leva a violentos conflitos entre si. Nesta atmosfera de angústia, opressão e pavor, uma série de dificuldades levam Mayla a um desfecho sombrio, onde o silêncio e a mentira escondem segredos profundos. A carne de Mayla é doce num tempo amargo e obscuro.

Ficha técnica

Direção: Gilson Vargas

Roteiro: Diones Camargo, Gilson Vargas e Matheus Borges

Produção Executiva: Gabriela Bervian e Gilson Vargas, Francisco Caselani

Direção de Produção: Deise Chagas, Eduarda Nedel e Gabriela Bervian

Direção de Fotografia: Bruno Polidoro

Montagem: Gabriela Bervian

Direção de Arte: Gilka Vargas e Iara Noemi

Som Direto: Higor Rodrigues e Tiago Meyer

Desenho de Som: Gabriela Bervian

Trilha Sonora: Leo Henkin

Distribuição: Lança Filmes

Elenco principal: Andressa Matos (Mayla), Janaina Pelizzon (Bertha), João Pedro Prates (Christoffer), Martina Fröhlich (Uli), Rafael Franskowiak (Werner), Renata de Lélis (Lila), Samuel Reginatto (Kasper) e Thais Petzhold (Erika).

Sobre o diretor

Gilson Vargas é roteirista, diretor e produtor. Formado em Jornalismo com mestrado em comunicação. É professor de roteiro e de direção no curso de cinema da Unisinos. Destacam-se o longa “Dromedário no Asfalto”, exibido na VI Semana dos Realizadores, os curtas Casa Afogada, ganhador de quatro Kikitos no Festival de Gramado e Vaga-lume, vencedor do International non-budget Film Festival of Gibara, Cuba, e as séries “Longe de Casa”, filmada em cinco países e exibida pela Globo Internacional e a “Série Travessias”, filmada também em diversos países em 28 episódios com estreia prevista para 2022. “A Colmeia” é seu segundo longa. Uma curiosidade sobre Vargas é que também compôs trilhas para diversos filmes, seus e de colegas diretores, além de ter dirigido premiadas peças de teatro, como “Crucial Dois Um”, de Paulo Scott e “9 Mentiras Sobre a Verdade”, de Diones Camargo.

Sobre Pata Negra – Produtora

Com dez anos de atuação, a Pata Negra é uma produtora sediada em Porto Alegre e realiza filmes e séries com vocação para coproduções dentro e fora do Brasil. Realizou premiados curtas, médias e longas de ficção e séries documentais filmadas em mais de 15 países.

Sobre Lança Filmes – Distribuidora

A Lança Filmes é uma empresa distribuidora de conteúdo audiovisual. Distribuindo longas e curtas-metragens, séries e novos formatos, em festivais, mostras, cinema, VOD, televisão fechada e aberta, internet e em novas plataformas. Entre seus títulos estão: “Mateína – A Erva Perdida” (2022), “Legado Italiano” (2021), “Portuñol” (2021), “Disforia”(2020), “A Cidade dos Piratas” (2019),  “Tamara” (2018), “Yonlu” (2018) e “Dromedário no Asfalto” (2014).

 

Voltar