Novidades

Memória Livre: Leila Diniz
11 de agosto de 2022

FOTO: EVANDRO TEIXEIRA

A Cinemateca Capitólio apresenta nos dias 20 e 21 de agosto, sábado e domingo, a mostra Memória Livre: Leila Diniz, com exibições de filmes e um debate sobre o legado da atriz na ocasião do cinquentenário de sua morte. A programação, concebida em parceria com a pesquisadora Daniela Strack, tem apoio do CTAv e da Programadora Brasil, e apresenta obras marcantes estreladas por Leila Diniz, como Fome de Amor, de Nelson Pereira dos Santos, Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira e Mãos Vazias, de Luiz Carlos Lacerda, e o documentário Mulheres de Cinema, realizado por Ana Maria Magalhães no final dos anos 1970.

No domingo, 21 de agosto, às 19h, após a exibição de Leila Diniz, cinebiografia da atriz lançada por Luiz Carlos Lacerda em 1987, há um debate com o diretor, a pesquisadora Daniela Strack e o crítico de cinema Marcus Mello.

As sessões têm entrada franca.

FILMES

TODAS AS MULHERES DO MUNDO

Brasil, 1967, 86 minutos, digital

Direção: Domingos de Oliveira

O bon-vivant Paulo (Paulo José) vive paquerando as belas mulheres das praias cariocas. Certo dia, esse sedutor profissional acaba encontrando o verdadeiro amor ao conhecer Maria Alice (Leila Diniz), uma jovem professora. Ele então precisa enfrentar o dilema de desistir de ‘todas as mulheres do mundo’ para viver com uma só. A partir da história de Paulo e Maria Alice, o filme apresenta os conflitos entre os velhos e os novos papéis sociais femininos e masculinos na década de 1960.

FOME DE AMOR (VOCÊ NUNCA TOMOU BANHO DE SOL INTEIRAMENTE NUA?)

Brasil, 1967, 76 minutos, DCP

Direção: Nelson Pereira dos Santos

Alfredo (Paulo Porto), ex-revolucionário, cego, surdo e mudo, e sua mulher, Ula (Leila Diniz), recebem, numa casa de veraneio, uma pianista frustrada e seu marido. A troca de casais se estabelece para que, ao final, a dissociação se imponha como um gesto de libertação. Um dos filmes mais ousados de Nelson Pereira dos Santos.

MÃOS VAZIAS

Brasil, 1971, 90 minutos, HD

Direção: Luiz Carlos Lacerda

Ida (Leila Diniz) é mineira de formação burguesa, católica, neta de barões; Felipe (José Kleber), seu marido, é moralista e cheio de princípios, alto funcionário em grande organização bancária. O casal desfruta de boa posição social na cidade de Curvelo. Até que uma tragédia acontece.

MULHERES DE CINEMA

Brasil, 1976, 38 minutos, HD

Direção: Ana Maria Magalhães

A participação profissional da mulher, como atriz ou integrante da equipe técnica, ao longo da história do cinema brasileiro. Sessão apresentada pela pesquisadora Daniela Strack.

LEILA DINIZ

Brasil, 1987, 90 minutos, HD

Direção: Luiz Carlos Lacerda

A trajetória meteórica da atriz Leila Diniz. O estrelato, a liberação sexual e a trágica morte num acidente aéreo. Sessão comentada por Luiz Carlos Lacerda, Daniela Strack e Marcus Mello.

GRADE DE HORÁRIOS

 

20 de agosto (sábado)

17h – Todas as Mulheres do Mundo

18h30 – Mulheres de Cinema

19h30 – Fome de Amor

 

21 de agosto (sábado)

17h – Mãos Vazias

19h – Leila Diniz + debate

Voltar