Novidades

OFICINA – DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS NO ROTEIRO AUDIOVISUAL
24 de agosto de 2022

 

A Cinemateca Capitólio, em sua sala multimídia, recebe nos dias 07 e 08 de setembro a OFICINA – DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS NO ROTEIRO AUDIOVISUAL, ministrada por Lorenna Montenegro.

O minicurso que busca proporcionar uma imersão nas técnicas de construção e desenvolvimento de personagens para o audiovisual, incluindo a apresentação de conceitos da teoria da narrativa e do roteiro, aplicação do conteúdo apresentado em exercícios de escrita. Trazendo um modelo de ficha da personagem a ser trabalhada para construir o arco e compreender como formular a narrativa e estruturar o núcleo dramático da história que é vivenciada pela personagem.  Trazer exemplos, em especial do cinema brasileiro e no formato de curta metragem, de personagens plurais, representativos e abordar os mecanismos de diversidade na indústria.

 

CONTEÚDO PROGRAMATICO

Dia 01 – A história é de quem a vive

Apresentação da ministrante;

Como as histórias surgem;

Os gêneros narrativos;

Jornadas de herois, de heroínas e a promessa da virgem.

Os elementos do enredo e foco narrativo;

Entre arquétipos, tropos e estereótipos; quais os piores estereótipos do cinema e como ressignificá-los.

Dia 02 – « Estrutura é personagem. Personagem é estrutura « 

O ideograma da personagem como método para construção do arco narrativo; tipos de arco; as tramas, subtramas e tramas paralelas.

O que a personagem quer e do que necessita.

Finais fechados e abertos.

Paradigmas de roteiro que privilegiam histórias character-driven (conduzidas pela personagem). O modelo da ficha da personagem.

 

Período: dias 7 e 8 de setembro de 2022

5h/a

das 15h as 17h30

Pré-requisito: Ser roteirista iniciante ou profissional, trabalhar na área de audiovisual ou ser estudante e/ou autodidata da área.

Lorenna Montenegro é crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo. Com quase 20 anos de atuação na área, é uma Elvira (Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema que possui integrantes de todos os cantos do país) e integra também a Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Cursou Produção Audiovisual na PUCRS e dá aulas no curso de formação Filmworks da AIC (Academia Internacional de Cinema), na modalidade de roteiro. Ministra oficinas, workshops e minicursos sobre crítica, história e estética do cinema/vídeo, além de participar como curadora, júri e palestrante no Festival Cabíria, Mostra Nacional Sesc de Cinema, Festival Internacional de Mulheres, Festival Varilux de Cinema Francês, Mostra de Cinema e Direitos Humanos, Festival Cabíria, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival de Cinema de Gramado e Festival Pan-Amazônico Amazônia Doc. Coordena o Festival As Amazonas do Cinema, que teve sua primeira edição realizada em setembro de 2020, promovendo mostras competitivas e encontros entre realizadorxs cis e trans da Amazônia e do mundo.

@lorennmontenegro Instagram

Maiores informações pelo email: lorennmonte@gmail.com

Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/desenvolvimento-de-personagens-diversas-no-roteiro-audiovisual/1691393?_gl=1*dhom4n*_ga*Mzc4MjMwMTAyLjE2NjExMDY2OTM.*_ga_KXH10SQTZF*MTY2MTI3ODYyMS40LjEuMTY2MTI3ODc2NC4wLjAuMA

Voltar