Novidades

Devětsil – Uma vanguarda tcheca
30 de agosto de 2022

A mostra Devětsil – Uma vanguarda tcheca apresenta, entre os dias 9 e 21 de setembro de 2022, um panorama cinematográfico relacionado ao importante movimento artístico estabelecido na Tchecoslováquia durante a década de 1920, com três recortes que percorrem seis décadas do cinema tcheco.

Filmes produzidos em diferentes décadas que contam com a participação de alguns dos principais nomes do movimento, como o escritor Vítěslav Nezval, os atores Jiří Voskovec e Jan Werich e o compositor Jaroslav Ježek.

Adaptações de marcos da vanguarda literária de integrantes do Devětsil, como Marketa Lazarová e Um Verão Caprichoso, originais de Vladislav Vančura e Valerie e sua Semana de Deslumbramentos, de Nezval.

Filmes do período conhecido como a Nova Onda Tcheca, que assumem a herança vanguardista do Devětsil no contexto das rupturas modernas dos anos 1960.

A mostra é uma realização da Cinemateca Capitólio e do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo.

Devětsil

Em dezembro de 1920, quatorze artistas fundaram em Praga, a capital da recém-fundada República Tchecoslovaca, o movimento Devětsil, que ao longo de uma década inspirou diversas manifestações vanguardistas no coração da Europa central, das letras às artes visuais, do design ao cinema, da música ao teatro. Entre os fundadores estava o escritor Vladislav Vančura, que em 1931 publicará o célebre romance Markéta Lazarová, uma das obras mais radicais e influentes da arte tcheca. Seus trabalhos como roteirista e diretor, entre o fim dos anos 1920 e o início dos 1930, deixarão seu nome entre os protagonistas da primeira fase do cinema no país, que também teve como figura central outro integrante reconhecido do movimento, o escritor Vítěslav Nezval, que roteirizou filmes célebres como o ousado Erotikon (no Brasil foi lançado como Conflito dos Sexos), de Gustav Machatý, lançado em 1929.   

Outros nomes ligados ao Devětsil, como os atores Jiří Voskovec e Jan Werich e o compositor Jaroslav Ježek, participantes da cena teatral Osvobozené divadlo, de forte influência dadaísta, também deixarão sua marca em muitos filmes populares realizados nos anos 1930, como Trabalhadores, Vamos Lá, comédia social de enorme sucesso dirigida por outro pioneiro do cinema tcheco, Martin Frič.

No final dos anos 1930, a invasão da Alemanha nazista interrompeu de maneira bruta os desdobramentos da efervescência vanguardista – nesse momento já com uma forte inclinação social – dos nomes ligados ao Devětsil. Vančura participou do movimento de resistência e foi assassinado pela SS. Nezval terminou preso. Voskovec, Werich e Ježek exilaram-se nos Estados Unidos.

A possibilidade da continuidade da experimentação do Devětsil só veio no pós-guerra, quando alguns integrantes puderam retornar ao país. Mas foi na década de 1960, o momento em que uma nova geração vanguardista, os jovens da Nova Onda do Cinema Tcheco, assumiu as rédeas da criação cinematográfica do país, que a inspiração do movimento tornou-se novamente decisiva, especialmente a partir dos filmes realizados a partir das obras literárias escritas por Nezval e Vančura na década de 1930, como Markéta Lazarová, Um Verão Caprichoso e Valerie e sua Semana dos Deslumbramentos. Com o fôlego renovado dos jovens cineastas, a herança da vanguarda tcheca ganhou novas cores e e segue até hoje despertando paixões e desconcerto.

FILMES

 

 

CONFLITO DOS SEXOS
(Erotikon)

Tchecoslováquia, 1929, 85 minutos, DCP

Direção: Gustav Machatý

Andrea é uma garota ingênua que vive com o humilde pai ferroviário. Numa noite tempestuosa, o pai hospeda o jovem George Sydney. Uma atração imediata acontece entre os dois. Marco do erotismo tcheco da década de 1920, inspirado em obra de Vítězslav Nezval.

 

TRABALHADORES, VAMOS LÁ!

(Hej-rup!)

Tchecoslováquia, 1934, 100 minutos, DCP

Direção: Martin Frič

Lendário filme da cultuada dupla de comediantes Jiří Voskovec e Jan Werich em torno de uma cooperativa formada por Filip, um trabalhador desempregado, e Jakub, um ex-proprietário de uma fábrica. Trilha-sonora de Jaroslav Ježek.

 

O IMPERADOR E O ROUXINOL

(Cisaruv slavík)

Tchecoslováquia, 1949, 72 minutos, DCP

Direção: Jiří Trnka, Milos Makovec

Um imperador chinês prefere a companhia de um pássaro de metal. Quando adoece e fica à beira da morte, descobre que só o canto de um rouxinol de verdade pode salvá-lo do fim. Baseado no conto de fadas homônimo de Hans Christian Andersen, esta obra do gênio da animação Jiří Trnka conta com a colaboração de Vítězslav Nezval no roteiro.

 

APASIONATA

(Taková láska)

Tchecoslováquia, 1959, 80 minutos, DCP

Direção: Jiří Weiss

Amante de um homem casado, uma estudante comete suicídio. Sua história é contada em retrospectiva por um “juiz” que pede ao público para decidir quem é o culpado. A trilha do filme conta com composições de Jaroslav Ježek.

 

O BARÃO FANFARRÃO

(Baron Prášil)

Tchecoslováquia, 1962, 85 minutos, DCP

Direção: Karel Zeman

O escandaloso Barão Munchausen fala de suas muitas aventuras, desde encontrar o Homem na Lua até derrotar um exército turco sozinho. Fantástica combinação de animação e live-action realizada pelo mestre Karel Zeman, com Jan Werich no papel principal.

 

UM DIA, UM GATO

(Až přijde kocour)

Tchecoslováquia, 1963, 99 minutos, DCP

Direção: Vojtěch Jasný

 Os moradores de um vilarejo assistem ao espetáculo de um mágico (interpretado por Jan Werich) e seu gato, que usa óculos e, quando os tira, tem o poder de mudar a cor das pessoas à sua volta de acordo com o caráter delas.

 

MARKETA LAZAROVÁ

Tchecoslováquia, 1967, 165 minutos, DCP

Direção: František Vláčil

Considerado o melhor filme tcheco de todos os tempos, Marketa Lazarová é um épico poético e brutal baseado no romance vanguardista de Vladislav Vančura, lançado em 1931. A narrativa acompanha as disputas entre dois clãs rivais, os Kozlíks e os Lazars, e a improvável relação amorosa entre Mikolás Kozlík e a personagem que dá título à obra.

 

MÁRTIRES DO AMOR

(Mucedníci lásky)

Tchecoslováquia, 1967, 71 minutos, DCP

Direção: Jan Němec

Três episódios que exploram o amor e a tentação através das fantasias de três personagens. No primeiro, um jovem tímido vive sonhando acordado com mulheres e partes do corpo feminino. No segundo, uma jovem é levada a um estranho encontro. No terceiro, um homem solitário é recebido com muito afeto, porém equivocadamente, por uma família estranha.

 

UM VERÃO CAPRICHOSO

(Rozmarné léto)

Tchecoslováquia, 1968, 74 minutos, DCP

Direção: Jiří Menzel

Três homens de meia-idade estão passando um dia ensolarado bebendo vinho, fumando cigarros, tomando banho de lago e conversando sobre filosofia, religião, espiritualidade e guerra. Porém, está a caminho uma tempestade que acabará com a diversão. Adaptação de romance de Vladislav Vančura em 1926.

 

DOMINGO DESPERDIÇADO

(Zabitá neděle)

Tchecoslováquia, 1969, 78 minutos, DCP

Direção: Drahomíra Vihanová

É domingo pela manhã. Os sinos da igreja chamam as pessoas para a missa, mas o oficial do exército Arnost ainda está dormindo em seu austero quarto no quartel. Aos poucos, é tomado por memórias enigmáticas relacionadas a três mulheres.

 

CASO PARA UM CARRASCO NOVATO

(Případ pro začínajícího kata)

Tchecoslováquia, 1970, 108 minutos, DCP

Direção: Pavel Juráček

Lemut Gulliver, após o relato de um sonho, depara-se com situações fora do comum, vivenciadas nas regiões de Barnibarbi e Laputa: o silêncio de pessoas proibidas de falar por causa de um decreto; uma ilha voadora que faz sombra à cidade; o poeta condenado por escrever algo que o Estado considerou alheio à realidade; e o eterno reencontro com uma paixão antiga.

 

O FRUTO DO PARAÍSO

(Ovoce stromů rajských jíme)

Tchecoslováquia/Bélgica, 1970, 95 minutos, DCP

Direção: Věra Chytilová

Eva é uma jovem obcecada por um homem vestido de vermelho, o senhor Robert, que conhece no spa surrealista onde ela e o marido Josef estão hospedados.

 

VALERIE E SUA SEMANA DE DESLUMBRAMENTOS

(Valerie a týden divů)

Tchecoslováquia, 1970, 73 minutos, DCP

Direção: Jaromil Jireš

Em uma celebração do carnaval em sua cidade, a adolescente Valerie (Jaroslava Schallerová) percebe o despertar de sua sexualidade. A jovem idealiza-se rica e poderosa, enquanto sua avó transforma-se em uma vampira. Adaptação do romance homônimo de Vítězslav Nezval, lançado em 1935.

 

GRADE DE HORÁRIOS

 

9 de setembro (sexta)

19h30 – Valerie e sua Semana de Deslumbramentos

 

10 de setembro (sábado)

17h – Um Dia, um Gato

19h – Trabalhadores, Vamos lá!

 

11 de setembro (domingo)

16h30 – Domingo Desperdiçado

18h – O Fruto do Paraíso + debate com a diretora Bruna Giuliatti

 

13 de setembro (terça)

17h – O Imperador e o Rouxinol

19h – Apasionata

 

14 de setembro (quarta)

17h – Mártires do Amor

19h – Um Verão Caprichoso

 

15 de setembro (quinta)

17h – O Barão Fanfarrão

19h – Caso para um Carrasco Novato

 

16 de setembro (sexta)

17h –  O Fruto do Paraíso

19h30 – Projeto Raros Especial:  Conflito dos Sexos

 

17 de setembro (sábado)

17h – Um Verão Caprichoso

18h30 – Marketa Lazarová

 

18 de setembro (domingo)

17h – O Imperador e o Rouxinol

19h – O Barão Fanfarrão

 

20 de setembro (terça)

17h – Caso para um Carrasco Novato

19h – Um Dia, um Gato

 

21 de setembro (quarta)

17h – Valerie e sua Semana de Deslumbramentos

19h – Mártires do Amor

 

 

 

Voltar