Novidades

As Musas do Cinema Italiano
28 de outubro de 2022

 

AS MUSAS DO CINEMA ITALIANO

A Cinemateca Capitólio e o Consolato Generale d’Italia apresentam a partir de 3 de novembro a mostra As Musas do Cinema Italiano.

A programação exibe oito obras-primas da era de ouro do cinema da Itália, de diversos gêneros, protagonizadas por Stefania Sandrelli, Laura Antonelli, Silvana Mangano, Claudia Cardinale, Gina Lollobrigida, Ornella Muti, Monica Vitti e Sophia Loren.

As sessões têm entrada franca.

 

 

 

FILMES

 

O CONFORMISTA

( IL CONFORMISTA)

Direção: Bernardo Bertolucci

Elenco: Stefania Sandrelli, Carlo Gaddi, Christian Aligny, Jean-Louis Trintignant, Dominique Sanda, Gastone Moschin, Enzo Tarascio.

País: Itália Ano: 1970 Duração: 107 min, DCP

Gênero: Drama, Thriller

Classificação: não recomendado para menores de 18 anos

Sinopse: Depois de se casar e de assumir um cargo no governo de Mussolini em 1938, em Roma, Marcello (Jean Louis Trintignant) resolve viajar à Paris em sua lua de mel e aproveita para cumprir uma missão designada por seus chefes: vigiar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder no país e eliminá-lo.

 

O INOCENTE

(L’INNOCENTE)

Direção: Luchino Visconti

Elenco: Laura Antonelli, Giancarlo Giannini, Jennifer O’Neill, Massimo Girotti, Rina Morelli

País: Itália Ano: 1976 Duração: 129 min, DCP

Gênero: Drama Sinopse: Tullio (Giancarlo Giannini), um aristocrata da alta sociedade italiana do século XIX, está experimentando uma grande reviravolta em sua vida: após trair sua esposa Giuliana (Laura Antonelli) e fazer questão que ela descobrisse, ele está provando do mesmo veneno, já que ela acabou se apaixonando por um escritor

Classificação: não recomendado para menores de 16 anos

 

VIOLÊNCIA E PAIXÃO

(GRUPPO DI FAMIGLIA IN UN INTERNO)

Direção: Luchino Visconti

Elenco: Silvana Mangano, Claudia Cardinale, Burt Lancaster, Helmut Berger

País: Itália Ano: 1974 Duração: 120 min, DCP

Gênero: Drama Sinopse: Roma, Itália.

Um professor americano (Burt Lancaster) vive sozinho em uma luxuosa casa até ser incomodado por uma marquesa vulgar (Silvana Mangano), que insiste em alugar o andar de cima. Após muito insistir, ela consegue convencê-lo. Só que logo surgem no local o amante dela, sua filha e o namorado da filha, que jogam por terra a paz que o professor tanto apreciava.

Classificação: não recomendado para menores de 18 anos

 

PÃO, AMOR E FANTASIA

(PANE, AMORE E FANTASIA)

Direção: Luigi Comencini

Elenco: Gina Lollobrigida, Vittorio De Sica, Marisa Merlini, Virgilio Riento, Tina Pica, Maria-Pia Casilio, Roberto Risso, Memmo Carotenuto

País: Itália Ano: 1953 Duração: 93 min, DCP

Gênero: Comédia

Sinopse: Na década de 1950, o comandante Antonio Carotenuto, (Vittorio De Sica) é enviado para servir nas montanhas da Itália. Ansioso para se casar, assim que chega lá ele escolhe a sensual Maria de Ritis (Gina Lollobrigida), como noiva. Ao ter suas tentativas de aproximação rejeitadas, descobre que a camponesa está apaixonada por um de seus subordinados, o tímido Pietro (Roberto Risso). Ele se volta então para Annarella (Marisa Merlini), a parteira da cidade, que demonstra abertamente seu amor por ele. Só que a parteira guarda um segredo que vai deixar o comandante numa situação complicada.

Classificação: não recomendado para menores de 14 anos

 

A MOÇA COM A VALISE

(LA RAGAZZA CON LA VALIGIA)

Direção: Valerio Zurlini Elenco: Claudia Cardinale, Jacques Perrin, Gian Maria Volontè, Corrado Pani

País: Itália Ano: 1961 Duração: 103 min, DCP

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: A bela e jovem mulher Aida Zepponi (Claudia Cardinale) se vê sozinha em Parma, após ser abandonada pelo amante, Marcello (Corrado Pani). Mesmo assim ela localiza o endereço dele. Marcello pede para Lorenzo (Jacques Perrin), seu irmão mais novo, que se livre dela, mas logo surge entre Aida e Lorenzo uma sólida amizade. Apesar dele ser mais novo, Lorenzo se apaixona por ela de tal maneira que faz tudo para agradá-la, inclusive lhe pagando coisas com um dinheiro que não é dele.

Classificação: não recomendado para menores de 14 anos

 

PRIMEIRO AMOR

(PRIMO AMORE)

Direção: Dino Risi

Elenco: Ornella Muti, Ugo Tognazzi, Riccardo Billi, Caterina Boratto, Mario Del Monaco, Enzo Maggio

País: Itália Ano: 1978 Duração: 117 minutos, DCP

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Ugo Cremonesi (Ugo Tognazzi), também conhecido como Picchio, é um ex-comediante que acabou em um asilo e não aceita a ideia de vegetar enquanto espera a morte. Ele se apaixona pela jovem e bela Renata (Ornella Muti) que lá trabalha como empregada. Quando Picchio finalmente recebe o atraso de sua pensão, ele decide fugir com a garota, prometendo jogá-la no mundo da revista. A garota foi imediatamente bem-sucedida, também porque sua moralidade bastante flexível permite que ela agrade as pessoas certas. Tendo alcançado o sucesso, a garota faz um gesto de generosidade para com o velho ator que lhe mostrou o caminho, mas o homem recusa com desdém.

Classificação: não recomendado para menores de 16 anos

 

CIÚME À ITALIANA

(DRAMMA DELLA GELOSIA)

Direção: Ettore Scola

Elenco: Monica Vitti, Giancarlo Giannini, Marisa Merlini, Marcello Mastroianni, Josefina Serratosa, Corrado Gaipa

País: Itália Ano: 1970 Duração: 107 min, DCP

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Em uma festa do Partido Comunista, Oreste (Marcello Mastroianni), um homem de meia-idade, conhece a sedutora florista Adelaide (Monica Vitti) e logo se apaixona. O caso desperta a ira de Antonia (Josefina Serratosa), a ciumenta esposa de Oreste, que agride a moça. Quando Adelaide conhece o jovem Nello (Giancarlo Giannini) numa passeata e os dois começam a namorar, é a vez de Oreste desenvolver um violento ciúme. Disposto a conquistar a moça, ele faz de tudo para separar o casal, apelando até para o feitiço de ciganos. Só que nada parece ser suficiente para separá-los.

Classificação: não recomendado para menores de 16 anos

 

A BELA MOLEIRA

(LA BELLA MUGNAIA)

Direção: Mario Camerini Elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Vittorio De Sica, Paolo Stoppa, Yvonne Sanson

País: Itália Ano: 1955 Duração: 95 minutos, DCP

Gênero: Comédia

Sinopse: Numa Nápoles sob jugo espanhol, no final do século 17, os cidadãos são obrigados a pagar imposto até sobre a chuva, mesmo que ela não caia. A exceção é o moleiro Luca (Marcello Mastroianni), casado com Carmela (Sophia Loren) a mulher mais bonita e desejada da região, e que só por isso desfruta favores especiais junto ao poderoso governador Teofilo (Vittorio De Sica). Este, por sua vez, não vê a hora de levar a mulher do moleiro para a cama.

Classificação: não recomendado para menores de 16 anos

 

GRADE DE HORÁRIOS

3 de novembro (quinta-feira)

15h – Pão, Amor e Fantasia

17h – A Bela Moleira

19h – O Inocente

4 de novembro (sexta-feira)

15h – A Moça com a Valise

17h – Primeiro Amor

19h – O Conformista

5 de novembro (sábado)

17h – Ciúme à Italiana

6 de novembro (domingo)

17h – Pão, Amor e Fantasia

19h – Violência e Paixão

24 de novembro (quinta-feira)

15h – A Moça com a Valise

17h – A Bela Moleira

25 de novembro (sexta-feira)

15h – Ciúme à Italiana

17h – Violência e Paixão

29 de novembro (terça-feira)

15h – Primeiro Amor

17h – O Conformista

30 de novembro (quarta-feira)

15h – Pão, Amor e Fantasia

17h – O Inocente

Voltar