Novidades

VI Sul Audiovisual Market #RSCINEMA2022
12 de novembro de 2022

 

 

VI Sul Audiovisual Market ocorre a partir de 21 de novembro na Cinemateca Capitólio

A Fundacine – Fundação Cinema RS promove entre os dias 21 a 25  de novembro a sexta edição do Sul Audiovisual Market, que está com suas inscrições abertas até 11 de novembro, através de seu site www.fundacine.org.br de forma gratuita e link na bio do instagram. Entre 21 e 23 de novembro ocorrem as atividades presenciais na Cinemateca Capitólio, enquanto nos dias 24 e 25 são promovidos encontros online. 

O Sul Audiovisual Market – SAM é um evento de mercado que há cinco edições gera aproximação dos profissionais envolvidos na cadeia produtiva do audiovisual,  propicia a troca de experiências e conhecimento entre agentes do setor e possibilita o desenvolvimento de novas parcerias e negócios com importantes players da indústria criativa e as produtoras que atuam no sul do Brasil, promovendo a oportunidade de realização de acordos comerciais. Na última edição, em novembro de 2019, contou com representantes de mais 50 empresas gaúchas, as quais inscreveram 95 projetos para avaliação de 13 players convidados. Em 2022 o VI SAM é uma realização da Fundacine com a Cinemateca Capitólio e Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura, e conta com o financiamento Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio CEEE Grupo Equatorial. 

O encontro promoverá três workshops online: um sobre pitching com Krishna Mahon, da Imprensa Mahon, criação de narrativas e engajamento de audiência em série de TV com Silvio Anaz, e Clearance e audiovisual com Alessandro Amadeo.  Já a masterclass sobre o futuro das políticas públicas para o audiovisual é ministrada pelo pesquisador Marcelo Ikeda na Cinemateca Capitólio com transmissão  pelo YouTube. Os painéis discutem as políticas audiovisuais e ANCINE, novas formas de consumo e o streaming, estratégias de distribuição e lançamento, análise do mercado de produção de documentários, cinema negro e um painel inédito sobre as Film Commissions do RS. Já as Rodadas de Negócios serão promovidas com empresas como Amazon, Box Brazil, Paramount – Pay TV MTV, Comedy Central, Nickelodeon e Paramount Networks, TecnoPUC – TECNA, Lança Filmes / SulFlix, Canal Curta, Vitrine, Ocean Films e California Filmes. As Rodadas de Negócios presenciais ocorrem nos dias 22 e 23 à tarde em encontros individuais entre produtoras e players. Cada produtora (necessário ser Pessoa Jurídica) poderá inscrever até três projetos e empresas residentes em outros municípios poderão participar online, em encontros agendados para o dia 25. 

Além das Rodadas de Negócios e promoção de um ambiente de networking, a programação do VI Sul Audiovisual Market tem como objetivo oferecer atividades de formação e capacitação para um público amplo, desde estudantes e pesquisadores de cinema, produtoras em início de carreira e profissionais e empresas que atuam há mais tempo no mercado, visando o fortalecimento do setor e da cadeia produtiva gaúcha.

Mais informações pelo email producao@fundacine.org.br e 51 3226.3311/ 34145653

 

—————————————————————————————————————————————

Realização: Fundacine, Cinemateca Capitólio e Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura

Patrocínio: CEEE Grupo Equatorial

Financiamento: Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 ———————————————-

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 

 

21 de novembro 

 

  • 9h às 12h

Atividade: Workshop de Pitching – Tudo o que você precisa saber para vender seu projeto de doc, filme ou série.
Formato/Local: Online via ZOOM
Palestrante: Krishna Mahon

Sinopse: Krishna Mahon, que irá ministrar o Workshop de Pitching, “Tudo o que você precisa saber para vender seu projeto de doc, filme ou série” imprimindo a marca da sua personalidade cativante e sabedoria em produção e projetos para contribuir com sua preparação para vender a sua ideia, torná-la comercialmente atraente e fechar as melhores parcerias de negócios.

Mini bio do Palestrante:

Colunista da Folha de São Paulo, apresentadora do SexPrivé Club da Band, Krishna é jornalista, cineasta, foi indicada ao Emmy e tem dezenas de prêmios nacionais e internacionais nos documentários e séries que produziu quando era produtora executiva da Discovery nos EUA, e diretora de conteúdo dos canais History. Também fundadora e patrona da Imprensa Mahon, canal multiplataforma, sem fins lucrativos, com foco em informação e fomento ao setor audiovisual, além de ser uma das fundadoras e administradoras do Mulheres do Audiovisual Brasil, que desde 2015 une talentos femininos pelo país.

  • 14 às 17h

Atividade: Workshop: A nova Era de Ouro das Séries de TV: processo de criação de narrativas complexas e engajamento da audiência.
Formato/Local: Online via ZOOM
Palestrante: Sílvio Anaz

 

Sinopse: Neste workshop o professor Sílvio Anaz falará sobre o contexto das séries televisivas contemporâneas (mercado, tecnologia e comportamento); processos de criação das séries de TV; quais são os principais recursos narrativos das séries de TV bem-sucedidas; como as séries engajam a audiência e fomentam a cultura da participação


Mini bio do Palestrante:  Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante na School of the Arts, Media, Performance & Design da York University e é professor universitário nas áreas de comunicação, audiovisual e semiótica.

 

  • 19h

Atividade: Cerimonial de Abertura: 

Presença dos três diretores da Fundacine (Beto Rodrigues, Leo Sassen, Angélica Segui)

Patrocinador CEEE Grupo Equatorial

Formato/Local: Sala de Cinema da Cinemateca Capitólio

  • 19h30 às 20h30

Atividade: Painel – Políticas Públicas para o Setor Audiovisual
Moderador: Beto Rodrigues

Formato/Local: Sala de Cinema da Cinemateca Capitólio  com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook
Painelistas: Mauro Garcia (BRAVI); Tiago Mafra (ANCINE); Zeca Brito (IECINE); Beto Rodrigues (Diretor presidente FUNDACINE)

 

Sinopse do Painel:

O setor audiovisual é um importante mercado cultural e econômico que compreende a criação, a produção, a distribuição, a exibição, a circulação e o decorrente consumo de obras audiovisuais. As políticas públicas, assim como a atuação de agentes e instituições que buscam a elaboração, manutenção e a sistematização de ações públicas voltadas para o audiovisual são de extrema importância para a consolidação e evolução do setor audiovisual. O painel tem por objetivo trabalhar temáticas urgentes do audiovisual brasileiro em tempos incertos nos quais, mais do que nunca, o fortalecimento das políticas públicas, bem como as ações de estímulo ao mercado se fazem necessárias, bem como as perspectivas futuras da ANCINE.


Mini bio painelistas:

 

Beto Rodrigues (FUNDACINE): Beto Rodrigues é pós-graduado em Produção Audiovisual pela Universidade Complutense de Madri. Sócio da Panda Filmes, trabalhou em 24 longas-metragens e 7 séries para TV, sendo 15 destes longas em coprodução internacional com 12 diferentes países. Foi professor durante 17 anos das disciplinas de “Produção Audiovisual”, na Unisinos, com passagem pela PUC-RS e UPF. É sócio da Pé na Estrada Filmes também. Atualmente é Diretor-presidente da FUNDACINE RS e Coordenador do Fórum Audiovisual Minas, Espírito Santo, Sul (FAMES);  foi membro do Conselho Superior de Cinema de 2017 a 2020, como um dos representantes da sociedade civil no órgão de representação do setor audiovisual.


Mauro Garcia (BRAVI): Quarenta e dois anos de experiência em programação e produção para televisão. Membro do Conselho de Administração do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo (até 2024). Membro da Academia Brasileira de Cinema. Membro do Conselho Consultivo do Encontro de Coprodução do Mercosul do Festival de Audiovisual do Mercosul – FAM. Membro do Conselho do Museu da TV, Rádio & Cinema. Embaixador Full Sail University Brazil Community em Audiovisual. Atuação profissional atual como Presidente Executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – BRAVI, Brasil Audiovisual Independente e Diretor Executivo do ICAB – Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros. Atuou como Diretor de Programação da TV Cultura de São Paulo e Diretor de Projetos Especiais de 2005 a 2010; responsável pela implantação e formatação dos novos canais da Multiprogramação para a TV Digital e da área de Novas Mídias da Fundação Padre Anchieta: UNIVESP TV (Universidade Virtual do Estado de S. Paulo e MULTICULTURA. Criador, implantador e Diretor de Conteúdo da TV Rátimbum, primeiro canal infantil brasileiro da tv por assinatura. Atuou como Diretor-Presidente, da Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto, mantenedora da TVE Brasil e das Rádios MEC AM e FM entre 1998 e 2001.

Tiago Mafra (ANCINE): Advogado, exercendo atualmente a função de diretor da ANCINE, onde ingressou em 2006 no cargo de servidor efetivo da carreira de Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual. Antes da nomeação como Diretor, exerceu os cargos de assessor e substituto do Superintendente de Registro, além de ter sido o titular da Secretaria de  Regulação da ANCINE.

Zeca Brito (IECINE): Zeca Brito é cineasta, diretor do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul. Mestre em Artes Visuais pela UFRGS, graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e Poéticas Visuais pela UFRGS. Dirigiu e roteirizou longas-metragens exibidos nos cinemas e na televisão brasileira; “O Guri” (Canal Brasil), “Glauco do Brasil” (Canal Brasil), “Em 97 Era Assim” (Canal Brasil), “A vida Extra-Ordinaria de Tarso de Castro” (Canal Brasil), “Grupo de Bagé” (Canal Curta!), “Legalidade” (Telecine Cult), Trinta Povos” (Canal Curta!), “Hamlet” (Mostra SP).

 

22 de novembro

  • 9h às 12h

Atividade: Apresentação de players 

Moderador: Leo Sassen
Formato/Local: Sala de Cinema da Cinemateca Capitólio
Players: Ramiro Azevedo (Box Brazil, Fashion TV, Kids Brazil, Prime Box); Deydrid Kaefer da Silva ( BBPlay – Box Brazil); Bruno Barcellos Pavan (TecnoPUC – TECNA); Daniela Menegotto (Lança Filmes / SulFlix); Barbara Louise (Canal Curta); Elzie Barbosa (Vitrine Filmes); João Roni (Ocean Films); Fábio Mostof (Paramount); Márcio Moares Filho (California Filmes).

  • 14h às 15h30

Atividade: Painel – Film Commissions
Moderador: Beto Rodrigues

Formato/Local: Sala Multimídia da Cinemateca Capitólio  

Painelistas: Joana Braga (POA Film Commission); Patricia Schenkel (Antônio Prado Film Commission); Bruno Viana (Pelotas Film Commission); Melina Casagrande (Garibaldi Film Commission); Denise Holleben (Bento Gonçalves FIlm Comission); Gabriel de Castilhos Drecksler (Gramado Film Commission);

 

Sinopse do Painel:

Uma Film Commission tem o papel de agente facilitador, buscando atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais, oferecendo soluções para viabilizar que essas produções sejam realizadas em seu local de atuação. Uma produção audiovisual movimenta diferentes esferas de uma localidade, como as redes hoteleira, gastronômica e turística, impulsionando a economia local. O painel tem o intuito de propiciar o contato e a formação de parcerias entre as film commissions e as produtoras, bem como contribuir para o estabelecimento de uma rede de film commissions fortalecendo a cadeia produtiva.


Mini bio painelistas:

Joana Braga: Coordenadora de Economia Criativa na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre. Bacharel em Turismo. Especialista em Patrimônio Cultural e Arquitetura do Brasil. Servidora da Prefeitura de Porto Alegre desde 2009, atuou no planejamento turístico, como Gerente de Oferta Turística, no desenvolvimento de segmentos e na gestão de contratos e convênios para estruturação da infraestrutura turística. Implantou a Porto Alegre Film Commission e o Programa POA Criativa.

Patricia Schenkel: Graduada em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul – UCS/Núcleo de Canela, possui qualificações como Gestora de Turismo pelo Ministério de Turismo e Instituto Federal do Rio de Janeiro, Segmentação do Turismo, Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo e Regionalização do Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Turismóloga concursada na Prefeitura de Antônio Prado e atualmente Secretária de Comércio e Turismo deste município.  

Bruno Viana: Diretor e roteirista, formado em Jornalismo pela PUCRS, especialista em Fotografia e Audiovisual pelo Mackenzie e mestre em Cinema/Direção pela Universidade de Ohio. Foi professor de técnicas cinematográficas na Universidade de Ohio; É diretor e fundador do Studio MV11; Trabalhou como fotógrafo e videomaker do Theatro Municipal de São Paulo e da Praça das Artes. Atualmente, é Diretor Executivo da Secretaria da Cultura de Pelotas, realizador da Pelotas Film Commission e coordenador de projetos do Pacto Pelotas Pela Paz direcionados à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Seus filmes já foram exibidos em festivais como “Amarcort Film Festival”, na Itália, “Latino Film Market”, em Nova York, e “Americana Film Festival”, em Barcelona.


Denise Holleben: Técnica da Secretaria de Turismo  da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.Técnica em Turismo, Turismóloga Graduada pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2009). Funcionária de Carreira a 20 anos da SEMTUR Bento Gonçalves. Também é responsável pela Bento Film Commission.

Melina Casagrande: É formada em Turismo pela Universidade Franciscana de Santa Maria – UFN;

Especialização em Turismo pela UFN; Especialização em Gestão Pública pela Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul – FISUL; Secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi – 2021/Agosto 2022; Turismóloga da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi desde 2012.

Gabriel de Castilhos Drecksler: 26 anos, músico e atualmente sou um dos gestores da Gramado Film Commission, atribuição ligada ao meu cargo de Supervisor Cultural da Secretaria da Cultura de Gramado.

  • 14h às 17h

Atividade: Rodada de negócios
Formato/Local: 2º Andar da Cinemateca Capitólio
Players: Diogo Gardoni (Amazon); Fabio Mostof (Paramount – Pay TV MTV, Comedy Central, Nickelodeon e Paramount Networks); Ramiro Azevedo (Prime Box – Box Brazil); Ramiro Azevedo (Fashion TV – Box Brazil); Ramiro Azevedo (Kids Brazil – Box Brazil); Deydrid Kaefer da Silva (BBPlay – Box Brazil); Bruno Barcellos Pavan (TecnoPUC – TECNA); Daniela Menegotto (Lança Filmes / SulFlix); Barbara Louise (Canal Curta); Elzie Barbosa (Vitrine); João Roni (Ocean Films); Marcio Moraes Filho (California Filmes)

 

  • 17h às 18h30

Atividade: Painel – O Que a Audiência Quer Ver nas Séries de Documentário e nos Reality Shows?

Moderador: Leo Sassen

Formato/Local: Sala de Cinema da Cinemateca Capitólio com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook
Painelistas: Ramiro Azevedo (Box Brazil); Barbara Louise (Canal Curta); Fábio Mostof (Paramount)

Sinopse do Painel:

As séries de documentário e os reality shows estão em alta no audiovisual brasileiro. Essa tendência pode ser observada analisando a quantidade de lançamentos disponibilizados nos últimos meses, tanto nos canais de streaming, como nas grades de programação dos canais de televisão. Identificar essa audiência, compreender suas preferências e motivos que levam ao aumento do consumo desses formatos é de grande importância para atender esse mercado e qualificar as produções neste formato de conteúdo. O painel visa analisar esse aquecimento de mercado, indicando possibilidades e tendências.


Mini bio painelistas: 

Ramiro Azevedo: Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela UFRGS. Iniciou no mercado de produção audiovisual como produtor e assistente de direção. Também atuou em eventos ligados à difusão cultural – mostras no Brasil e no exterior, 8ª Bienal do Mercosul e lançamento de filmes. É sócio organizador, curador e coordenador de programação do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira desde 2009. Em 2012, é contratado pela Box Brazil – programadora de TV por assinatura como Diretor Geral dos canais Prime Box Brazil, Box Kids TV e Fashion TV Brasil.

Barbara Louise: Barbara Louise é curadora, produtora, editora de vídeo e coordenadora das redes sociais do Canal Curta há 9 anos. Realiza a curadoria de curtas, longas e séries do canal e é responsável pelas pautas do “Curta Música”, interprograma que contempla desde nomes consagrados a artistas da cena contemporânea brasileira, para o qual já assinou mais 300 entrevistas. Coordena também as parcerias do canal com a Folha de São Paulo, Circo Voador, MVF e Blue Note.

Fábio Mostof: Com mais de 10 anos no mercado audiovisual, Fábio Mostof é mestrando em Cultura pela FGV. Trabalhou com aquisição, licenciamento e curadoria de conteúdo para os canais Globosat e plataformas digitais e na programação da rede de cinemas CINEMARK. É gerente de Conteúdo na Paramount, responsável pela curadoria e desenvolvimento de conteúdo para Paramount+, MTV, Comedy Central, Paramount Networks, Nickelodeon e Nick Jr.

 

  • 19h às 20h

Atividade: Painel – Streaming Ficção e Novos Hábitos De Consumo

Moderador: Beto Rodrigues

Formato/Local: Sala de Cinema da Cinemateca Capitólio  com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook
Painelistas: Fábio Mostof (Paramount); João Roni (Ocean Films); Deydrid Kaefer da Silva (Box Brazil)

 

Sinopse do Painel: 

É inegável que os brasileiros estão cada vez mais adeptos ao streaming, diversas pesquisas e levantamentos de dados apontam esse cenário. Esse modelo de entretenimento também tem criado diversas tendências de consumo.As séries ficcionais mexem diretamente com o imaginário dos espectadores no mundo todo. O sucesso de uma série ou personagem faz com que outras séries do mesmo gênero ganhem espaço e visibilidade, apontando uma possível tendência de consumo e fomentando a produção de outras séries com a mesma temática. O painel objetiva analisar os gêneros de séries ficcionais que têm conquistado a audiência nas plataformas de streaming, indicando hábitos de consumo e possibilidades para o mercado produtivo.


Mini bio painelistas:

Deydrid Kaefer da Silva: Mais de 6 anos de experiência no mercado de Pay TV, através da Coordenação de Operações da 2º maior programadora brasileira independente, também atua hoje, como Head na plataforma de streaming do Grupo, a Box Brazil Play, realizando parcerias com players e produtores nacionais e internacionais. Head também da Media Mundus, empresa pertencente também ao Box Brazil Media Group, responsável pelo licenciamento, agregação, distribuição e localização de conteúdos nas plataformas Container (responsável pela criação e desenvolvimento de plataformas de White Label).

 

Fábio Mostof: Com mais de 10 anos no mercado audiovisual, Fábio Mostof é mestrando em Cultura pela FGV. Trabalhou com aquisição, licenciamento e curadoria de conteúdo para os canais Globosat e plataformas digitais e na programação da rede de cinemas CINEMARK. É gerente de Conteúdo na Paramount, responsável pela curadoria e desenvolvimento de conteúdo para Paramount+, MTV, Comedy Central, Paramount Networks, Nickelodeon e Nick Jr.

 

João Roni (Ocean Films): João Roni é sócio da produtora Ocean Films. Produziu em parceria com canais e plataformas como HBO, Netflix, Globoplay, TV Globo, Turner Broadcasting Latin America, ESPN, RTP (Portugal), entre outros. É produtor do longa-metragem “Pequeno Segredo”, selecionado para representar o Brasil na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2017, e da série documental “Transamazônica – Uma Estrada para o Passado”; (HBO), que foi vencedora da categoria Melhor Série Documental de 2022 do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Para estrear em 2023 estão o longa-metragem documental “Amazônia, A Nova Minamata?”, de Jorge Bodanzky, a 2a Temporada da série “Mar Brazil”, dirigida por Lygia Barbosa, e o longa-metragem “The Penguin and The Fisherman”, de David Schürmann, no qual João assina como produtor executivo.

 

23 de novembro 

  • 9h às 12h

Atividade: Masterclass – O futuro das políticas para o audiovisual: impasses e desafios da Ancine
Formato/Local: Sala de Cinema da Cinemateca Capitólio  com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook.
Palestrante: Marcelo Ikeda

Sinopse: O objetivo da masterclass é abordar a trajetória da Agência Nacional do Cinema (Ancine) em seus 21 anos de atividade, analisando sua contribuição para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro. Em seguida, serão abordados os principais desafios para a agência dado o atual cenário de crise regulatória e as perspectivas para os próximos anos e até onde as políticas públicas se entrelaçam com as ações e financiamentos privados.

  • 11h45 às 12h

Atividade: Divulgação Livro – Utopia da Auto Sustentabilidade – Marcelo Ikeda
Resumo do livro: O cinema e o audiovisual brasileiros se desenvolveram muito nos últimos anos, e um dos principais fatores que impulsionaram essa trajetória reside na atuação da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Em setembro de 2021, a Ancine completou 20 anos como o principal órgão responsável pelas políticas públicas para o audiovisual brasileiro. Nesta publicação, Marcelo Ikeda, com sua experiência como pesquisador e ex-servidor da agência, passa em revista toda a trajetória da Ancine, desde os antecedentes de sua criação até os impasses do governo Bolsonaro. Além de apresentar as características da agência em termos das políticas desenvolvidas e de seus impactos no mercado audiovisual brasileiro, o livro analisa os embates e os conflitos de poder que marcaram sua história. Em jogo, está a autonomia da Ancine como agência reguladora para implementar suas políticas, resistindo às tendências de captura seja pelo mercado seja pelo governo.

Mini bio do Palestrante: Marcelo Ikeda é Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com bolsa-sanduíche na Universidade de Reading (Inglaterra). Professor Adjunto de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou na Ancine entre 2002 e 2010, como Assessor da Diretoria e Coordenador das Superintendências de Desenvolvimento Financeiro (SDF) e de Acompanhamento de Mercado (SAM). Exerceu a Presidência da Câmara Setorial do Audiovisual Cearense (2015/2016). Autor dos livros “Lei da Ancine comentada” (2012), “Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos políticos e econômicos” (2015) e “Utopia da autossustentabilidade: impasses, desafios e conquistas da Ancine” (2021), entre outros. Atua também como realizador, curador e crítico de cinema.

  • 14h às 17h

Atividade: Rodada de negócios
Formato/Local: 2º Andar da Cinemateca Capitólio
Players:  Diogo Gardoni (Amazon); Fabio Mostof (Paramount – Pay TV MTV, Comedy Central, Nickelodeon e Paramount Networks); Ramiro Azevedo (Prime Box – Box Brazil); Ramiro Azevedo (Fashion TV – Box Brazil); Ramiro Azevedo (Kids Brazil – Box Brazil); Deydrid Kaefer da Silva (BBPlay – Box Brazil); Bruno Barcellos Pavan (TecnoPUC – TECNA); Daniela Menegotto (Lança Filmes / SulFlix); Barbara Louise (Canal Curta); Elzie Barbosa (Vitrine); João Roni (Ocean Films); Marcio Moraes Filho (California Filmes)

 

  • 15h30 às 16h30

Atividade: Painel – Estratégias de Distribuição e Lançamento
Moderador: Beto Rodrigues

Formato/Local: Sala de Cinema da Cinemateca Capitólio com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook
Painelistas: Daniela Menegotto (Lança Filmes), Elzie Barbosa (Vitrine Filmes), Márcio Moraes Filho (California Filmes)

Sinopse do Painel: Fazer o lançamento de um filme é um processo complexo que requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção até o cronograma de lançamento. Entender desde o início qual o objetivo do filme é o passo primordial, depois é preciso analisar quais as estratégias a serem seguidas para atingir esse objetivo. Compreender onde o filme se encaixa melhor no mercado audiovisual é de extrema importância também. Essas informações são cruciais na definição de vários fatores ao longo da produção do filme. Dependendo da carreira almejada e das estratégias definidas, escolhas de ordem estética, locações, elenco, duração e janelas de exibição podem impactar na distribuição e no lançamento do filme. O painel tem o propósito de examinar e pensar sobre as diferentes estratégias de distribuição e lançamento, fomentando o conhecimento e a expansão da discussão sobre o tema, para que cada vez mais as produções audiovisuais possam chegar ao grande público. 

Mini bio do Palestrante:

Daniela Menegotto: Atua como produtora, distribuidora e consultora de projetos audiovisuais e de entretenimento. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós graduada em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, hoje está a frente da empresa Lança Filmes e da plataforma de streaming SULFLIX. Lança Filmes é uma distribuidora e produtora de conteúdo audiovisual. A empresa dedica-se na criação de novos formatos de séries para Tv, produção de conteúdo e distribuição de longas e curtas-metragens para o cinema, VOD, televisão fechada e aberta, internet, festivais, mostras, seleções de filmes e novas plataformas.


Elzie Barbosa: Formada em Relações Públicas pela FCL e pós-graduada em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP, está há 8 anos no mercado de entretenimento como planejamento estratégico de marketing. Em sua carreira já passou pela Imovision, Paris Filmes e California Filmes. Hoje é gerente de marketing da Vitrine Filmes.

Marcio Moraes Filho: Marcio Moraes Filho é Diretor de Vendas e Produções Locais na distribuidora independente California Filmes, atua com a venda de longas nacionais e internacionais para toda a América Latina nas janelas Lineares e Não-Lineares e também coordena os lançamentos em cinema nos territórios da América Latina excluindo o Brasil. Representa a distribuidora em diversos mercados nacionais e internacionais como o L.A. Screenings, MipCancun, Mipcom, Rio2c, entre outros. É responsável pela avaliação, captação e comercialização das produções nacionais distribuídas pela California Filmes. Atualmente é membro da comissão do Pro-Mac – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Possui 14 anos de experiência em arte e cultura com ênfase em produção cultural, audiovisual e artes performativas.

  • 17h – 17h45 

Apresentação do Plano Setorial 

Moderadora: Angélica Seguí

Condução: Alceu Silva (Coordenador do CSAVRS) e Danilo Fantinel (Coordenador Adjunto do CSAVRS)

Sinopse: O Plano Setorial do Audiovisual tem o intuito de unir a categoria e o diálogo e a aproximação de objetivos são passos fundamentais nesse processo. O Colegiado possui uma capilaridade territorial muito representativa através de seus integrantes, reunindo profissionais de todas as regiões do estado e em diversos níveis de profissionalização, alguns dando os seus primeiros passos na carreira, outros mais consolidados com suas empresas sólidas e bem constituídas. Acreditamos que a prosperidade de nosso segmento percorre justamente esse caminho, de união de entidades, de troca de conhecimentos entre os agentes, de inserção produtiva dos novos realizadores nas cadeias econômicas. Esses são alguns pontos que estão presentes no Plano Setorial, através desse documento objetiva-se construir uma unidade na visão de futuro para o audiovisual gaúcho, trabalhando com alinhamento de forças, estratégias e metas para os próximos anos.

24 de novembro

  • 9h30 às 12h 

Atividade: Workshop Clearance – como liberar os conteúdos e quais os principais cuidados jurídicos na produção audiovisual

Formato/Local: Online via ZOOM
Palestrante: Alessandro Amadeu 


Sinopse: Você sabe todos os processos que envolvem a negociação de direitos e inserção de conteúdos de terceiros na sua produção audiovisual tais como músicas, direitos de livros, direitos de personalidade e direitos conexos, entre outros? Quais são as permissões e autorizações necessárias para realizar obras audiovisuais e como obtê-las?Para esse tema extremamente relevante e esclarecedor, convidamos  o advogado e gerente de clearance, Dr.Alessandro Amadeo para ministrar o terceiro Workshop dentro da programação do VI Sul Audiovisual Market, intitulado “Clearance – como liberar os conteúdos e quais os principais cuidados jurídicos na produção audiovisual”.  


Mini bio do Palestrante: Alessandro de Oliveira Amadeu é Advogado e gerente de clearance do escritório CQS/FV Advogados. Especializado em Direito da Propriedade Imaterial, Direitos Autorais Propriedade Industrial, Direitos da Personalidade e Comunicação da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção de São Paulo – com docência para o ensino superior; Pós-Graduação em Direito do Entretenimento e Comunicação Social pela Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção de São Paulo. Consultor de clearance de diversos projetos na área de lazer e cultura; responsável consultoria jurídica de diversos eventos e projetos artísticos, culturais e de entretenimento em geral, como museus, exposições, shows e festivais, obras audiovisuais, álbuns fonográficos, obras literárias, entre outros.  Professor-Palestrante na Escola Superior da OAB/SP.Professor do Instituto de Cinema. Professor de Legislação Para Eventos na URM. Professor da Academia Internacional de Cinema. Professor de Legislação Para Eventos no Curso de pós-graduação em Gestão de Eventos da Hotec. Professor do Curso de Music Business/ Produção musical e Produção fonográfica da OMID. Palestrante do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte no Fórum de Arte Contemporânea e Suas Interfaces- Direito Autoral e Desafios das Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Palestrante em diversos simpósios e eventos relacionados aos aspectos jurídicos na produção audiovisual em todo o Brasil.

 


25 de novembro

  • 9h30 às 12h – 14h às 17h30.

Atividade: Rodadas de Negócios Online

Formato/Local: Online via ZOOM
Players: Tem Dendê (Keyti Souza e Daniel Arcades), Diogo Gardoni (Amazon), Ramiro Azevedo (Box Brasil), Deydrid Kaefer da Silva (BBPlay – Box Brasil), Daniela Menegotto (Lança Filmes / SulFlix), Barbara Louise (Canal Curta), Fernando (Grifa Filmes), Desirre Portela (Ocean Filmes), Argel Medeiros e Paula Gomes (Olhar Distribuidora), Mayra Severo (GNT Modo Viagem) e Gabriela Azevedo (Canal Brasil).

 

Voltar