Novidades

Porto Alegre – Destino Cinematográfico
21 de novembro de 2022

 

Cinemateca Capitólio exibe produções apoiadas pela Porto Alegre Film Commission

A Cinemateca Capitólio realiza entre os dias 23 de novembro e 4 de dezembro uma mostra com produções locais que receberam o apoio da  Alegre Film Commission. Intitulada Porto Alegre – Destino Cinematográfico, a mostra reúne três longas, um curta e uma série, e é uma realização conjunta entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa. A abertura oficial do evento, com a presença de autoridades e convidados, será às 19h de quarta-feira, 23 de novembro, com a exibição do curta Possa Poder (2022), de Victor Di Marco e Márcio Picoli (premiado no último Festival de Gramado), e do longa O Avental Rosa (2018), de Jayme Monjardim, que foi lançado diretamente na televisão aberta, e terá sua primeira exibição pública em uma sala de cinema em Porto Alegre.

A mostra Porto Alegre – Destino Cinematográfico inclui ainda os longas A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase, e Disforia, de Lucas Cassales, e a série Via Pública.

A entrada é gratuita.

A Porto Alegre Film Commission é um escritório da Prefeitura de Porto Alegre que tem como objetivos coordenar, centralizar e simplificar procedimentos e demandas relacionados à realização e licenciamento de produções audiovisuais em áreas públicas (e próprias) municipais, bem como orientar os interessados a fim de incrementar o desenvolvimento dessas atividades na cidade. Atua ainda no planejamento de estratégias de captação, fortalecimento de mercado, criação de incentivos e como agente facilitador de filmagens de todo tipo de conteúdo audiovisual – como seriados de televisão, comerciais, curtas e longas metragens nacionais e internacionais. Também está no seu escopo o fomento à prestação de serviços locais, o turismo cinematográfico e a geração de empregos.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Possa Poder, de Victor Di Marco e Márcio Picoli (2022, 19 minutos).

Em uma noite, Lucas, Luiza e Bia relembram as dores e as delícias de serem quem são.

 

O Avental Rosa, de Jayme Monjardim (2018, 110 minutos).

Alice (Cyria Coentro), uma mulher solitária e viúva, trabalha como acompanhante de pacientes terminais em hospitais, decisão que sua irmã e seu único amigo não conseguem entender ou aceitar. O contato com um rapaz HIV positivo, no entanto, eleva sua autoestima e a faz vislumbrar uma nova forma de viver.

A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase (2021, 105 minutos).

Giovana (Renata de Lélis) fica presa em um apartamento com Yago (Eduardo Mendonça), um cara que havia recém conhecido em uma festa, após a chegada de um gás tóxico. Enquanto esperam a situação passar, eles precisam viver como um casal. Ao longo dos anos, Yago vive sua própria utopia, enquanto Giovana sente-se cada vez mais aprisionada.

Disforia, de Lucas Cassales (2019, 86 minutos).

Depois de um tempo longe de sua profissão por conta de um trauma pessoal, o psicólogo Dário (Rafael Sieg) volta a atender seus pacientes. A primeira pessoa que entra em sua agenda é Sofia (Isabella Lima), uma misteriosa criança de 9 anos de idade que desperta sentimentos curiosos e um tanto conflitantes em todos que a circundam. Ao longo do tratamento da menina, Dário volta a ter as sensações de agonia e aflição que ele não esperava que voltassem à tona.

Via Pública, de Gabriel Motta (2022, 105 minutos/4 episódios de 26 minutos).

As histórias fictícias de brasileiros comuns, cujas vidas estão conectadas por serem todos ciclistas em Porto Alegre. Enquanto pedalam pelas ruas da cidade, eles tecem um labirinto de relacionamentos que são alternadamente sinceros, dolorosos e engraçados. Guiado por um turbilhão de acontecimentos marcantes no Brasil contemporâneo, a série explora a relação entre o homem e a cidade, abordando temas como mobilidade urbana, relações afetivas, desigualdade social, juventude e educação.


 

GRADE DE HORÁRIOS

 

Quarta-feira (23 de novembro)

19:00 – sessão de abertura da mostra, com a exibição do curta Possa Poder e do longa O Avental Rosa

 

Terça-feira (29 de novembro)

19:00 – A Nuvem Rosa

 

Quarta-feira (30 de novembro)

19:00 – Via Pública

 

Domingo (4 de dezembro)

19:00 – Disforia

Voltar