Novidades

Ítaca – Nossa Odisseia I (em vídeo) no 29ª Porto Alegre em Cena
29 de novembro de 2022

 

Dia 7 de dezembro, a Cinemateca Capitólio recebe uma das atrações do festival Porto Alegre em Cena, com duas sessões do espetáculo-filme Itaca, de Christiane Jatahy.

Itaca dá continuidade à pesquisa de linguagem da diretora (que em janeiro deste ano foi premiada pela Bienal de Veneza, com o Leão de Ouro pela sua trajetória artística), entre o teatro e o cinema, entre o ficcional e o documental, entre o passado e presente. Trazendo, a partir da ficção histórica de Homero, uma lente de aumento sobre os dias de hoje, sobre as guerras, os movimentos de partida e de chegada, a tentativa de chegar em casa concreta e metaforicamente. Para a construção dramatúrgica foram realizadas entrevistas com refugiados, além de um período de trabalho com os atores para gerar cenas através de improvisos. Em seguida, durante um mês, Christiane Jatahy escreveu a dramaturgia final do texto. No elenco de Itaca estão as atrizes Isabel Teixeira (que ficou nacionalmente conhecida como a Maria Bruaca da novela Pantanal), Julia Bernart e Stella Rabello e os atores Cédric Eeckout, Karim Bel Kacem e Matthieu Sampeur.

Espetáculo: Ítaca, de Christiane Jatahy (a partir de Homero e de outras inspirações)

Elenco: Cédric Eeckout, Isabel Teixeira, Julia Bernat, Karim Bel Kacem, Matthieu Sampeur e Stella Rabello
Direção, dramaturgia e cenário: Christiane Jatahy
Colaborador artístico, luz e cenário: Thomas Walgrave
Colaboração no desenvolvimento da cenografia: Marcelo Lipiani
Designer de som: Alex Fostier 
Diretor de fotografia: Paulo Camacho 
Figurinos: Siegrid Petit-Imbert, Géraldine Ingremeau 
Sistema de vídeo: Julio Parente 
Assistente de direção e tradutor: Marcus Borja
Colaborador artístico: Henrique Mariano
Construção do cenário: Atelier de construction de l’Odéon-Théâtre de l’Europe e equipe de l’Odéon-Théâtre de l’Europe  Produção: Odéon-Théâtre de l’Europe (Paris, França)/ Co-produção: Théâtre National Wallonie-Bruxelles (Bruxelas, Bélgica), Teatro São Luiz (Lisboa, Portugal), Onassis Cultural Centre (Atenas, Grécia), Comédie de Genève (Genebra, Suíça)
Duração: 120min
Classificação: 16 anos
Sessões: 17h*  e 20h
Bate Papo: após a sessão das 17h haverá um bate papo com a diretora Christiane Jatahy, em formatoonline na sala de cinema.
Acesso mediante ordem de chegada e com apresentação de ingresso.
Ingressos
Venda antecipada pelo site: https://www.portoalegreemcena.com/single-post/%C3%ADtaca-nossa-odisseia-i-em-v%C3%ADdeo
Valor: R$30,00 e R$15,00 (meia-entrada)
Voltar