Novidades

Repescagem Sessão Plataforma
22 de janeiro de 2023

Cinemateca Capitólio faz repescagem da Sessão Plataforma

 

Entre os dias 26 e 29 de janeiro a Cinemateca Capitólio recebe a repescagem da Sessão Plataforma 2022, reunindo em uma pequena mostra seis dos oito longas-metragens internacionais exibidos no evento ao longo do ano passado. Dentre os títulos da programação, estão obras de grandes nomes do cinema mundial como o malaio Tsai Ming-liang, com sua mais nova experiência sensorial, Dias, exibido na competição do Festival de Berlim 2020, até estreias de jovens promessas que ganharam destaque nos grandes festivais internacionais como Payal Kapadia, diretora indiana do documentário político Uma Noite Sem Saber Nada, exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2021, e os irmãos Esiri, duo nigeriano do drama social Eyimofe – Esse é Meu Desejo, destaque da seção Forum do Festival de Berlim 2020. Completam a programação Crime Culposo, labiríntico drama político do iraniano Shahram Mokri, lançado no Festival de Veneza em 2020, Întregalde, ácido drama social romeno com toques de cinema de gênero do aclamado Radu Muntean, exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2021, e ainda Mutzenbacher documentário da austríaca Ruth Beckermann, grande vencedor da mostra competitiva Encontros do Festival de Berlim em 2022.

Em todas as sessões será praticada a meia entrada, no valor de R$ 8,00.

A Sessão Plataforma tem curadoria e produção de Davi Pretto e Paola Wink, e é realizada em parceria com a Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre. Entre 2013 e 2016, a Plataforma apresentou, em sessões programadas na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, filmes inéditos na cidade, de diversas nacionalidades, sem distribuição garantida no Brasil. Foram exibidos filmes de realizadores como Pedro Costa, Pascale Ferran, Mati Diop, Nadav Lapid, Jem Cohen, Miguel Gomes, Dominga Sotomayor, Sergei Loznitsa, Corneliu Porumboiu, entre muitos outros.

Em 2022, a Plataforma apresentou oito novos longas-metragens na Cinemateca Capitólio, incluindo filmes de Apichatpong Weerasethakul, Tsai Ming-liang e Frederick Wiseman.

PROGRAMAÇÃO

 

Dias, de Tsai Ming-liang (Taiwan, 2020, 127 minutos)

Kang mora sozinho em uma casa grande. Através de uma fachada de vidro, ele olha para as copas das árvores açoitadas pelo vento e pela chuva. Sente uma dor estranha de origem desconhecida que mal consegue suportar e que se espalha por todo o seu corpo. Non vive em um pequeno apartamento em Bancoc, onde prepara metodicamente pratos tradicionais de sua aldeia natal. Quando Kang encontra Non em um quarto de hotel, os dois homens compartilham sua solidão. Ambos esquecem o lado duro da realidade por uma noite, e talvez até se aproximem da verdade, antes de retornarem ao seu cotidiano. Foi exibido no IndieLisboa e no Festival de San Sebastián, e recebeu a menção especial do Prêmio Teddy no Festival de Berlim.

Întregalde, de Radu Muntean (Romênia, 2021, 104 minutos)

Maria, Dan e Ilinca realizam sua habitual viagem humanitária de fim de ano, dirigindo um SUV pelas estradas de terra nas montanhas da vila romena de Întregalde. No caminho, acabam ajudando um velho solitário a chegar à serraria onde ele supostamente trabalha. Porém, o carro fica preso em uma vala no meio da floresta e eles descobrem que a serraria está abandonada. Forçados a passar a noite com esse homem senil, a noção dos três sobre empatia e caridade será seriamente questionada.

Mutzenbacher, de Ruth Beckermann (Áustria, 2022, 100 minutos)

Com um anúncio em um jornal, a diretora Ruth Beckermann convoca o teste de elenco para um filme baseado em um conhecido texto pornográfico, Josefine Mutzenbacher ou A História de uma Prostituta Vienense, publicado anonimamente em 1906. O filme mostra uma centena de homens confrontados com excertos desse romance, numa época em que o sexo é mais onipresente do que nunca, ao mesmo tempo em que nos encontramos em um ambiente cada vez mais moralista.

Crime Culposo, de Shahram Mokri (Irã, 2020, 139 minutos)

Na noite de 19 de agosto de 1978, quatro homens incendiaram o Cinema Rex, na cidade de Abadan, matando mais de 400 pessoas que assistiam a uma projeção de The Deer, de Masoud Kimiai. Marco da revolta popular que meses depois derrubaria o governo monárquico, o episódio traumático é revisitado em um jogo ficcional labiríntico que imagina a repetição do crime na sala escura. Ao vislumbrar o risco do infinito na história iraniana, Crime Culposo circunscreve o cinema como um protagonista ao mesmo tempo incontornável e desconcertante.

Eyimofe – Esse é Meu Desejo, de Arie Esiri e Chuko Esiri (Nigéria, 2020, 116 minutos)

A rotina dos protagonistas Mofe, funcionário de uma fábrica, e Rosa, uma cabeleireira, em Lagos, na Nigéria. Depois que Mofe perde a sua família e Rosa não consegue cumprir uma promessa, os planos de viagem que eles tinham fracassam, forçando-os a reconsiderar a vida no exterior. Conforme o tempo passa e as feridas cicatrizam, os dois aprendem que o futuro que procuram desesperadamente pode ser construído em casa.

Uma Noite Sem Saber Nada, de Payal Kapadia (Índia, 2021, 97 minutos)

A estudante de cinema L. redige cartas para seu amante ausente, enquanto mudanças radicais ocorrem ao seu redor na Índia contemporânea. A diretora constrói um imersivo filme-ensaio com diferentes materiais, onde se encontram realidade, ficção, memórias e fantasias. Um fascinante testamento sobre a inseparabilidade da vida, cinema, política e sonhos.

GRADE DE HORÁRIOS

26 de janeiro a 29 de janeiro de 2023

 

 

 

26 de janeiro (quinta-feira)

19h – Dias

27 de janeiro (sexta-feira)

19h – Întregalde

 

28 de janeiro (sábado)

16h30 – Mutzenbacher

18h30 – Crime Culposo

29 de janeiro (domingo)

16h30 – Eyimofe – Esse é Meu Desejo

18h30 – Uma Noite sem Saber Nada

Voltar