Novidades

Projeto Raros 20 Anos
24 de abril de 2023

 

A Cinemateca Capitólio celebra os 20 anos do Projeto Raros com uma edição especial da sessão na sexta-feira, 05 de maio, às 19h30. Na noite de comemoração, serão exibidos o curta-metragem Ne Pas Projeter, de Cristian Verardi, rodado na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, sala de cinema que sediou a programação entre 2003 e 2017, e o longa-metragem O Paraíso Proibido, do saudoso Carlos Reichenbach, um dos grandes entusiastas do projeto, que esteve presente na noite inesquecível do Raros 100, em 2007. Entrada franca.

“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Prefeitura de Porto Alegre com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas ou apresentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no CineSesc de São Paulo. Em 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio passa a receber provisoriamente o Projeto Raros.

FILMES

NE PAS PROJETER

Brasil, 2015, 13 minutos, DCP

Direção: Cristian Verardi

 

Um projecionista de cinema tem sua rotina afetada de forma drástica após encontrar uma misteriosa lata de película contendo as advertências: Não abrir. Não projetar.

 

O PARAÍSO PROIBIDO

Brasil, 1981, 95 minutos, DCP

Direção: Carlos Reichenbach

 

Celso Felix, radialista de sucesso na metrópole e desiludido com sua rotina de vida, abandona mulher e filhos e muda-se para uma pequena cidade balneária do litoral de São Paulo. Ali, empregado em uma modesta estação de rádio local, tenta afogar sua frustração existencial em jornadas etílicas com o amigo Goiaba, ou nos braços de uma jovem caiçara e de uma intelectual, que se instalou ali para concluir sua pesquisa de mestrado. A exibição tem o apoio do Acervo Heco Produções. 

Voltar