Novidades

Retratos de Kinshasa
9 de maio de 2023

De 16 a 28 de maio, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Retratos de Kinshasa, com sete filmes que revelam diferentes aspectos do cotidiano dos habitantes da capital da República Democrática do Congo.

A programação tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français.

O valor do ingresso é R$ 10,00.

 

SOBRE A MOSTRA

 

A cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, vibra com as histórias de seus habitantes: de jovens estrelas da música eletrônica a aspirantes a boxeadoras, de cantoras talentosas que precisam conciliar a arte com as responsabilidades familiares às gangues que reivindicam seu território através da moda, de grupos dedicados a street art aos parentes que buscam os direitos das vítimas de guerras. A realidade multifacetada do país situado na África Central, independente desde 1960, é iluminada a partir dos retratos criados nas ficções e nos documentários. O cinema dá cor aos sonhos de um Congo intenso e às memórias dolorosas do antigo Zaire, que se entrelaçam nos caminhos percorridos por mulheres e homens nas ruas de Kinshasa.

A mostra Retratos de Kinshasa apresenta sete filmes entre ficções contemporâneas, como Felicidade, dirigida pelo franco-senegalês Alain Gomis, e Maki’la, longa de estreia da congolesa Machérie Ekwa Bahango; e documentários reveladores como Victoire Terminus e Sistème K, dirigidos por Renaud Barret, e Caminho para Kinshasa, de Dieudo Hamadi, grande revelação do cinema do país.

A programação também apresenta a cópia restaurada de um clássico do cinema africano, A Vida é Bela, realizado em 1987 por Mweze Ngangura e Benoit Lamy, com foco na vibrante vida noturna de Kinshasa, e uma sessão especial do documentário Quando Éramos Reis, de Leon Gast, que narra o célebre evento “The Rumble in the Jungle”, a luta entre os boxeadores George Foreman e Muhammad Ali promovida pelo ditador Mobutu Sese Seko, que comandou o país entre 1965 e 1997.

 

FILMES

 

A VIDA É BELA

(La Vie est Belle)

RD Congo/Bélgica, 1987, 83 minutos, DCP

Direção: Mweze Ngangura e Benoit Lamy

Classificação indicativa: 14 anos

O jovem Kourou (Papa Wemba) deixa sua aldeia para se tornar uma estrela da música eletrônica em Kinshasa. Na cidade, ele acaba fazendo um pouco de tudo. Quando o jovem encontra o olhar da bela Kabibi, é amor à primeira vista, mas ele não é o único a ter caído sob seu feitiço…

 

VICTOIRE TERMINUS

(Victoire Terminus, Kinshasa)

França/RD Congo, 2008, 80 minutos, digital

Direção: Renaud Barret e Florent de La Tullaye

Classificação indicativa: 14 anos

Verão de 2006, Kinshasa. Martini, Jeannette, Hélène e Rosette passam todos os dias lutando com o treinador Judex no antigo estádio Tata Rafael; o mesmo em que Muhammad Ali nocauteou George Foreman em 1974 durante uma das lutas mais lendárias do boxe. Ao amanhecer, milhares de pessoas do gueto vêm para treinar e os partidos políticos se reúnem.

 

FELICIDADE

(Felicité)

França/Bélgica, 2017, 124 minutos, HD

Direção: Alain Gomis

Classificação indicativa: 16 anos

Félicité, livre e orgulhosa. Uma cantora da noite em um bar em Kinshasa. Sua vida muda quando seu filho de 14 anos é vítima de um acidente de moto. Para salvá-lo, ela começa uma corrida frenética pelas ruas de uma excitante Kinshasa, um mundo de música e sonhos.

 

MAKI’LA

RD Congo/França, 2018, 78 minutos, DCP

Direção: Machérie Ekwa Bahango

Classificação indicativa: 16 anos

Maki observa a gangue Sapeurs, grupo de jovens que usam as ruas de Kinshasa como palco, exibindo suas vestimentas diferenciadas, com uma mistura de encantamento e desprezo.

 

SISTÈME K

França/RD Congo, 2019, 84 minutos, DCP

Direção: Renaud Barret

Classificação indicativa: 12 anos

Um documentário sobre a vibrante cena de arte de rua de Kinshasa e um grupo de pessoas que levam apaixonadamente suas mensagens políticas para as ruas – com a ajuda de estojos de balas, fumaça, sangue, cera, lixo plástico, música e seus corpos.

 

CAMINHO PARA KINSHASA

(En Route pour le Milliard)

RD Congo/França/Bélgica, 2020, 90 minutos, DCP

Direção: Dieudo Hamadi

Classificação indicativa: 16 anos

Há vinte anos, as vítimas da Guerra dos Seis Dias, na República Democrática do Congo, lutam pelo reconhecimento do conflito, a condenação dos beligerantes e a compensação financeira. Revoltados com a indiferença dos governantes, eles decidem embarcar em uma perigosa jornada no rio Congo para chegar a Kinshasa, capital do país.

 

QUANDO ÉRAMOS REIS

(When We Were Kings)

EUA, 1996, 88 minutos, HD

Direção: Leon Gast

A crônica dos eventos que levaram ao confronto histórico de 1974, em Kinshasa, capital do antigo Zaire, entre dois dos maiores boxeadores de todos os tempos: Muhammad Ali, um perdedor esperado, e George Foreman, um oponente aparentemente imbatível.

 

 

 

GRADE DE HORÁRIOS

 

 

16 de maio (terça-feira)

15h – Système K

17h – Maki’la

19h – Felicidade

 

17 de maio (quarta-feira)

15h – Caminho para Kinshasa

17h – Victoire Terminus

19h – Système K

 

18 de maio (quinta-feira)

15h – Victoire Terminus

17h – Caminho para Kinshasa

19h – A Vida é Bela

 

19 de maio (sexta-feira)

15h – Maki’la

17h – Felicidade

19h30 – Projeto Raros: India Song

 

20 de maio (sábado)

NOITE DOS MUSEUS

 

21 de maio (domingo)

15h – Victoire Terminus

17h – A Vida é Bela

19h – Quando Éramos Reis

 

23 de maio (terça-feira)

15h – Felicidade

17h30 – Système K

19h – Maki’la

 

24 de maio (quarta-feira)

15h – Caminho para Kinshasa

17h – Victoire Terminus

19h – O Laçador (pré-lançamento)

 

25 de maio (quinta-feira)

15h – Système K

 

26 de maio (sexta-feira)

15h – A Vida é Bela

 

27 de maio (sábado)

15h – Caminho para Kinshasa

 

28 de maio (domingo)

15h – Felicidade

 

Voltar