Novidades

A Roteirista Duras
18 de maio de 2023

 

De 25 de maio 8 de junho, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra A Roteirista Duras, com cinco filmes roteirizados pela autora Marguerite Duras entre 1959 e 1966, incluindo Uma Tão Longa Ausência, de Henri Colpi, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1961, e Hiroshima, Meu Amor, inesquecível parceria com o diretor Alain Resnais lançada em 1959, o ano da explosão da Nouvelle Vague.

A mostra também apresenta uma sessão única e gratuita de A Morte do Aviador Inglês, de Benoit Jacquot, composto por um breve relato da autora, registrado nos anos 1990, pouco antes de sua morte; e a ficção contemporânea Eu Quero Falar Sobre Duras, de Claire Simon, em torno do relacionamento da autora com Yann Andreá.

No domingo, 28 de maio, às 17h30, a programação apresenta uma sessão especial de Hiroshima, Meu Amor, seguida de debate com a crítica de cinema Carla Oliveira e o programador Leonardo Bomfim. A sessão é uma realização da Aliança Francesa de Porto Alegre e tem o apoio da livraria Baleia.

A mostra tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français.

 

FILMES

 

UMA TÃO LONGA AUSÊNCIA

(Une Aussi Longue Absence)

França/Itália, 1961, 93 minutos, DCP

Direção: Henri Colpi

Uma dona de um café de aldeia julga reconhecer num vagabundo, o seu marido deportado durante a II Guerra Mundial, mas o homem que perdeu a sua memória não se lembra de acontecimentos anteriores a 1945, com os quais se vê confrontado. Com roteiro de Marguerite Duras, o filme dividiu a Palma de Ouro, em Cannes, com Viridiana, de Luis Buñuel.

 

HIROSHIMA, MEU AMOR

(Hiroshima, Mon Amour)

França, 1959, 92 minutos, DCP

Direção: Alain Resnais

Um encontro ocasional em Hiroshima desperta um romance entre um arquiteto japonês e uma atriz francesa, que está na cidade participando de um filme sobre a paz. A relação amorosa constitui a base para Resnais explorar a natureza da memória, da experiência e da representação. Além de amantes, eles também se tornam confidentes, o que traz a memória de uma história, nunca contada antes, do primeiro amor dela. Durante a Segunda Guerra Mundial, em Nevers, ela se apaixonou por um soldado alemão. No dia em que a cidade foi libertada, ele foi baleado e morto, e ela, submetida à humilhação e à desonra pública. Roteiro de Marguerite Duras.

 

DUAS ALMAS EM SUPLÍCIO

(Moderato Cantabile)

Itália/França, 1960, 95 minutos, HD

Direção: Peter Brook

Um grito fere o ar. Uma mulher acaba de ser assassinada pelo amante em um café. Este crime passional irá causar um grande impacto em outra mulher. Baseado no romance de Marguerite Duras com roteiro da própria autora.

 

CHAMAS DE VERÃO

(Mademoiselle)

França/Reino Unido, 1966, 105 minutos, HD

Direção: Tony Richardson

Em um lugarejo francês próximo à fronteira com a Itália, professora primária sexualmente reprimida alivia suas tensões através de uma série de crimes chocantes. Roteiro de Marguerite Duras, a partir de argumento original de Jean Genet.

 

CORAÇÕES DESESPERADOS

(10:30 P.M. Summer)

Estados Unidos/Espanha, 1966, 85 minutos, digital

Direção: Jules Dassin

O inquieto casal Maria e Paul viaja pelas estradas da Espanha com sua filha Judith e a amiga Clair. Enquanto Paul e Clair mantêm um affair clandestino, Maria fica obcecada a respeito de um crime ocorrido pouco antes de sua chegada à vila onde os quatro passarão a noite. Roteiro de Marguerite Duras.

 

A MORTE DO JOVEM AVIADOR INGLÊS

(La Mort du Jeune Aviateur Anglais)

França, 1993, 36 minutos, digital

Direção: Benoit Jacquot

Relato de Marguerite Duras a partir da descoberta da sepultura de um aviador inglês nos arredores de Deauville, na França.

 

EU QUERO FALAR SOBRE DURAS

(Vous Ne Désirez Que Moi)

França, 2021, 95 minutos, HD

Direção: Claire Simon

Um homem envolvido em um relacionamento amoroso com uma famosa escritora 30 anos mais velha precisa conversar. Ele está apaixonado e fascinado por essa mulher, mas sente que simplesmente não pode continuar com isso. Ele se abre, na tentativa de colocar em palavras a intensidade de seu amor, e o descreve com grande clareza. O filme retrata o período da relação entre a autora Marguerite Duras e seu último parceiro romântico, Yann Andreá.

 

 

 

GRADE DE HORÁRIOS

MOSTRA A ROTEIRISTA DURAS

 

25 de maio (quinta-feira)

19h – Uma Tão Longa Ausência

 

26 de maio (sexta-feira)

19h – Eu Quero Falar Sobre Duras

 

28 de maio (domingo)

17h30 – Hiroshima, Meu Amor + debate

 

30 de maio (terça-feira)

15h – Corações Desesperados

 

31 de maio (quarta-feira)

15h – Eu Quero Falar Sobre Duras

19h – Chamas de Verão

 

01 de junho (quinta-feira)

17h – Uma Tão Longa Ausência

19h – Corações Desesperados

 

02 de junho (sexta-feira)

17h – Hiroshima, Meu Amor

 

03 de junho (sábado)

17h – A Morte do Jovem Aviador Inglês

 

04 de junho (domingo)

19h – Eu Quero Falar Sobre Duras

 

06 de junho (terça-feira)

17h – Duas Almas em Suplício

19h – Hiroshima, Meu Amor

 

07 de junho (quarta-feira)

17h – Corações Desesperados

19h – Uma Tão Longa Ausência

 

08 de junho (quinta-feira)

17h – Chamas de Verão

19h – Duas Almas em Suplício

 

 

Voltar