Novidades

Era uma vez na Tchéquia: animações, fantasias e mistérios
5 de junho de 2023

De 23 de junho a 09 de julho, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra “Era uma vez na Tchéquia: animações, fantasias e mistérios”, um grande panorama do cinema fantástico produzido em Praga, no período em que o país fazia parte da Tchecoslováquia, com filmes realizados entre 1937 e 1989 por nomes consagrados como Otakar Vávra, Karel Zeman, Věra Chytilová e Jan Švankmajer.

Com entrada franca, a mostra é uma realização da Cinemateca Capitólio e do Consulado da República Tcheca em São Paulo, e tem o apoio do Museu Karel Zeman, do Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca (NFA), e da Associação Cultural Tcheco-Brasileira em Porto Alegre.

Era uma vez na Tchéquia: animações, fantasias e mistérios”

O cinema produzido em Praga, na então Tchecoslováquia, sempre revelou uma relação intensa com a fantasia. Das primeiras décadas à explosão do Novo Cinema Tcheco nos anos 1960; do surgimento da inventiva escola de animação do país aos filmes produzidos em um período duro, o da “Normalização” dos anos 1970 e 1980 após a invasão Soviética em 1968, encontramos uma variedade de expressões cinematográficas que se aventuram por gêneros como a ficção-científica, a comédia, o drama, o suspense, a partir de olhares abertamente fantasiosos.

Dos tradicionais contos de fadas, retrabalhados a partir da imaginação impetuosa do país situado no coração da Europa, às criações originais, inspiradas em lendas e tradições locais, encontramos obras que apresentam um lirismo poético inigualável, e outras que optam pelo absurdo para discorrer sobre uma realidade muitas vezes incompreensível. A mostra “Era uma vez na Tchéquia: animações, fantasias e mistérios” percorre seis décadas a partir de mais de 30 filmes marcantes da história do cinema tchecoslovaco. Serão vistas obras de pioneiros Hugo Haas, Otakar Vávra e Martin Frič; de mestres da animação como Jiří Trnka, Karel Zeman, Hermína Týrlová, Jan Švankmajer; de nomes valiosos do cinema moderno tcheco, como Jiří Menzel, Věra Chytilová, Juraj Herz, Ester Krumbachová; de grandes realizadores populares do país, como Václav Vorlíček, Bořivoj Zeman e Oldřich Lipský.    

A sessão de abertura da mostra “Era uma vez na Tchéquia: animações, fantasias e mistérios” apresentará no dia 23 de junho, sexta-feira, às 19h30, um programa duplo com o curta animado Romance Noturno, da pioneira Hermína Týrlová, e o longa-metragem A Pequena Ninfa do Mar, inventiva adaptação de Karel Kachyňa, nome essencial do cinema moderno tchecoslovaco, para o conto de fadas A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen.

Nos dias 24 e 25 de junho, as exibições de Krakatit e Doença Branca, filmes inspirados na obra do escritor Karel Čapek, serão apresentadas por Matouš Hartman, professor de tcheco que atua no Rio Grande do Sul no âmbito do programa governamental “Apoio à Herança Cultural Tcheca no Estrangeiro.”

No domingo, 25 de junho, Victoria Sanguiné, integrante do Cineclube Academia das Musas, coletivo dedicado ao estudo de filmes dirigidos por mulheres, apresenta o programa de curtas A Pioneira Hermína Týrlová, com filmes realizados pela “mãe da animação tcheca” entre os anos 1940 e 1960.

No dia 30 de junho, às 19h30, uma edição especial do Projeto Raros apresenta O Chalé do Lobo, ficção-científica de horror construída com uma atmosfera insólita, no final dos anos 1980, pela cultuada Věra Chytilová.

 

Programação: Leonardo Bomfim

Assistência de programação e legendagem: Débora Oliveira

Assistência de produção: Renê Loreno Soares

 

 

FILMES

 

 

A PIONEIRA HERMÍNA TÝRLOVÁ

Ferda, a Formiga (Ferda Mravenec, 1944, 10’), co-dirigido por Ladislav Zástěra

Ferda e seus amigos não têm uma convivência amistosa com a Aranha. Filme pioneiro de marionetes do cinema tchecoslovaco.
A Revolta dos Brinquedos (Vzpoura hraček, 1947, 14’), co-dirigido por František Sádek

Tchecoslováquia, 2ª Guerra Mundial. Um velho fabricante de brinquedos incorpora mensagens secretas em seus modelos para enganar os alemães.
O Que Falta? (Co jim schází?, 1947, 8’)

Uma paquera frustrada leva um sapato à sala de cirurgia. Publicidade em stop-motion para a empresa de calçados Baťa.
Romance Noturno (Nočná romanca, 1949, 8’)

A publicidade criada para as lojas Vesna transforma-se em uma improvável história de amor.
O Trenzinho Paizão (Vláček kolejáček, 1959, 14’)

A história de um trem desobediente que não quer apenas carregar carvão
Duas Bolas (Dvě klubíčka, 1962, 8’)

Uma história romântica entre dois novelos de lã.
A Bola de Gude (Kulička, 1963, 9’)

Os animais gostam de brincar com bolas de gude.

Digitalização dos originais em 35mm produzida pelo NFA.

 

O  ESTRANHO UNIVERSO DE JAN ŠVANKMAJER

O Último Truque (Poslední trik pana Schwarcewalldea a pana Edgara, 1964, 12’)

O primeiro filme de Švankmajer, uma animação sobre dois mimos — Edgar e Schwarzwald, em versão atores em carne e osso e marionetes — que tentam fazer truques cada vez mais extravagantes, lutando pela adoração da audiência.

Um Jogo com Pedras (Hra s kameny, 1965, 8’)

A gênese, o desenvolvimento e a destruição da Terra apresentados sob a forma de um estranho jogo mecânico.

O Apartamento (Byt, 1968, 12’)

Um homem fica preso no seu apartamento e os objetos ao seu redor indignam-se contra ele.

Piquenique com os Weissmann (Picknick mit Weissmann, 1968, 10’)

Vários objetos — algumas cadeiras, um tabuleiro de xadrez, um balão, entre outros — que estão a aproveitar um belo dia de sol, em plena natureza.

 

Jaguadarte (Žvahlav aneb šatičky slaměného Huberta, 1971, 14’)

O poema de Lewis Carroll é lido e seguido por uma representação em stop-motion de brinquedos e outros objetos da estética infante.

DCPs com versões digitais dos originais em 35mm cedido pela Athanor.

 

DOENÇA BRANCA

(Bílá nemoc)

Tchecoslováquia, 1937, 103’, DCP

Direção: Hugo Haas

A Peste Branca, uma doença semelhante à lepra, assola o mundo durante uma guerra. Clássico do cinema tchecoslovaco baseado em uma peça de Karel Čapek. Cópia restaurada em 2016 pelo Hungarian Filmlab, a partir do original em 35mm, com a supervisão do NFA.

 

KRAKATIT

Tchecoslováquia, 1948, 110’, DCP

Direção: Otakar Vávra

Químico produz um explosivo poderoso chamado “Krakatit”, em homenagem ao vulcão indonésio Krakatoa. Uma explosão acidental no laboratório faz com que ele comece a ter alucinações. Dirigido com maestria por um dos grandes nomes do cinema tcheco, o filme é baseado em um romance de Karel Čapek. Cópia restaurada em 2016 pelo Hungarian Filmlab, a partir do original em 35mm, com a supervisão do NFA.

 

O IMPERADOR E O GOLEM

(Císařův pekař – Pekařův císař)

Tchecoslováquia, 1952, 144’, DCP

Direção: Martin Frič

Mateus, um padeiro que fabrica pães especiais, acaba ocupando acidentalmente o lugar de Rodolfo II, o Sacro Imperador Romano, está em busca do Golem, figura mítica associada à tradição do folclore judaico. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

VELHAS LENDAS TCHECAS

(Staré pověsti české)

Tchecoslováquia, 1953, 91’, DCP

Direção: Jiří Trnka

Stop-motion de um dos gênios da animação, Jiří Trnka, contando a antiga história da fundação da Tchecoslováquia, a partir de uma série de episódios míticos de heróis, rainhas e reis, inspirados em um livro de Alois Jirásek. Cópia restaurada em 2015 pelo Magyar Filmlabor, a partir do original em 35mm, com a supervisão do NFA.

 

VIAGEM À PRÉ-HISTÓRIA

(Cesta do pravěku)

Tchecoslováquia, 1955, 93’, DCP

Direção: Karel Zeman

Garotos fazem uma viagem até o início dos tempos para ver um Trilobita, artrópode extinto que vivia no mar. Cópia restaurada pelo Museu Karel Zeman, em parceria com a Czech Film Foundation e Czech Television.

 

UMA INVENÇÃO DESTRUTIVA

(Vynález zkázy)

Tchecoslováquia, 1958, 84’, DCP

Direção: Karel Zeman

Um milionário maligno chamado Artigas, que vive dentro de um enorme vulcão, planeja usar um dispositivo super explosivo para conquistar o mundo. Cópia restaurada pelo Museu Karel Zeman, em parceria com a Czech Film Foundation e Czech Television.

 

A POMBA BRANCA

(Holubice)

Tchecoslováquia, 1960, 66’, DCP

Direção: František Vláčil

Durante sua jornada de volta para casa, no Mar Báltico, um inocente pombo-correio perde-se e cai na cidade de Praga, onde é resgatado e cuidado por um frágil garoto. Logo os dois desenvolverão uma amizade que tocará todos ao seu redor. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

VIAGEM AO FIM DO UNIVERSO

(Ikarie XB-1)

Tchecoslováquia, 1963, 87’, DCP

Direção: Jindřich Polák

No ano de 2163, a nave Ikarie XB-1 é enviada para o misterioso “Planeta Branco” na órbita de Alfa Centauro. Baseada em um romance de Stanislaw Lem, essa genial sci-fi tchecoslovaca foi uma das referências de Stanley Kubrick para 2001 – Uma Odisseia no Espaço. Cópia restaurada em 2016 pelo Hungarian Filmlab, a partir do original em 35mm, com a supervisão do NFA.

 

A PLANTA DOURADA

(Zlaté kapradí)

Tchecoslováquia, 1963, 106’, DCP

Direção: Jiří Weiss

Durante a Grande Guerra Turca, Jura encontra na floresta uma misteriosa planta dourada que se transforma em uma garota. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

QUEM QUER MATAR JESSIE?

(Kdo chce zabít Jessii?)

Tchecoslováquia, 1966, 81’, DCP

Direção: Václav Vorlíček

Cobaia da invenção de sua esposa cientista, uma máquina de materializar sonhos, professor descobre que Jessie, a heroína dos quadrinhos que ele ama, está no mundo real. Apaixonado, decide protegê-la de seus  materializados vilões. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

FINAL DE AGOSTO NO HOTEL OZONE

(Konec srpna v hotelu Ozon)

Tchecoslováquia, 1967, 77’, DCP

Direção: Jan Schmidt

Num futuro pós-apocalíptico, um grupo de jovens mulheres, liderado por uma senhora que viveu na época antes do colapso, vaga à procura de outros humanos, enquanto tentam sobreviver. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

A PRINCESA TERRIVELMENTE TRISTE

(Šílene smutná princezna)

Tchecoslováquia, 1968, 86’, DCP

Direção: Bořivoj Zeman

O Príncipe e a princesa de reinos vizinhos são obrigados a casar. Conto de fadas pop com ícones da cultura jovem tcheca, os cantores Helena Vondráčková e Václav Neckář nos papéis principais. Digitalização de original em 35mm realizada pelo NFA, financiada pelo Karlovy Vary International Film Festival em 2021.

 

O ASSASSINATO DO SR. DIABO

(Vražda Ing. Čerta)

Tchecoslováquia, 1970, 71’, DCP

Direção: Ester Krumbachová

Uma mulher está ansiosa para se casar e o Sr. Diabo. O homem, por sua vez, não está interessado no coração ou na sua alma, mas nos dotes culinários dela. O único  longa-metragem da figurinista e roteirista Ester Krumbachová, uma das mentoras da Nouvelle Vague Tcheca. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

EU MATEI EINSTEIN, CAVALHEIROS

(Zabil jsem Einsteina, pánové)

Tchecoslováquia, 1970, 96’, DCP

Direção: Oldřich Lipský

A explosão de uma bomba atômica faz com que as mulheres deixem crescer a barba e percam a capacidade de ter filhos. Uma reunião das Nações Unidas decide que é preciso voltar no tempo e assassinar Albert Einstein, para que suas pesquisas sobre átomos não sejam concluídas. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

A PEQUENA NINFA DO MAR

(Malá mořská víla)

Tchecoslováquia/União Soviética, 1975, 86’, DCP

Direção: Karel Kachyňa

No palácio real das profundezas dos mares, a sétima e mais formosa das princesas, a pequena ninfa do mar, vai se casar. Seu presente nupcial será um navio todo de ouro que pertence a um príncipe da superfície. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

A BELA E A FERA

(Panna a netvor)

Tchecoslováquia, 1978, 91’, DCP

Direção: Juraj Herz

Julie tenta salvar a vida de seu pai, um comerciante falido, indo até um castelo em um bosque amaldiçoado. Lá, ela conhece um estranho ser. Apropriação gótica do clássico conto de fadas dirigido por Juraj Herz, um dos protagonistas da Nouvelle Vague Tcheca. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

AS LOUCAS AVENTURAS DO DETETIVE NICK CARTER

(Adéla ještě nevečeřela)

Tchecoslováquia, 1978, 104’, DCP

Direção: Oldřich Lipský

Ao visitar Praga, o detetive Nick Carter acaba assumindo um caso envolvendo o sumiço de um cachorro e uma planta carnívora, tendo certeza de estar enfrentando seu arqui-inimigo que ele acreditava estar morto: o Jardineiro. O genial Jan Švankmajer criou as cenas de animação do filme. Cópia restaurada em 2015 pelo Hungarian Filmlab, a partir do original em 35mm, com a supervisão do NFA.

 

OS MAGNÍFICOS HOMENS DA MANIVELA

(Báječní muži s klikou)

Tchecoslováquia, 1979, 90’, DCP

Direção: Jiří Menzel

Em 1900, quando o cinema começava a surgir na Tchecoslováquia, um mágico entra em contato com um cinematógrafo Lumière e se envolve nas descobertas da arte nascente. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

O CHALÉ DO LOBO

(Vlčí bouda)

Tchecoslováquia, 1987, 91’, DCP

Direção: Věra Chytilová

Um grupo de adolescentes é misteriosamente convidado para uma oficina de esqui nas montanhas. Há onze deles, mas os supervisores do campo insistem que deve haver apenas dez, e que um deles é um intruso. Horror fantástico da endiabrada Věra Chytilová. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

A CASA MALDITA DOS HAJN

(Prokletí domu Hajnů)

Tchecoslováquia, 1989, 107’, digital

Direção: Jiří Svoboda

Sonya é a herdeira das riquezas de uma família nobre tcheca – os Hajns. Petr, um alpinista social, se casa com ela, ignorando alguns acontecimentos obscuros – em particular, um tio insano que ronda a mansão acreditando ser invisível. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

O BOBO DA CORTE E A RAINHA

(Šašek a královna)

Tchecoslováquia, 1988, 112’, digital

Direção: Věra Chytilová

Através de elementos quixotescos que evocam os princípios do humor ácido e da narrativa não linear, pessoas reais se confundem de maneira inconsciente com os seus próprios personagens. Enquanto um Bobo da Corte faz de tudo para agradar um rei alemão e sua esposa, um morador de um pequeno vilarejo ajuda um casal a caçar javalis. Digitalização de original em 35mm produzida pelo NFA.

 

GRADE DE HORÁRIOS

23 de junho a 08 de julho de 2023

 

23 de junho (sexta-feira)

19h30 – Romance Noturno + A Pequena Ninfa do Mar

 

24 de junho (sábado)

15h – Viagem à Pré-História

17h – Krakatit

19h30 – Viagem ao Fim do Universo

 

25 de junho (domingo)

15h – Doença Branca

17h – A Bela e a Fera

19h – A pioneira Hermína Týrlová

 

27 de junho (terça-feira)

15h – Krakatit

17h – Uma Invenção Destrutiva

19h – Velhas Lendas Tchecas

 

28 de junho (quarta-feira)

15h – A Pomba Branca

16h15 – A Bela e a Fera

17h45 – Doença Branca

19h30 – Quem Quer Matar Jessie?

 

29 de junho (quinta-feira)

15h – Velhas Lendas Tchecas

17h – Viagem à Pré-História

19h – Uma Invenção Destrutiva

 

30 de junho (sexta-feira)

15h – Quem Quer Matar Jessie?

16h30 – O Assassinato do Sr. Diabo

17h45 – Fim de Agosto no Hotel Ozone

19h30 – Projeto Raros: O Chalé do Lobo

 

01 de julho (sábado)

17h – Os Magníficos Homens da Manivela

19h – O Assassinato do Sr. Diabo

 

02 de julho (domingo)

17h – O Imperador e o Golem

19h30 – A Pomba Branca

 

04 de julho (terça-feira)

17h – A Pequena Ninfa do Mar

19h – A Planta Dourada

 

05 de julho (quarta-feira)

17h – Os Magníficos Homens da Manivela

19h – Final de Agosto no Hotel Ozone

 

06 de julho (quinta-feira)

17h – Eu Matei Einstein, Cavalheiros

19h – A Casa Maldita dos Hajn

 

07 de julho (sexta-feira)

17h – A Planta Dourada

19h30 – O estranho universo de Jan Švankmajer

 

08 de julho (sábado)

17h – A Princesa Terrivelmente Triste

19h – O Bobo da Corte e a Rainha

 

09 de julho (domingo)

17h – As Loucas Aventuras do Detetive Nick Carter

19h – Eu Matei Einstein, Cavalheiros

Voltar