Novidades

Cinco filmes em cartaz
14 de julho de 2017

 

A partir de 20 de julho, a Cinemateca Capitólio Petrobras exibe cinco filmes: Beduíno, de Julio Bressane, Visita ou Memórias e Confissões, de Manoel de Oliveira, A Vida Após a Vida, de Zhang Hanyi, Na Vertical, de Alain Guiraudie, e O Futuro Perfeito, de Nele Wohlatz. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

Na sexta-feira, 21 de julho, às 20h30, acontece mais uma edição do Projeto Raros na Cinemateca, com o filme Dark Waters (1993, 90 minutos), do italiano Mariano Baino. Entrada franca.

Dirigido pelo italiano Mariano Baino, um obscuro mestre do terror, Dark Waters começou como uma adaptação do conto ‘A Sombra sobre Innsmouth’, de HP Lovecraft, e acabou ‘evoluindo’ para algo diferente graças às dificuldades de produção. Aborda a visita de uma estudante americana para a misteriosa ilha onde nasceu, habitada por freiras, que esconde um misterioso culto. É o primeiro filme ocidental rodado na Ucrânia ao redor da região de Chernobyl, pouco tempo depois do acidente nuclear de 1986. Exibição em HD com legendas em português. A sessão será apresentada pelo crítico e pesquisador Carlos Thomaz Albornoz.

FILMES

BEDUÍNO

75 min., Brasil, 2016

Direção: Julio Bressane

A partir de 8 de julho

Um curioso casal de dramaturgos leva a vida através da arte, onde cada um dos atos das suas existências representam certa conexão entre a vida real e o que é encenado. Com repetições e múltiplas representações entrelaçadas, dentro de um cenário de luz e sombras, a esperança e o desespero se misturam. Exibição em DCP.

VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES

70 min., Portugal, 1982-2015

Direção: Manoel de Oliveira

Distribuição: Filmes da Mostra

Um casal encontra uma casa aparentemente vazia no campo e, ao entrar nela, passa a explorar os cômodos do local. Em determinados momentos surge em cena o próprio diretor, Manoel de Oliveira, que explica o porquê de estar se mudando daquela casa, onde viveu por mais de 40 anos, e ainda faz um retrato de sua vida e carreira. Em 1982, Manoel de Oliveira rodou Visita ou memórias e confissões para ser exibido publicamente somente após a sua morte. Exibição em DCP.

A VIDA APÓS A VIDA

(Zhi fan ye mão)

80 min., China, 2016

Direção: Zhang Hanyi

Distribuição: Zeta Filmes

Poucos moradores ainda vivem na pequena província chinesa de Shanxi, muitos se mudaram ou morreram, muitas casas abandonadas desabaram e alguns fantasmas voltaram. O espírito de Xiuying vagou por mais de uma década e retornou à aldeia através do corpo do filho, Leilei. Ela quer mover a árvore que plantou no jardim da família do marido quando se casou. Através da visão do passado de Xiuying vemos o que restou no presente, as pessoas, a reencarnação. Zhang Hanyi, em seu primeiro filme, capta o espectro entre a vida e oesquecimento. Exibição em DCP.

NA VERTICAL

(Rester Vertical)

96 min., França, 2016

Direção: Alain Guiraudie

Distribuição: Zeta Filmes

Leo está à procura de um lobo. Durante uma caminhada no sul da França conhece Marie, uma pastora de espírito livre e dinâmico. Nove meses depois, nasce o filho dos dois. Sofrendo de depressão pós-parto e sem fé em Leo, que vai e vem sem aviso, Marie os abandona. Leo encontra-se sozinho, com um bebê para cuidar. Através de uma série de encontros inesperados e incomuns, o filme apresenta várias camadas subjetivas que nos apresentam a natureza, o sexo, o onírico, a velhice, a morte, a complexidade da vida. Leo vai fazer o que for preciso para se manter de pé. Exibição em DCP.

O FUTURO PERFEITO

(El futuro perfecto)

65 min., Argentina, 2016

Direção: Nele Wohlatz

Distribuição: Zeta Filmes

Xiaobin tem 17 anos e não fala sequer uma palavra de espanhol quando chega à Argentina para encontrar sua família. Alguns dias depois, ela ganha o nome de Beatriz e um trabalho em um supermercado chinês. Sua família cuida de uma lavanderia e vive completamente isolada dos argentinos e da vida local. Xiaobin/Beatriz consegue guardar algum dinheiro e começa a frequentar um curso de castelhano. Ela testa seu novo idioma nas ruas e acaba conhecendo o indiano Vijay. Quando aprende o tempo condicional na escola, Xiaobin começa a pensar no futuro, no que aconteceria se seus pais soubessem de seu relacionamento com Vijay. Quanto mais ela aprende o novo idioma, mais ela é capaz de modificar sua realidade. Exibição em DCP.

GRADE DE HORÁRIOS

20 a 26 de julho de 2017

20 de julho (quinta)

14h30 – A Vida Após a Vida

16h – Visita ou Memórias e Confissões

17h15 – Na Vertical

19h – O Futuro Perfeito

20h30 – Beduíno

21 de julho (sexta)

14h30 – A Vida Após a Vida

16h – Visita ou Memórias e Confissões

17h15 – Na Vertical

19h – O Futuro Perfeito

20h30 – Projeto Raros: Dark Waters (entrada franca)

22 de julho (sábado)

14h30 – A Vida Após a Vida

16h – Visita ou Memórias e Confissões

17h15 – Na Vertical

19h – O Futuro Perfeito

20h30 – Beduíno

23 de julho (domingo)

14h30 – A Vida Após a Vida

16h – Visita ou Memórias e Confissões

17h15 – Na Vertical

19h – O Futuro Perfeito

20h30 – Beduíno

25 de julho (terça)

14h30 – A Vida Após a Vida

16h – Visita ou Memórias e Confissões

17h15 – Na Vertical

19h – O Futuro Perfeito

20h10 – Invasão (mostra Jorge Luis Borges: Versões e Perversões – em breve divulgação completa)

26 de julho (quarta)

14h30 – A Vida Após a Vida

15h30 – Visita ou Memórias e Confissões

17h – Na Vertical

19h – Futuro Perfeito

20h10 – Garoto (mostra Jorge Luis Borges: Versões e Perversões – em breve divulgação completa)

Voltar