Novidades

Cineclube Academia das Musas apresenta A Vingança de Uma Mulher
10 de agosto de 2017

OBRA-PRIMA DE DIRETORA PORTUGUESA É ATRAÇÃO DO CINECLUBE ACADEMIA DAS MUSAS

SESSÃO MARCA O LANÇAMENTO DA 1ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL DO CINECLUBE

Na terça-feira, 15 de agosto, às 20h, acontece na Cinemateca Capitólio Petrobras a sessão especial de lançamento da 1ª edição da Revista Digital do Cineclube Academia das Musas, seguida da exibição do filme A Vingança de Uma Mulher (2012) da cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes. O filme é inédito em Porto Alegre, com raras exibições em festivais brasileiros. O valor do ingresso é R$ 5,00. Após a sessão, debate com integrantes do cineclube.

A Vingança de uma Mulher, Rita Azevedo Gomes (2012)

100min. / Portugal

Exibição em DCP (português com legenda em inglês)

+ Lançamento da 1a edição da Revista Digital Cineclube Academia das Musas

A VINGANÇA DE UMA MULHER

A Vingança de uma Mulher conta a história do encontro entre o “bon vivant” Roberto (Fernando Rodrigues) e uma cortesã (Rita Durão). O que prometia ser uma noite amor, torna-se uma noite de excitantes revelações sobre o passado dessa mulher misteriosa. A Vingança de uma Mulher, de 2012, é uma adaptação livre de um dos mais famosos contos do francês Barbey d’Aurevilly (1808 – 1889), publicada na obra “Les Diaboliques” em 1874, e rendeu a atriz Rita Durão diversos prêmios pela sua marcante atuação como cortesã amargurada. Também foram premiados a cenografia e o figurino que restituem não apenas a época, mas os espetáculos cênicos do século XIX. O filme, além de ser um sucesso de crítica, foi o responsável por lançar definitivamente a cineasta no circuito do cinema internacional.

RITA AZEVEDO GOMES

Rita Azevedo Gomes lançou seu primeiro longa-metragem, O Som da Terra a Tremer, em 1990 e, após um recesso de dez anos, voltou a produzir a partir do início dos anos 2000. Seu lançamento mais recente, Correspondências (2016), documentário sobre a troca de cartas durante o exílio entre os poetas Sophie de Mello Breyner e Jorge de Sena, foi indicado ao Leopardo de Ouro do Festival de Locarno do ano passado e premiado em festivais de cinema portugueses. A diretora também fez parte da equipe técnica de vários filmes de diretores renomados como Manoel de Oliveira e Werner Schroeter, dedicou-se ao teatro e a ópera portuguesa, até trabalhar com o crítico e pesquisador de cinema João Bénard da Costa na Cinemateca de Lisboa, onde até hoje atua como programadora e responsável por algumas das maravilhosas publicações da instituição. A obra fílmica de Rita Azevedo Gomes, de acesso raro, ainda é pouco conhecida mesmo nos ambientes de pesquisa do cinema português, possui relação estreita com a literatura e a pintura, e sobretudo com o melhor da cinematografia portuguesa.

CINECLUBE ACADEMIA DAS MUSAS

O Cineclube Academia das Musas reúne-se desde janeiro de 2016 com o objetivo de pesquisar e difundir a cinematografia de diretoras mulheres. Até hoje foram cerca de 40 filmes estudados, de todas as épocas e lugares do mundo. Como resultado da pesquisa de 2016, foi produzida uma publicação com textos de integrantes do grupo, sobre parte das cineastas investigadas no projeto, como pioneiras do cinema americano, cineastas africanas, Agnès Varda, Claire Denis, entre outras. A Revista Digital do cineclube terá distribuição gratuita e será lançada na sessão comemorativa do dia 15 de agosto, antes da exibição do filme A Vingança de uma Mulher.

REVISTA DIGITAL https://issuu.com/academiadasmusas/docs/academia_das_musas_-_n___1

Ficha técnica da Revista Academia das Musas:

Editoração: Juliana Costa e Helena Lukianski

Revisão de textos: Daniela Strack, Helena Lukianski, Luciana Tubello Caldas e Tânia Cardoso.

Arte Gráfica e diagramação: Caroline Motta

Logotipo Academia das Musas: Eric Pedott

Integrantes colaboradores: Bruna Giuliatti, Bruno Carboni, Camila Cardoso, Carla Oliveira, Daniel Strack, Daniela Strack, Eric Pedott, Francielle Beria, Helena Lukianski, Isabel Waquil, Juliana Costa, Leandro Hard, Leonardo Bomfim, Luciana Tubello, Marcela Bordin, Tânia Cardoso.

Agradecimentos: Às equipes da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia/SMC/Prefpoa e Sala Redenção – Cinema Universitário, Marcus Mello, Beti Tomasi, Leonardo Bomfim, Fernando e Andres Costa, Tânia Cardoso de Cardoso, Edgar Heldwein e Vitor Cunha.

SERVIÇO:

Sessão “A Vingança de uma Mulher” (Rita Azevedo Gomes, 2012, 100 minutos, Portugal) e Lançamento da 1a edição da Revista Academia das Musas

Data: 15 de agosto de 2017

Horário: 20h

Local: Cinemateca Capitólio Petrobras

Projeção: Exibição em DCP (português com legenda em inglês)

Ingresso: R$ 5,00

Realização: Cineclube Academia das Musas em parceria com a Coordenação de Cinema e Vídeo da Prefeitura de Porto Alegre

Voltar